Oi Gente
O Mito de Narciso foi de onde Freud partiu para seu conceito de Narcisismo. Saiba um pouco sobre ele por aqui…
Quem foi Narciso na Mitologia Grega?
Narciso é um personagem da Mitologia Grega, era um caçador, muito belo a ponto de atrair a atenção de todos.
É filho do deus do rio de nome Cefiso e da ninfa Leríope.
Alguns dias antes de seu nascimento, seus pais foram até o Oráculo Tirésias, um profeta cego de Tebas, a fim de saber sobre o seu filho que estava para nascer. Tirésias alertou os pais de que seu filho Narciso teria uma vida longa, desde que nunca olhasse o seu próprio rosto.
Narciso cresceu na região de Beócia, parte central da Grécia, onde sua beleza era admirada tanto pelos homens quanto pelas mulheres e por onde passava despertava paixões a quem lhe via. Porém, Narciso era um rapaz arrogante, orgulhoso e indiferente.
A sua beleza era tão marcante que até a ninfa Eco se apaixonou por ele. As ninfas eram consideradas as deusas-espíritos da Natureza que vagavam pelas montanhas, florestas e bosques e que os gregos acreditavam que eram as responsáveis pela alegria, felicidade e fertilidade.
Narciso, com sua arrogância, desprezou até o amor de Eco, que o amava incondicionalmente.
As moças apaixonadas por Narciso resolveram se vingar do mesmo, indo procurar a deusa Nemésis que era a responsável pelo destino, equilibro e vingança divina.
A deusa Nemésis, como castigo, decidiu que Narciso não se apaixonaria por mais ninguém a não ser por ele próprio, por seu próprio reflexo na lagoa de Eco.
Muito encantado com sua própria beleza, foi ali que Narciso olhando seu rosto se definhou, vindo a morrer, desobedecendo assim a orientação do oráculo Tirésias.
A deusa afrodite, após a sua morte, o transformou em uma flor de nome Narciso.
Enfim, trouxe rapidamente um pouco sobre esse mito de Narciso por aqui. Há diferentes versões sobre esse mito, como acontece na Mitologia Grega e é, a partir dele, que Freud elaborou seu conceito de Narcisismo.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.