logo-Blog MAri Calegari
A linda Igreja Nossa Senhora do Brasil em São Paulo

A linda Igreja Nossa Senhora do Brasil em São Paulo

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

A linda Igreja Nossa Senhora do Brasil em São Paulo é encantadora. Tive a oportunidade de conhecê-la rapidamente em um final de semana que estive na Capital e divido aqui com você um pouco que vi por lá.

A Igreja de Nossa Senhora do Brasil em São Paulo é uma das mais bonitas da capital do Estado de São Paulo. Uma Igreja muito disputada pela classe A para realização de casamentos e batizados.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil está localizada no Jardim América, zona oeste de São Paulo, no cruzamento da Avenida Brasil com a rua Colômbia.

Vou dividir algumas fotos amadoras que fiz por lá, durante a minha visita e trazer algumas informações sobre essa Igreja que achei maravilhosa.

Um pouco sobre sua história

A tradicional Igreja, com suas obras de artes maravilhosas, foi fundada em 1940, no estilo colonial brasileiro modernizado., porém as obras só começaram em 1942 e foram 14 anos para a conclusão da mesma e após iniciou o processo de decoração da mesma.

Igreja em Construção – via Pinterest

O projeto inicial da construção da Igreja foi de autoria do engenheiro George Przirembel, porém o projeto que foi executado é de autoria do arquiteto e professor Bruno Simões Magro, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo.

O local foi cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo e a empresa responsável pela sua obra foi a Empresa Tavares Pinheiro S.A.

O artista Antônio Paim Vieira, foi o responsável pelo projeto de decoração do interior, onde preservou a identidade nacional. “… que explorou linguagens diversas como pintura, azulejaria e vitrais”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3quia_Nossa_Senhora_do_Brasil

Fiquei fascinada pela beleza dos azulejos azul e branco, são muito lindos.

“A identidade nacional foi característica marcante da temática e da técnica que empregou. É de sua autoria a pintura no teto da capela-mor que mostra o céu estrelado como no dia da Natividade de Maria, festa da Padroeira, celebrada no dia oito de novembro. Ao centro, a Virgem e o Menino estão cercados de representantes das diversas regiões brasileiras, vestidos com roupas típicas. Essa “brasilidade” da igreja, que está em seu nome e em sua arquitetura, foi bem expressada pelo orador sacro Monsenhor Castro Nery, que, por ocasião da inauguração do templo, em 1958, disse as seguintes palavras: “Tu não és italiana, nem francesa, nem grega. És brasileira. Bem brasileira assim como teu moreno de cuia…” https://nossasenhoradobrasil.com.br/paroquia/

Veja mais algumas fotos lindas dos detalhes da decoração

E difícil não se encantar com a beleza dessa Igreja, com tanta riqueza de detalhes. Acabei fazendo várias fotos por lá.

Nesse dia a Igreja estava sendo decorada com essas lindas hortências azuis e brancas, achei lindas.

Independente da religião ou da crença de cada um, gosto muito de visitar Igrejas, quando posso e por onde ando, pois acredito que elas tem muito a dizer sobre aqueles que vivem próximos dela, bem como sobre a cultura de cada povo.

Abaixo vou deixar alguns posts de outras que já visitei e dividi aqui no blog, fique a vontade para dar uma olhadinha.

Irlanda – A Igreja de São João Evangelista de Kilkenny

A Igreja de St Mary the Virgin em Baldock na Inglaterra

St Gallen e a linda Igreja St. Laurenzen

Londrina – Igreja Rainha dos Apóstolos

Paris – A linda Catedral de Notre Dame

Irlanda – A importante Catedral de St. Patricks em Dublin

St Gallen: Catedral e a famosa biblioteca

Itália – Terra de São Francisco de Assis na Umbria

Mosteiro Beneditino Sustentável na Alemanha

Enfim gente, essa foi mais uma Igreja que tive o prazer de conhecer e achei belíssima e ela condiz muito com o nosso Brasil, o que faz jus ao seu nome. Essa diversidade na decoração do interior da mesma, retrata também a diversidade de nosso país e suas regiões.

Embora ela apresente inspiração de algumas igrejas de outros países, principalmente Portugal, ela é sim uma Igreja bem brasileira.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

HOMEM, Maria Cecília Naclério. Retábulo no Altar-Mor da Igreja de Nossa Senhora do Brasil, São Paulo. (Estudo do Retábulo e da Igreja). Curso de pós-graduação: “Arte e Arquitetura dos Três Primeiros Séculos”. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, 1986.

HOMEM, Maria Cecília Naclério. Igreja de Nossa Senhora do Brasil e seu Retábulo Colonial. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, 2008.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email