Oi Gente
Quero continuar a falar da mitologia grega e dos filhos de Zeus, mas antes achei interessante neste post falar dos dois irmãos de Zeus que foram muito importantes e que esse nome, principalmente o Poisedon, com certeza você já ouvir falar em algum lugar. Então vamos ver um pouco de cada um deles, depois voltamos para a família de Zeus ….
Os três deuses importantes da mitologia grega – filhos de Chronus e Rhea – Zeus o deus dos deuses, do céu e do trovão, Poseidon, deus dos mares e dos lagos e Hades, deus do submundo, da morte.
Como já disse aqui no blog gente, o meu objetivo é falar de uma forma simples sobre os deuses da mitologia grega, para aqueles que tem interesse e ter uma ideia do que eram os mesmos. Dai para frente, se você se interessar pela história de algum deles vale a pena seguir pesquisando. Eu curto muito esse assunto, até porque de certa forma, foi daqui que partiu muita coisa em nossa sociedade e histórias essas que ainda podemos perceber se repetindo em nosso meio.
Poseidon-deus dos mares e dos lagos
Poseidon em romano era o deus Netuno. Considerado então o deus do mar, terremotos e do cavalos. A poseidon então nessa versão da criação foi dada toda a água, tanto as doces quanto as salgadas.
Assim que Poseidon foi vomitado pelo seu pai Chronos, se reuniu alegremente com sua amada mãe Rhea, que o abraçou em prantos. Os deuses precisam agora lugar contra os titãs. Assim Poseidon provou ser um guerreiro muito perigoso e feroz e que contribuiu para a queda final de Chronos e seus seguidores Titanic. Os deuses vencendo depois dessa batalha final, os tres irmãos Poseidon, Zeus e Hades subiram ao Monte Olimpo. Durante essa batalha final Zeus usou seu parafuso Master para cortar fora o topo do Monte Othyrys e tirar enfim Kronos do seu trono.
Então, logo após a divisão do mundo entre os três irmãos eles ficaram conhecidos como Os 3 grandes deuses do Olimpo, sendo Zeus (como já falei dele aqui no Blog o deus dos deuses, pois foi reconhecido como superior ao seus irmãos.
Poseidon casou-se com Amphitrite e com esta teve tres filhos, um deles chamado Triton. Igual a seu irmão Zeus, Poseidon também teve várias mulheres e muitos filhos, sendo os mais famosos filhos de Poseidon os semideuses Teseu e Bellerophon.
Athena era filho de Zeus que saiu de sua cabeça e era representado como um passáro. Poseidon e Athena tinham muita rivalidade pois queriam ser o padroeiro da cidade Attica, como era chamada a cidade de Atenas na época. O povo da cidade pediu para que os dois deuses para que cada um criasse um presente para a cidade e assim escolheriam qual deles seria o padroeiro de da cidade. Athena deu a cidade uma oliveira e Poisedon fez uma mola de água salgada e cavalos criados. No inicio o povo gostou mais do presente de Poseidon até que, quando provam a água e perceberam que era salgada e que não podiam beber, acabaram escolhendo o presente de Athena porque das oliveiras eles poderiam se alimentar delas e poderiam fazer oleos ainda. Assim foi que batizaram a cidade com o nome de Atenas e o simbolo da cidade passou a ser uma coruja com um ramo de oliveira e ainda construíram o Parthenon, em sua honra.
Poseidon e Athena sempre estavam se provocando, mas algumas vezes também se juntavam as forças para o bem dos gregos e trabalhavam juntos. Assim eles foram responsáveis pela invenção do carro, que combinou suas criações, onde Athena veio com a forma do carro e poseidon com os cavalos para puxá-lo. Na guerra de Tróia, os dois estavam juntos em defesa dos gregos.
i
Poseidon era muito forte fisicamente e é mencionado como capaz de submergir ilhas inteiras e arremessar montanhas em seus inimigos. Como senhor do mar, tem controle absoluto sobre a água, somente o Titan Oceanus se rivaliza com o poder de Poseidon. Tsunamis e maremotos podem ser desencadeados por ele.
Assim era Poseidon e tem na mitologia muitas histórias interessante sobre ele.
HADES:
Hades é o irmão mais velho de Zeus e o deus do submundo, o deus dos mortos das riquezas subterrâneas. É marido e tio ao mesmo tempo de Perséfone.
Hades – deus dos mortos, do submundo
Hades passou grande tempo de sua infância no estomago de seu pai Chronos, o Titan chamado de canibal, (já falei sobre isso nos posts anteriores). Ele, junto com Zeus e outros deuses aceitou e chegaram a um consenso unânime de guerra contra seu pai Chronos. Os titãs estavam muito armados e os novos deuses não estavam tão preparados assim. Aqui entra o deus Hades e topa ajudar a libertar Cyclopes Elder e os tios Hekatonkheire que estavam no Tártaro primeiro (já falei sobre o tártaro também gente). Como ele era o deus do submundo para ele seria facil se aventurar até o reino escuro e mais terrível do universo e assim, algum tempo depois retornando da gerra no tártaro, Hades e seus irmãos declararam guerra contra Chronos e os outros Titãs.
Foram 11 anos da terrível luta Titanomachy. Nesse tempo os deuses conseguiram superar as vantagens dos Titãs. Hades provou ser um guerreiro muito perigoso e feroz e todos tinham medo dele devido a sua Helm (capa) aterrorizante.
Hades foi apaixonado loucamente por Coré, filha de Deméter. Pediu a Demeter sua mão e a mãe a Deméter recusou, pois Coré a ajudava muito nos campos e não queria ficar sem sua filha. Assim um dia Coré estava correndo e viu um narciso (uma flor solitária na beira do lago). Foi Zeus que havia posto ali de propósito para que quando Coré fosse olhá-la a mesma caisse no submundo e assim Hades poderia sair de lá dentro de um carro. Coré foi para as profundezas dos Infernos. Com seu rapto e subsequente violação, Coré, que significa “virgem”, passou a se chamar Perséfone (vocês se lembram da Perséfone da novela da globo? desse personagem? é daqui que eles tiraram a historia da virgem ).
Deméter sai loucamente a procura de sua filha e amaldiçoou a terra e a pedido de Zeus, Hades concorda em devolver Perséfone que agora é sua esposa. Antes da devolução, Hades a faz comer um bago de romã, pois quem comesse dessa fruta nos infernos sempre retornaria para lá. Plutão (nome do Hades Romano) e Perséfone assim ficariam quatro meses juntos do ano nas profundezas junto dom Hades. Assim esses quatro meses, o outono, que a terra passa por dormência.
Durante os outros meses Perséfone ficava com sua mãe no alto do Olimpo. Assim Perséfone simboliza na mitologia grega uma divindade agrícola e uma deusa das trevas, guardiã dos segredos e mistérios do inferno.
Era isso por hoje gente.
Até a próxima Mitologia Grega.
Obrigada pela visita. Você sempre é bem vindo(a) por aqui.
Referencia:
https://www.algosobre.com.br/mitologia/persefone.html