15 importantes fatos históricos do mês de outubro
Oi Gente
O post de hoje tem como objetivo trazer os 20 fatos históricos que aconteceram no mês de outubro e que fizeram diferenças na vida da humanidade. São apenas curiosidades que resolvi dividir com você….
01 – Maria Antonieta morre na Guilhotina
Em 16 de outubro de 1793, na Revolução Francesa, a rainha Maria Antonieta morre na guilhotina.
02 – Henry Ford lança o primeiro carro popular
No dia 1 de outubro de 1908 Henry Ford lançou o primeiro carro popular, chamado de Ford Modelo T.
03 – Madre Teresa de Calcutá recebe Prêmio Nobel da Paz
Em 17 de outubro de 1979 – Madre Teresa de Calcutá recebe prêmio Nobel da paz por seus trabalhos humanitários.
04 – Inauguração da Estátua da Liberdade em New York
Em 28 de outubro de 1886 é inaugurada a Estátua da Liberdade em New York, pelo presidente norte-americano Cleveland. Já falei um pouco sobre ela por aqui no blog.
Gustave Eiffel, o engenheiro a frente do seu tempo
05 – Acontece a primeira bienal de São Paulo
Em 20 de outubro de 1951 – É inaugurada a primeira bienal de São Paulo no Brasil, com a visita de 100 mil pessoas.
06 – Thomas Edson inventa a lâmpada elétrica
Em 21 de outubro de 1879 – Thomas Edson inventa a lâmpada elétrica.
07 – John Dalton, descobre a anomalia ótica conhecida como daltonismo
31 de outubro de 1794, John Dalton, fisico e químico Inglês, descobre a anomalia ótica que veio a ser conhecida como daltonismo, que impede a pessoa de fazer distinção entre as cores, principalmente o vermelho e verde.
08- O Francês Jacques Garnerin realiza o primeiro salto de paraquedas.
Em 22 de outubro de 1797, o francês André Jacques Garnerin, constrói o primeiro paraquedas e faz salta com ele de um balão.
09 – O meridiano de Greenwich dividiria o globo terrestre em leste e oeste
Em 13 de outubro de 1884, através da conferência internacional em Washington, nos Estados Unidos, ficou definido que o meridiano de Greenwich, em Londres, seria o meridiano que além de dividir o globo terrestre em leste e oeste, também serviria para calcular distâncias em longitudes e definir os fusos horários.
10 – Martin Luther King recebe o prêmio Nobel da Paz, pela defesa dos direitos civis.
Em 14 de outubro de 1964, com apenas 35 anos de idade, Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz, pela defesa dos direitos civis e “sua liderança na resistência pacífica pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos”.




“Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), realizada em Nova York. No de 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome Outubro Rosa e os enfeites em locais públicos com os laços, ou outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença e até mesmo partidas de boliche. Não existe uma informação oficial de quando começou a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. Mas a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa e que tiveram o apoio de uma empresa européia de cosméticos.”
Enfim, somente a título de curiosidades sobre mês de outubro, estão aqui relacionados 15 fatos importantes que aconteceram nesse mês em diferentes momentos de nossa história. Sendo assim, podemos pensar que é um mês de boas notícias para a humanidade e que esse outubro de 2017 possa também ser um momento de boas notícias para gente.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Já não me lembrava, entre outras coisas que estudei, que Maria Antonieta foi morta na guilhotina no mês de outubro. Por quê estou falando isso? Porque sou de outubro, e AMEI o filme Marie Antoinete, da Sofia Coppola. Não foi muito bem recebido pela critica, mas gostei do enfoque que a roteirista e diretora deu, além de ter amado a atuação de Kirsten Dunst no papel principal. Ótimo post, eventos históricos mesmo . Abraços.
Obrigada Ana. Bjo