logo-Blog MAri Calegari
Elefantes esses adoráveis animais

Elefantes esses adoráveis animais

Tempo de leitura 4 min.
  • Oi Gente

Hoje vim aqui falar um pouco sobre essa predileção que alguns de nós temos por determinado animal. Não sei qual é a sua, qual o seu animal que você prefere. Se quiser seria até interessante deixar um recadinho aqui no blog para a gente poder ver quais são os preferidos. Mas vamos lá, sendo assim hoje resolvi fazer um post aqui sobre os elefantes. Não me pergunte por quê,  mais entre os animais  é o meu preferido…

Gorongosa, Africa.:

Olha essa foto que delicia de foto.

Então gente para começar fiquei aqui pensando mas de onde vieram os elefantes? Essas perguntas de gente curiosa e lá vamos nós descobrir então.

Um dos objetivos de um Blog é falar rápido sobre um assunto e passar informações que possa te despertar a respeito de um determinado assunto, ou ainda que você possa refletir, pensar e te abrir a cabeça para algumas possibilidades que nunca tinha pensado antes. Vou tentar então aqui falar de maneira mais rápida o que acredito ser interessante para a você poder falar, após essa leitura,  que sobre o elefante você sabe um pouco.

Mamute:

Os famosos mamutes

Os ancestrais dos atuais elefantes, vieram da ordem dos proboscidea (pertencem a uma ordem dos mamíferos placentários – o que significa que a crias são alimentadas através dos mamilos das fêmeas e essas crias são desenvolvidas dentro de um útero, alimentados pela placenta). O primeiro proboscideo que se tem conhecimento na face da terra surgiu no interior da África há mais de 45 milhões de anos, eles eram de um porte menor e foram desenvolvendo até chegar nos atuais que conhecemos hoje.

Essa ordem Proboscidea é composta por duas subordens sendo que são: a ordem mammutidae e a ordem Elephantidea. Essa ordem mammutidae a gente já escutou um pouco sobre ela, que é de la que vem os Mamutes, esses elefantes como os da foto  abaixo:

 

Elefantes da ordem mammutidae

Embora a evidência fóssil é muito certa, comparando os genes, os cientistas descobriram evidências de que Elephantidae e outros proboscideans dividem um ancestral distante com Sirenia (vacas do mar) e Hyracoidea (hyraxes). No passado distante, os membros da família hyrax cresceu para tamanho grandes, e o ancestral comum de todas as três famílias modernas provavelmente era algum tipo de Hyracoid anfíbio.

Um hipótese é que esses animais passou a maior parte de seu tempo debaixo d´água, usando seus troncos como snorkels para respirar. Os elefantes modernos tem essa capacidade e são conhecidos por nadar dessa forma por até seis horas e 50 km.

Existem duas espécies de elefantes que são chamados atualmente de elefantes asiático e os elefantes africanos. 

Esses são os asiáticos. Que fofos. Essa foto foi tirada no zoológico Whipsnade, na Inglaterra quando o bebê foi apresentado a comunidade. Observem na foto o tamanho dessas orelhas,

são bem menores do que os elefantes africanos. Eles tem diferenças também no tamanho das costas. No caso dos elefantes asiáticos, somente os machos tem dentes de marfim.

Eles costumam andar em bandos sempre seguindo as matriarcas. Geralmente um bando de 30 elefantes. Já os elefantes africanos são divididos em duas espécies: os

elefantes da Savana e os elefantes da floresta.

Elefante-da-savana, um das espécies de elefante-africano

Essa espécie é um elefante africano das savanas ele atinge 3,3 metros de altura e pesa 5,5 toneladas. Esse é considerado o maior animal terrestre. Além de mais alto,

ele possui orelhas presas maiores do que as dos seus parentes asiáticos. Eles vivem em média 60 anos. O elefante da Savana tem 4 unhas na pata dianteira e 3 na pata traseira.

Os elefantes da Floresta habita a bacia do Congo e se diferencia dos da savana pela sua mandíbula que é longa e estreita, ao contrario do da Savana, que é curta e larga.

As suas orelhas são mais arredondas. Os elefantes mais altos machos da Floresta chegam a altura de 2,5 metros. Aqui esse elefante tem 5 unhas na pata dianteira e 4 na pata traseira.

Outras curiosidades:

A gestação de um elefante dura 22 meses.

As tias dos elefantinhos ajudam suas mães na hora do parto (que graça são solidários).

Os elefantinhos quando nascem pesam em torno de 100 quilos, podendo o machinho chegar a 120 quilos.

Os elefantes tem mais medo de abelhas do que de ratos. Como já foi dito que acredita-se que os elefantes vieram da água.

Eles adoram nadar e brincar na água. Eles ingerem até 100 quilos de alimentos por dia.

Eles são capazes de armazenar em sua tromba até 10 litros de água.

A sua tromba é sim o nariz do elefante. Sabe aquele ditado que diz: “Nossa fulano tem memória de elefante”?

Então um elefante é capaz de se lembrar de outra pessoa ou de outro elefante por anos.

arte_40_image_10

Olha que foto linda desse elefantinho. Adoro. Então uma presa de um elefante macho africano pode pesar até 106 quilos e elas crescem em torno de dezessete centímetros por ano.

Wisdom walks:

O uso do marfim em objetos decorativos ainda continuam a existir. O mais antigo objeto feito de marfim data de 27000 anos atrás e já foi produzido com a presa de um mamute.

“Para o budismo, cunhado na Índia há mais de 2000 anos o elefante é um símbolo da força da mente, e, no hinduísmo, religião majoritária, encarna ganesh-um deus com cabeça de elefante, que representa sabedoria, boa sorte e prosperidade.”

 

Olho no Olho!:

 

Então gente, eu não sei se é pelo olhar carente do elefante, ou pelo seu jeitinho, de grandalhões meio desajeitados eu sindo que eles são queridos.

 

Because real love of the bush veld is what makes an African fall in love:

Dizem quem procura acha e acredito que fazendo essa pesquisa por aqui estou começando a entender por que gosto tanto dos elefantes.

Encontrei em um site as semelhantes entre os elefantes e a gente.

Olha ai algumas delas e depois me responda se não são uns queridos mesmo.

  1. Eles possuem laços fortes entre mães e filhos;
  2. As estruturas sociais, gostam de estarem juntos, sendo que as mães não abandonam os filhos;
  3. Quando um elefante morre,os outros ficam em volta em uma espécie de velório, vivendo o luto da perda;
  4. Eles fazem rituais de sepultamento enterrando o outro elefante;
  5. Eles são empáticos, uns se colocam no lugar do outro. Quando um elefante está em sofrimento ou outro se aproxima e se encontram como dando um apoio; (que graça)
  6. Como já foi dito por aqui, eles tem memórias de elefante, principalmente quando eles são feridos por alguns caçadores. O tempo passa mas não esquecem o que fazem de mal a eles.
  7. Os elefantes, principalmente os mais jovens, adoram brincar na água e fazer festa junto principalmente quando algum elefante amigo retorna ao grupo;
  8. Eles conseguem identificar gestos feitos por humanos, demonstrando que conseguem interagir com a gente;
  9. Os elefantes, assim como nós, tem uma presa dominante para executar suas tarefas, como se fosse a mão direita e a esquerda. Somente quando uma não está bem, utiliza-se da outra.
  10. Além de nós humanos, primatas e golfinhos somente os elefantes são capazes de se reconhecer frente ao espelho.

Assim gente, realizando esse post aqui para você já pude entender o por que de gostar desses queridos elefantes.

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita.

Um abraço.

Referencias:

30 NOTAS BASTANTE CURIOSAS SOBRE OS ELEFANTES

http://www.avph.com.br/dinoelefante.htm

http://yogui.co/deuses-indianos-significado-e-simbolismo-ganesha/

http://www.megacurioso.com.br/animais/45324-10-coisas-que-elefantes-e-humanos-tem-em-comum.htm

5 respostas

  1. I have been browsing online more than 4 hours today, yet
    I never found any interesting article like yours. It’s pretty
    worth enough for me. In my opinion, if all website owners
    and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more
    useful than ever before.

  2. Não acredito que conheci uma pessoa que adora elefantes que nem eu rs, eu sou apaixonada por eles porém também nunca soube o motivo, alguns amigos ficam questionando o por que do elefante rs, digo simplesmente que é um animal incrível.
    E com essas informações aqui do seu blog pude me apaixonar mais ainda, muito bom! ????????

    1. Que legal Karolaine. Eles
      são
      Os
      Meus preferidos, pois são solidários e a mamãe elefante é sempre uma querida
      Com seus filhotes. Além de serem lindos. Um
      Abraço

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email