logo-Blog MAri Calegari
Mitologia Grega: As deusas que viraram a cabeça de Zeus

Mitologia Grega: As deusas que viraram a cabeça de Zeus

Tempo de leitura 7 min.

Oi Gente

Hoje divido aqui com você um pouco sobre a mitologia grega, assunto que curto e, as vezes, publico por aqui.

Zeus, o grande deus imortal do Olimpo, quando o assunto era mulheres, fazia qualquer coisa para conquistá-las. Veja, abaixo, as deusas imortais e mortais que viraram a cabeça do Zeus.

Zeus - God of War Wiki - Ascension, Ghost of Sparta, Kratos, Weapons, Bosses and more!

Na mitologia grega, Zeus era o senhor do mundo. Ele reinava sobre os mortais e os imortais.

Zeus era um colecionador de esposas e mulheres, com os seus inúmeros poderes que os ajudavam. Era um sedutor que não media esforços e fazia o uso de suas estratégias para as conquistas que desejasse.

O amor de Zeus, talvez, não seja esse tipo de amor romântico que muitos conhecem. Zeus era o ordenador do mundo e para isso tinha lá a suas leis e, assim, o modo de amar de Zeus associava o amor e a ordem.

Os principais amores de Zeus

Zeus viveu grandes amores, tanto com deuses imortais, como também com deus mortais.

Veja abaixo, as deusas que viraram a cabeça do grande deus do Olimpo:

Métis – a primeira paixão de Zeus

O primeiro pedido de casamento de Zeus foi a deusa Métis, considerada a deusa da prudência, dos ofícios e das habilidades e era da geração dos Titãs.

Filha de Oceannus e Tétis. Ela tinha o poder de se autotransformar e, também, era considerada a deusa da astúcia e prudência.

Mitologia Grega: Métis, a deusa da prudência

Zeus tinha muito medo de ser destronado de seu posto. Havia uma profecia que dizia que um de seus filhos poderia ocupar o seu lugar e ser o deus dos deuses. Assim, o conquistador Zeus, sabendo da gravidez de Métis, a convenceu a se transformar em em uma gota d’gua para que ele pudesse engoli-la.

Primeiramente, Métis com seu poder de metamorfose, se transformou em uma leoa, em fogo, em uma mosca e finalmente, uma simples gota d’água.

Atena - Deusa Atena da Mitologia Grega

Zeus, assim, a engoliu prevenindo de que não tivesse esse possível filho que roubaria seu trono.

Após esse episódio, de repente, a cabeça de Zeus começa a crescer e ele descobre que Métis estava grávida e, assim, ele pede que se corte a sua cabeça para se livrar das dores e, com a cabeça aberta, nasce simplesmente Athena, já adulta, pronta para enfrentar qualquer situação da vida, com seus poderes.

Athena era a deusa da sabedoria e conhecedora das estratégias de guerra e protetora das cidades.

Em cada encontro de Zeus com seus amores, ele se apoderava também das virtudes de suas escolhidas.

Rhea tenta barrar seu filho Zeus

Reia é uma deusa titânica, filha de Urano e de Gaia. Na mitologia romana é identificada como Ops, uma das manifestações da Deusa mãe. Os doze titãs, filhos de Urano e Gaia, eram Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis e Cronos. Irmã e esposa de Cronos, gerou nesta ordem, Hera (a mais velha), seguida de Deméter e Héstia, seguidas de Hades e Posseidon; o próximo a nascer, Zeus.:
Rhea

A mãe de Zeus, Rhea, não era a favor de que seu filho se casasse de novo. Como ousa uma mãe a palpitar ao deus dos deuses. Zeus, enfurecido, se transforma em serpente, bem como sua mãe e nessa luta, Zeus consegue neutralizar Rhea.

Têmis a deusa da Justiça e a segunda conquista de Zeus

Zeus parte para a sua segunda conquista, era preciso se aprimorar em suas virtudes e, assim, a escolhida é Têmis a deusa da Justiça.

Justice tarot card by Denouu

Desse relacionamento, nasceram 15 filhos. Três de suas filhas comandarão o tempo, as horas e as estações do ano.

Moirai by Jay-R-Took on DeviantArt ~ The fates (Moirai): Clotho, the Spinner, Lachesis, the Allotter, Atropos, the Unturnable.
As moiras

Outras três filhas, serão sempre temidas, estarão sempre unidas por um fio e inseparáveis. Esse fio que significa a vida. Elas serão conhecidas como as Moiras. Mais tarde em Roma serão chamadas de Parkas.

As moiras eram aquelas que encarnavam o destino. Assim, nem Zeus ousava desafiá-las.

Mas, o insaciável Zeus logo dispensa Têmis, porém a mantem sempre por perto como sua conselheira. E assim, Zeus adquiri até esse momento, a astúcia, a prudência e a justiça.

A ciumenta Hera – a terceira conquista de Zeus

Zeus tinha a capacidade de incorporar as virtudes de suas escolhidas e com a astúcia e prudência que adquiriu de Métis, parte para a sua terceira conquista.

Mas, todo rei precisa de uma rainha e, assim Zeus continua suas conquistas.

Era comum no mundo de Zeus o incesto e, dessa vez, ele escolhe, nada mais nada menos, uma de suas irmãs para a sua próxima união, filha de Chronos e Rhea. A sua escolhida foi Hera.

Hera era violenta, e para conquistá-la Zeus se transforma em um pássaro pequeno e, quando Hera começa a acariciá-lo em suas mãos, Zeus se apresenta e acaba por seduzí-la. Mas Hera pede a Zeus que se casa com ela, como condição para ter o seu amor.

Hera tinha uma beleza irresistível, “a deusa dos braços brancos”. Porém, nem sua beleza foi suficiente para segurar Zeus e, assim, Zeus continua a suas novas conquistas.

A quarta conquista de Zeus: Eurínome

Zeus era seduzido pelas belezas naturais e vai atrás de conquistar a filha do Oceano.

Mitologia grega : Eurinome a deusa criadora grega | Mitologia Pt/BR Amino
Eurínome

A oceânide Eurínome também se entrega ao sedutor Zeus e com ele tiveram três filhas que representavam a alegria de viver e o dom da vida.

“O seu nome Eurínome significa “aquela que governa de longe” e seu culto se espalhou por todo Mediterrâneo, servindo de base para a maioria das religiões da região. Eurínome está associada ao mar e dentre os títulos atribuídos a ela, alguns são a Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, Deusa de tudo”.

Com Eurínome Zeus terá três filhas que representarão a alegria de viver e o dom dos deuses.

A quinta conquista de Zeus: Mnemósine

A próxima conquista e união de Zeus será com a Titanide Mnemósine, filha de Urano (céu) e Gaia (Terra), é a deusa da memória e das lembranças.

Mitologia Grega: Mnemosine e as Musas

Dessa união de Zeus com Mnemósine, nasceram 9 filhas chamadas de Musas que cada uma delas representará uma área das artes, da história e serão fontes de inspiração para vários poetas. São elas:

Clio – Musa da História

Calíope – Musa da Eloquência

Erato – Musa da Poesia Romântica

Euterpe – Musa da Música

Melpômene – Musa da tragédia e alegria

Terpsícore – Musa da dança

Polimnia – Musa da poesia lírica

Talia – Musa da comédia

Urânia – Musa da astronomia e das astrologia

A sexta conquista de Zeus – Leto

Mas Zeus queria um filho homem e agora ele vai atras da deusa da noite que lhe darão os filhos gêmeos.

A próxima conquista de Zeus será Leto, considerada a deusa da noite, da maternidade e da modestia.

Leto | Wiki Mitho | Fandom

Leto engravida de Zeus e vai lhe dar futuramente um casal de gemeos: Apolo e Artêmis. Mas, para que seus filhos pudessem nascer teve que enfrentar a ira da ciumenta Hera.

Hera proibiu Gaia de conceder um lugar na terra para que Leto tivesse seus filhos e foi então que o Poisedon (o deus dos mares) vendo o sofrimento de Leto, fez com que surgisse uma ilha para que ela pudesse ter seus filhos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é e4763b0e3701370a94925af0734f9fa9.jpg
Artemis – a virgem e deusa da caça

“Leto chegou à Ilha de Delos onde nasceu primeiro Artemis que ajudou no parto de seu irmão, sendo esta a razão porque Artemis era invocada para auxiliar no trabalho de parto das mulheres.”

A sétima conquista de Zeus – uma mortal Sêmele

Zeus dessa vez se encanta pela filha do rei de Tebas de nome Sêmele que era uma mortal.

Vale lembrar que, embora não fosse permitido esse tipo de união dos deuses com mortais, o conquistador Zeus com seus poderes se transformou em um príncipe e, assim, conquista Sêmele.

Zeus and Semele | Peter paul rubens, Rubens paintings, Rubens

Zeus, as vezes, se esquece da seu casamento com Hera e do que ela é capaz de fazer para destruir suas conquistas.

Dessa vez, Hera se transforma em uma dama de leite, uma senhora idosa e vai visitar Sêmele que deposita toda sua confiança na fala dessa senhora.

Sêmele, próxima a dar a luz é então questionada pela Senhora: “Mas como você pode realmente ter certeza de que ele é Zeus como lhe falou? e sugere que Sêmele peça uma prova para Zeus de seus poderes.

Zeus atendendo ao pedido de sua nova amada se transforma em fogo e assim tudo vira em fogo, após o nascimento de seu filho Dionisio, que mais tarde será o deus do vinho, da fertilidade e da natureza. Também é considerado o deus da libido.

A oitava conquista de Zeus – A princesa Europa

A Incrível beleza de Europa chamou a atenção de Zeus e para se aproximar de Europa ele se transforma em um touro branco e vai mansamente até ela e encosta em seu seio para que fosse cariciado e, assim, a leva até Creta.

Europa era filha do rei da Fenícia e irmã de Cadmo que sai a sua procura. Europa era uma mortal, assim como Sêmele.

Ele galopa rapido sobre o mar. Ao chegar ele se transforma na sua forma humana parra concretizar seu ato de sedução. Dessa união, nasceram 3 filhos: Sarpedão, Radamantos e Minos.

Após a morte de Europa, Zeus lhe ofereceu as melhores honras divinas. Pelo fato de tê-la conquistado pelo touro e através dele que aprendeu a amá-la. Ele a converteu na constelação de Tauros, sendo incluída nos signos do Zodiáco.

O pai de Europa, desesperado, andou por vários lugares a procura da filha e por onde passava gritava pelo seu nome, porém nunca a encontrou. Diz a lenda que deixou a Grecia e viajou por lugares conhecidos hoje como Alemanha, Italia, França e, pelo fato dos habitantes desses lugares escutarem o grito do nome Europa pelo rei a procura de sua filha, resolveram dar ao Continente o nome de Europa que conhecemos hoje.

A nona conquista de Zeus – A bela Calisto

Calisto, de uma beleza de fazer inveja, fora seduzida por Zeus quando esse se transformou em Ártemis para que pudesse se aproximar. Após a sua conquista eles tiveram um filho de nome Arkas.

Hera, a ciumenta Hera não ia deixar por menos e para acabar com esse romance transformou Calisto em uma Ursa. Calisto então passa a vagar pelas florestas em busca de encontrar seu filho.

Quando mãe e filho se encontram, Arkas não a reconhece e como já era um jovem caçador, quando ele prepara sua flecha para lançar contra a Ursa, Zeus sensibilizado de ver o amor da mãe pelo filho podendo ali acontecer uma tragédia, transforma a Ursa em uma constelação Maior e lá está Calisto a brilhar no céu, com as estrelas no formato de uma ursa.

Embora Zeus fosse o Rei do Olimpo, quando se tratava de amor ele se transformava como os mortais, sendo também, em alguns casos, destinado ao sofrimento pelas suas conquistas e suas perdas, assim como acontece a todo mortal que se arrisca aos desafios do amor.

Enfim gente, gosto dos assuntos da Mitologia Grega, pois os mitos pode nos remeter até os nossos dias ao que observamos entre os seres humanos.

Quantos casos de conquistares sem limite observamos hoje, se achando ser um Zeus, kkk. E a ciumenta Hera, será que ainda hoje não observamos o que é possível uma mulher quando traída aprontar?

Se você gosta de mitologia grega, ja fiz vários posts por aqui e, caso você queira dar uma olhadinha, vou deixar algumas sugestões baixo, fique a vontade.

Quais são as características da mitologia grega?

Mitologia Grega – O enigma da Esfinge e sua relação com a análise

Mitologia Grega – O mito de Narciso

Mitologia Grega – O mito de Édipo

Mitologia Grega – O Minotauro e o Mito de Teseu

Mitologia Grega – A vingança de Medéia

Mitologia grega – A ganância e o segredo do rei Midas

Cadmo e Harmonia e a fundação de Tebas

Mitologia Grega – A tragédia de Antígone

Mitologia Grega – o deus Pã

Mitologia Grega: Até o deus apolo sofreu por amor

Mitologia Grega- Quem foi Prometeu?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

Documentário Mitologia Grega da Claro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%B5es_de_Zeus

http://mitologiagrega12.blogspot.com/2009/03/eurinome.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eur%C3%ADnome

http://eventosmitologiagrega.blogspot.com/2010/12/mnemosine-e-as-musas.html

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email