logo-Blog MAri Calegari
IV – Mitologia Grega – Zeus o grande deus do Olimpo

IV – Mitologia Grega – Zeus o grande deus do Olimpo

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

 

Vamos então dar continuidade por aqui sobre a Mitologia Grega de uma forma simples. Então para quem está seguindo por aqui, hoje vamos falar de Zeus o grande deus grego do Olimpo.


Zeus

Zeus para os gregos e Júpiter para os romanos. Os romanos lhe deram esse nome porque acreditavam que ele tinha os mesmos poderes que o deus romano Júpiter. Os símbolos são a águia, o carvalho, o cetro real e parafuso do trovão. As imagens são diversas para retratar esse deus grego em vários cantos do mundo, tamanha foi a sua importância na mitologia grega.

 

 

Estátua de Zeus em seu trono. Foto: kasa.dome / Shutterstock.com:

Ele foi considerado o deus do céu e do trovão e o gregos pensavam que ele era  único e maior dos Deus que se pensava sobre todo o Universo. Zeus era a associado com justiça e bem estar.

Hera, Greek goddess of marriage and queen of Olympus. Tormentor of Hercules, punisher of maidens ravished by her husband, generally capricious, jealous and cruelty personified...... Wow what a wife!:

Hera – deusa do casamento

Zeus se casou com sua irmã Hera, sendo ela mais tarde a rainha das deusas. Dessa relação teve dois filhos os deuses Ares e Hefesto. Mas Zeus além de Hera teve vários casos amorosos:

Head of Ares - after Greek original by Alkamenes 420 B.C, at the State Hermitage Museum, Saint-PetersburgAres[Mercury to the Romans] wearing the helmet with feathers [also on his ankles] that represent his celestial power as a messenger from Zeus. The swirl is symbolic of eternal life.:

Ares Deus da Guerra, da violência. Não era um deus muito querido pelo povo. O próprio deus Zeus seu pai diz não gostar muito dele. Era muito cultuado em Esparta.

Hefesto:

Hefesto (Vulcano) Era considerado o deus dos ferreiros, da tecnologia, dos artesãos, fogo, vulcões.

Zeus apesar de ser casado com Hera, ele também teve outros casos amorosos com várias deusas que lhe deram mais filhos. Os outros filhos mais conhecidos de Zeus são: Apollo, (deus da medicina e da luz), Atena (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes) Dionísio (deus do vinho), Herácles – Hércules  (herói grego) , Perséfone (deusa do mundo subterrâneo) Helena (princesa grega), Minos (rei de Creta), a deusa Artemis e o herói  Perseus.

Zeus com Mnemósine tornaram-se também pais das Musas 9 deusas da artes e das ciências.  Mnemósine é considerada a deusa da memória e durante nove noites seguidas deu a luz 9 filhas de Zeus.

Zeus teve tantos filhos devido aos grandes relacionamentos que nem ele sabia nomeá-los a todos.  Era antropomórfico (que tem sua aparência semelhante ao homem). Zeus previa o futuro através dos presságios e oráculos. Era o guardião da mortalidade, assim podia aplicar a moral entre os homens. O nome Zeus em grego antigo significava o “Rei divino”.

 

Hades e Poseidon, seus irmãos compartilharam a divisão do mundo e ele ficou o rei do Olimpo, dos céus e dos trovões, por isso considerado o deus dos deuses gregos.

Zeus se acasalou com muitas deusas e mortais entre elas (Egina, Alcmena, Calliope, Cassiopea, Demeter, Dione, Europa, Io, Leda, Leto, Mnemosine, Niobe, Perséfone e Semele).

Hesíodo descreveu Zeus como um deus que trouxe a paz em lugar da violência e se referiu a ele como o senhor da justiça e ainda, descreveu Zeus como sendo um deus despreocupado que gostava de rir em voz alta. Ele foi considerado como sábio, justo, misericordioso e prudente.

Ele era imprevisível, ninguém era capaz de adivinhar as decisões que ele faria. Quando estava muito irritado podia também ser muito destrutivo, atirando raios e provocando muitas violentas tempestades da terra.

Embora ele tivesse tido vários amores e romances com outras mulheres ninguém poderia chegar próximo a sua esposa Hera. Quando houve uma tentativa por Porphyrionn esse levou um relâmpago do deus Zeus por cobiçar a sua esposa.

 

Detail of head of Zeus, Museum of Archeology, Antalya, Turkey:

Zeus era visto e é descrito como um homem forte, com um corpo real e cabelos cacheados. Tinha uma barba curta e sempre levou seu raio de confiança em todos os momentos.

É pai de Atena que se diz que esse filho saltou-se de sua cabeça e era o seu filho preferido com quem ele compartilhou o raio e o égide (escudo mágico que Zeus utilizou para se proteger da luta contra os titãs).

Existem muitos fatos sobre Zeus inclusive um que diz que Zeus puniu os homens, dando-lhes as mulheres. (adorei essa) kkk

 

Ai está um pouco então sobre o deus grego Zeus, considerado o deus dos deuses.

Gente era isso por hoje. Até a próxima mitologia grega.

Obrigada pela visita. Você sempre é bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Referencias:

http://www.edu.pe.ca/gulfshore/Archives/heroes/html8imm/zeus/zeushist.htm

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/zeus.htm

<a href=”http://greekgodsandgoddesses.net/gods/zeus/”>Zeus: http://greekgodsandgoddesses.net</a> – Greek Gods & Goddesses, September 19, 2014

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email