logo-Blog MAri Calegari
A graciosa cidade histórica da Lapa no Paraná

A graciosa cidade histórica da Lapa no Paraná

Tempo de leitura 5 min.

Oi gente

O objetivo do post de hoje é dividir aqui com você essa visita que fiz a cidade da Lapa no meu Estado do Paraná.

Gosto muito de conhecer sobre a história das cidades e a cidade da Lapa era uma que sempre quis visitar e finalmente consegui passar umas horas por lá, onde aproveitei para conhecer um pouco da cidade e fiz algumas fotos.

Logo que chegamos a cidade, demos uma volta de carro para ter uma ideia da cidade e fiz esses pequenos vídeos que publiquei no meu canal do youtube. Desculpa a qualidade dos vídeos, pois sou amadora kkk. Faço tudo sozinha o que publico por aqui e por lá também, pois é assim que curto fazer o blog e o canal e, como uma sessentona, tenho as minhas dificuldades com as tecnologias. Veja abaixo:

Sobre a cidade histórica da Lapa no Paraná

A cidade da Lapa fica próxima a nossa capital Curitiba, em torno de 67 km de distância e é uma cidade bem tranquila do interior do Paraná.

Veja no mapa, abaixo, onde ela está situada dentro do nosso Estado do Paraná.

Lapa (Paraná) – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Estado do Paraná pertencia a província de São Paulo e foi desmembrado em 1853.

O Estado foi reconhecido no ano de 1859, porém a cidade da Lapa já estava fazendo parte dessa história.

Seu nome antigamente era freguesia de Santo Antônio da Lapa, que estava sob a jurisdição da vila de Curitiba, em 1797.

Em 1806, com o crescimento do povoado ela se tornou a Vila Nova do Príncipe e somente no ano de 1872 foi elevada para a categoria de cidade, quando recebeu o nome que permanece até hoje de Lapa.

A cidade da Lapa já dava sua contribuição ao Estado, mesmo antes desse ser reconhecido. Assim, ela está diretamente ligada ao início do Estado do Paraná.

O nome Lapa vem de uma origem pré-céltica Lappa que significa uma pedra ou laje – que serve como abrigo.

Foi nessa cidade que aconteceu uma batalha sangrenta conhecida como o “Cerco da Lapa” (que foi um “episódio militar envolvendo o Exército Brasileiro, a Guarda Nacional e a Polícia Militar do Paraná e voluntários, que ocorreu durante a Revolução Federalista no início de 1894″).

Na cidade em homenagem aos soldados que perderam suas vidas no Cerco da Lapa foi criado um monumento com o nome de Panteão dos Heróis e aproveitamos para visitá-lo.

Sobre o Panteão dos Heróis

O Panteão dos Heróis foi inaugurado em 07 de fevereiro de 1944 e ali estão os corpos dos soldados que combateram no Cerco da Lapa.

É um monumento muito bonito e bem cuidado e está situado em uma praça com espaço bem florido e, também, você poderá ver a apresentação dos canhões logo a direita, antes de entrar no monumento.

Segundo a placa acima, ele foi recuperado no ano de 2015.

Após visitar esse monumento, visitamos também a casa onde nasceu e morreu o Cel. Joaquim de Rezende Correia de Lacerda que foi comandante da segunda brigada, durante a resistência da Lapa, em defesa da República.

Essa casa foi tombada pelo Instituto do Patromônio Histórico e Cultural, em 1938.

Museu Casa Joaquim Lacerda

Descrição: Casa térrea urbana construída entre 1842/1845 em alvenaria da pedra com paredes internas de estuque. O edifício apresenta cobertura de três águas, com beiral distinto em cada fachada: “de cimalha”, com elegante perfil em argamassa na principal; de “beira seveira”, executado com telhas sacadas do paramento da parede na lateral e, por fim, “cachorrada” sucessão de peças de madeira que sustenta as primeiras fiadas de telhas nos fundos. Nessa casa foi assinada a ata de rendição da cidade por ocasião do cerco à ela imposto, no início de 1894, pelos revolucionários federalistas oriundos do sul. Abriga atualmente a sede do Museu- Casa Coronel Joaquim Lacerda.
Fonte: Iphan.

Veja abaixo algumas fotos que fiz por lá, retratando uma época. Acho muito interessante nesse tipo de visita poder observar como era a casa, o tipo de construção e como vivia os moradores nessa época, com os objetos dentro da residência.

Essa casa inicialmente foi construída entre os anos de 1842 e 1845, onde residiram a família de Manoel José Corrêa de Lacerda e sua esposa Leocádia Cassiana Rezende Corrêa de Lacerda, que eram descendentes dos fundadores da cidade da Lapa. Manoel José Lacerda era um comerciante Português.

A casa é muito bem preservada e nos oferece a oportunidade de ver a arquitetura das construções naquele período, bem como a decoração e objetos de usos pessoais. Adoro visitar essas casas antigas, parece que viajamos no tempo.

Apesar da casa ser tombada como patrimônio histórico desde 1938, a família Lacerda residiu na mesma até a década de 1980. A última matriarca da família, senhora Cecília Brito de Lacerda foi quem teve a iniciativa de fazer a doação da casa, juntamente com seus móveis e objetos ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A história da família Lacerda está diretamente relacionada com a história político-econômica local e regional. “Família de grandes comerciantes, tropeiros, fazendeiros e ervateiros”.

Em 1843, o imigrante português Manoel José Corrêa Lacerda, chegou nesse local onde estabeleceu um comércio de artigos importados. Casou com Leocádia Cassiana e se estabeleceu nessa residência, até o final de sua vida. Faziam parte da elite lapeana daqueles tempos.

Em cada cantinho da casa, você poderá ler sobre a história da família e como era a vivência dentro da família. Veja sobre esse cantinho, onde a avó costumava ficar:

Aqui era um cantinho da vovó: “A cadeira de balanço da avó Madalena ficava no grande salão da entrada, ao lado da janela. Aqui sentada, conversando com as visitas que desfilavam a tarde inteira para lá e para cá, repregava botões, fazia bainhas, remendava meias, nunca chegando a esvaziar o balaio com roupas para consertar. Mas, Madalena era uma mulher que participara de grandes aventuras. Muitas vezes contava sua saga na grande viagem que fizera do Rio Grande do Sul até o Paraná, acompanhando o marido Joaquim e seus companheiros tropeiros. Foi no ano de 1874”.

“Na segunda metade do século XIX, a província do Paraná assistiu uma gradual decadência do transporte de muares, devido ao calçamento da Estrada da Graciosa e à construção da estrada de ferro. Isso acabou contribuindo para que surgisse um novo ciclo econômico: a produção de erva mate. O beneficiamento da erva mate era então feito por meio de engenhos à vapor principalmente na região de Curitiba e dos Campos Gerais.”

Acima um dos quartos da casa, das crianças. Fiz uma pequena filmagem dos quartos e achei interessante que não havia um corredor e os quartos eram interligados. Veja o video abaixo.

Embora eu gostaria de ter visitado mais lugares nessa cidade, só tínhamos algumas horinhas, pois precisava chegar em Curitiba, ainda nesse dia. Mas, tem outros pontos interessantes para serem visita. Veja por aqui.

Enfim gente, essa cidade foi o início de uma pequena viagem que fiz de três dias e aos poucos vou dividindo aqui para vocês, como uma forma de ter uma ideia dos lugares por onde viajei. Da Lapa, fomos para Curitiba, fizemos a viagem linda de litorina até Antonina e chegamos até Paranaguá.

Aos poucos vou contando aqui para você o que consegui ver nesses lugares do nosso Estado.

E se você gosta também de visitar Museus, conhecer histórias de nossos antepassados, vou deixar alguns aqui que já tive a oportunidade de visitar, para que você possa conhecê-los um pouco também, mesmo que virtualmente.

Paris – Visita ao Museu d’Orsay

Boston – Vale a pena visitar o Museu de Belas Artes?

O fantástico Victoria and Albert Museum em Londres

Irlanda – Museu de James Joyce

O famoso Museu Têxtil de St. Gallen na Suíça

USA – Museu de Johnny Cash em Nashville

Museu da Baronesa- Um passeio imperdível em Pelotas – RS

Como foi visitar o Museu de Freud em Londres?

USA – Museu da Coca-Cola em Atlanta

USA – Visita a Custom House Museu Marítimo de Newburyport

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email