logo-Blog MAri Calegari
Mitologia Grega – O mito de Narciso

Mitologia Grega – O mito de Narciso

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O Mito de Narciso foi de onde Freud partiu para seu conceito de Narcisismo. Saiba um pouco sobre ele por aqui…

NARCISO Y ECO Un mito griego que nos habla de las terribles consecuencias de ser vanidoso

Quem foi Narciso na Mitologia Grega?

Narciso é um personagem da Mitologia Grega, era um caçador, muito belo a ponto de atrair a atenção de todos.

É filho do deus do rio de nome Cefiso e da ninfa Leríope.

Alguns dias antes de seu nascimento, seus pais foram até o Oráculo Tirésias, um profeta cego de Tebas, a fim de saber sobre o seu filho que estava para nascer. Tirésias alertou os pais de que seu filho Narciso teria uma vida longa, desde que nunca olhasse o seu próprio rosto.

Narciso cresceu na região de Beócia, parte central da Grécia, onde sua beleza era admirada tanto pelos homens quanto pelas mulheres e por onde passava despertava paixões a quem lhe via. Porém, Narciso era um rapaz arrogante, orgulhoso e indiferente.

A sua beleza era tão marcante que até a ninfa Eco se apaixonou por ele. As ninfas eram consideradas as deusas-espíritos da Natureza que vagavam pelas montanhas, florestas e bosques e que os gregos acreditavam que eram as responsáveis pela alegria, felicidade e fertilidade.

Narciso, com sua arrogância,  desprezou até o amor de Eco, que o amava incondicionalmente. 

23 de Agosto - "Dia em que os antigos gregos celebravam   Festival de Nêmesis, senhora da vingança divina, aquela que castiga os crimes e corrige aquilo que excede, como, por exemplo, o  orgulho excessivo. Seu santuário ficava em Ramnunte, uma pequena cidade da África." (Márcia Frazão) - Da pasta: Relegere-Religio.    Adrestia, 'she who cannot be escaped' - the Greek Goddess of revolt, just retribution, equilibrium and balance between good and evil; handmaiden of Nemesis Author:Harisharamnath
Deusa nemésis – via Pinterest

As moças apaixonadas por Narciso resolveram se vingar do mesmo, indo procurar a deusa Nemésis que era a responsável pelo destino, equilibro e vingança divina.

A deusa Nemésis, como castigo, decidiu que Narciso não se apaixonaria por mais ninguém a não ser por ele próprio, por seu próprio reflexo na lagoa de Eco.

Narcissus cropped Waterhouse Reproduction | 1st Art Gallery

Muito encantado com sua própria beleza, foi ali que Narciso olhando seu rosto se definhou, vindo a morrer, desobedecendo assim a orientação do oráculo Tirésias.

Flor de narciso.
flor conhecida como Narciso, devido o Mito

A deusa afrodite, após a sua morte, o transformou em uma flor de nome Narciso.

Enfim, trouxe rapidamente um pouco sobre esse mito de Narciso por aqui. Há diferentes versões sobre esse mito, como acontece na Mitologia Grega e é, a partir dele, que Freud elaborou seu conceito de Narcisismo.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email