logo-Blog MAri Calegari
Mitologia Grega: Até o deus apolo sofreu por amor

Mitologia Grega: Até o deus apolo sofreu por amor

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O post de hoje é sobre o amor impossível de Apolo, uma forma de mostrar que até os grandes deuses sofrem por amor.

Veja por aqui esse mito:

 

 

Apolo, deus da música e da poesia, e considerado também deus da medicina,  um dos filhos de Zeus (Jupiter) era famoso por possuir suas flechas poderosas e ser um bom arqueiro. Após conseguir matar a grande serpente Piton e estando próximo do cupido que também tinha as suas flechas especiais, eis que Apolo começa a se achar encima do pequeno cúpido. E ele então, cúpido diz que poderia ferir a todos até mesmo a Apolo.

Apolo rindo do cúpido não acredita nessa estória que poderia vencê-lo e o cúpido, então, então querendo mostrar a sua maior força, eis que atira em Apolo uma pequena flecha bem no coração de Apolo com a ponta de ouro o que faria Apolo ficar loucamente apaixonado por Dafne, uma ninfa filha do rio-deus Peneu. Ao mesmo tempo cúpido pega uma outra flecha, agora com a ponta de chumbo e lança em direção a Dafne que a faria nunca desejar ter um encontro ou relacionamento amoroso.

Assim Apolo louco de amor por Dafne vai atrás desse amor e Dafne corre dele o mais que pode, pedindo para que seu pai Peneu a ajude a escapar de Apolo. O pai de Dafne resolve então transformá-la em uma árvore o Loureiro.

Diante dessa transformação Apolo abraça o seu tronco e decide que a sua planta favorita sempre será o Loureiro, por isso ele diz abraçado a planta “Já que não pode ser minha esposa, serás a minha planta preferida e eternamente me acompanharás. Usarei tuas folhas sempre verdes como coroa e participarás em todos os meus triunfos, consagrando com a tua verdura perfumada as frontes dos heróis”.

A partir daí Apolo começa então a usar a sua coroa de Loureiro para sentir estar junto a sua amada que nunca aceitou o seu amor. A partir de então a coroa de Loureiro faria parte de todas as histórias de sucessos dos povos daquela época.or

Assim, essa planta começou a significar a vitória na Grécia e também Roma antiga, utilizada nas competições Olímpicas.

Apesar da mitologia se referir a um tempo tão antigo de onde vieram as nossas referências de cultura, observem como esses mitos ainda fazem parte das histórias que vivenciamos hoje.  Então se você sofreu ou sofre por um amor impossível, talvez esse mito te ajude a pensar que isso não acontece só com você, faz parte da história da humanidade. E, quem sabe, você poderá pensar um pouco assim:  se até Apolo, considerado o deus mais lindo e desejado da mitologia, sofreu por amo e conseguiu se refazer desse sofrimento por que você não conseguiria?

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email