Oi Gente
Dando continuidade então sobre o nosso assunto da Mitologia Grega, hoje é a vez de falar sobre o Chronus e a Rheia, que na verdade eram irmãos e também foram casados e tiveram 6 outros deuses do Olimpo. Devemos lembrar gente que não havia um livro onde tudo era escrito certinho, os mitos eram passados através da oralidade e também através da literatura arcaica e clássica.
Ofíon e Eurínome governavam o Olimpo, mas Chronus (nome grego) ou Saturno (nome romano) e Rheia os destronaram. Quando se falam de Chronus ele é apresentado em duas versões: “de um lado, dizem que seu reino constituiu a idade de ouro da inocência e da pureza, e por outro lado, ele é qualificado como um monstro, que devorava os próprios filhos”. Ele devorou 5 dos 6 filhos, deixando apenas Zeus que conseguiu escapar.
Rhea (Ops)
A partir daí se inicia a segunda geração dos deuses Gregos da mitologia.
Do seu relacionamento com Rheia nasceram 6 filhos que eram:
Hera (Juno) – Deusa dos deuses, que se juntou com Zeus.
Hera (juno)
Deméter (Ceres) – deusa da agricultura, das colheitas e das estações do ano.
Deméter (Ceres)
Poseidon – o grande deus dos mares
Poseidom (Neturno)
Hades – deus guardião do submundo
Hades (Plutão)
Héstia – deusa protetora das cidades, das colônias e das famílias.
Héstia (Vesta)
Zeus – foi o deus dos deuses, deus do céu e do trovão, era o maior de todos no Monte Olimpo.
Zeus (Grego) e Júpiter (Romano) o grande deus do Olimpo
Mas seu filho Zeus (em grego) Júpiter (em Romano) “escapou a esse destino e, quando cresceu, desposou Métis (Prudência), e esta ministrou um medicamento a Chronus (Saturno) que o fez vomitar seus filhos”.
Por que Chronus engoliu seus filhos?
Chronus que era filho de Urano e Gaia. Urano era o céu e Gaia a Terra e ele era o filho mais novo. A pedido de sua mãe Gaia ele castrou seu pai Urano com uma foice, se tornando ele o senhor dos céus.
Chronus com medo de que se repetisse com ele o que ele próprio fez ao pai, resolveu engolir todos os seus filhos. Zeus, seu filho, foi o único que conseguiu escapar. Os deuses acima citados eram irmãos de Zeus, e eles foram vomitados de volta pelo seu pai.
“Quando Zeus cresceu resolveu vingar-se do seu pai, solicitando apoio de Métis – a prudência. Ela ofereceu uma poção mágica que fêz Cronos vomitar os filhos devorados”.
O objetivo do post é falar da mitologia grega de forma simples e clara, para poder passar um pouco sobre o assunto a quem queira conhecer. Resolvi colocar numeros nos posts da mitologia, esse por exemplo é o III post sobre o assunto. Caso voce queira seguir desde o começo. Ok?
Era isso por hoje gente.
Obrigada pela visita. Você sempre será bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referencias:
Fonte: www.history.com
https://sites.google.com/site/basicgreekmythology/the-titans/cronus-rhea
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/mitologia-grega.php
Respostas de 2
Gostei muito do texto. Didático, direto, preciso e conciso, e sem “linguajar técnico”.
Parabéns!
Olá Garivaldino
Seja bem vindo por aqui. Sabe que, as vezes, fico pensando sobre a dificuldade que é escrever, até porque não sou escritora kkk. Mas penso que o importante em uma escrita é falar de uma forma que qualquer pessoa, independente do nível escolar, possa entender e acredito que essa também é a função de um blog, passar informações e conteúdos para que todos possam aproveitar delas.
Muito obrigada pelo feed back. Isso nos incentiva a continuar. Penso que tudo o que é simples é melhor.
Um abraço.