logo-Blog MAri Calegari

Filme: Jornada da Alma

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje trouxe aqui para vocês mais um filme interessante que retrata um pouco da história da psicanálise.  Esse filme trata da história de Sabina (Emilia Fox), baseada em fatos reais, de uma jovem russa com 19 anos que sofria de histeria. Sabina foi tratada em um hospital psiquiátrico em Zurique, tendo como médico o Carl Gustav Jung (interpretado por Iain Glen). Veja um trailer do filme…

jung - jornada da alma

No atendimento a Sabina, Jung tenta aplicar as teorias de Freud nessa paciente pela primeira vez. A sua cura acontece, mas ela se relaciona intensamente com Jung, numa relação amorosa. Após algum tempo  Sabina volta à Russia, onde se tornou uma psicanalista e lá criou uma creche onde usava das noções de psicanálise. Foi perseguida e assassinada junto com suas duas filhas em 1942 pelo exercito nazista.

Trailer do filme

Nesse trailer fala sobre Sabina o que ela fez depois de desistir de Jung. Era uma psicanalista cuidando de crianças. Se dedicava as crianças com problemas especiais…

Um pouco sobre a vida de Sabina Spielrein:

Ela nasceu na Russia em Rostov, 1885, sonhadora, era filha de mercadores judeus. Foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Ela foi assassinada em 1942, pelos soldados nazistas.

Casada com um médico russo, também de ascendência Judia, tiveram duas filhas. As filhas foram mortas junto com a mãe em 1942. O marido já havia morrido em 1936, devido a política de Josef Stalin.

Esteve em tratamento com Jung no período de 1904 e 1911, período em que se tornou sua amante. Após sair do hospital, estudou medicina, se graduando em 1911. Sua dissertação foi sobre esquizofrenia. Foi aceita como membro da sociedade de Psicanálise de Viena.

Retornou para a Russia, em 1923 e lá criou uma creche para crianças onde era toda pintada na cor branca, recebendo o nome de lugar de Berçário Branco. “A instituição tinha como principal finalidade o rápido amadurecimento crítico e analítico das crianças. O Bercário Branco foi fechado três anos depois por autoridades soviéticas sob a justificativa de que o local provia práticas de perversões sexuais para crianças.

Um fato interessante foi que o próprio Stalin matriculou seu filho Vassili neste lugar, mas com um nome falso.

Te convido a dar uma olhadinha em outros filmes que fui postando por aqui e hoje resolvi atualizar para dar mais dicas para você.

Dica de Filme: Extraordinário

Dica de filme: A condenação

Dica de Filme: Spider desafie sua mente

Dica de Filme: Raça

Dica de filme: Frida e uma análise sobre o mesmo

Dica de Filme: A noiva do Diabo

Dica de Filme – Nise O Coração da Loucura

Dica de Filme: Tess

Filme: Juventude transviada a adolescência nos anos 50

Dica de filme: Duras Verdades

Dica de Filme – A Onda

Dica de Filme: Mary Shelley

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

pt.wikipedia.org/wiki/Sabina_Spielrein

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email