Dica de Filme – A Onda

Oi Gente

O post de hoje se refere a dica de um filme A Onda, um filme muito interessante que nos faz refletir sobre a influência de um grupo. É bem interessante principalmente para pais de adolescentes, idade onde podem sofrer diferentes influências.

É um filme baseado em fatos reais. Saiba um pouco por aqui.

Esse filme do Diretor Alex Grasshof , versão 1981, passou por uma nova versão em 2008, do Diretor Dennis Gansel. 

É o tipo de filme que pode se dizer atemporal, pois nos mostra o que o poder de manipulação pode fazer com as pessoas.

Um professor de história resolve dar uma aula sobre autocracia e decide, como forma de passar o conhecimento aos alunos, fazer da sala de aula uma simulação de um governo fascista e assim fala aos alunos sobre a época do nazismo e como estava a atmosfera da Alemanha na época de 1930. O professor tenta reproduzir com os alunos como se deu na Alemanha a preparação do povo para o genocídio onde o Slogan era “Poder, disciplina e superioridade”.

Os alunos foram entrando nesse clima de uma forma tão intensa, ao ponto do professor perder o controle. Apenas 1 aluno  não quis fazer parte dessa “onda”, mas não foi o suficiente para evitar os acontecimentos e as consequências dessas atitudes.

É uma metáfora para fazer pensar sobre o perigo dos movimentos de massa com um líder carismático.

O filme vai retratar  o poder da liderança, o perigo da influência, as consequências que podem vir de atitudes não pensadas e, ainda, como que o sujeito dentro de um grupo pode apresentar comportamentos e atitudes que jamais apresentariam quando sozinhos.

É um filme muito bom para todos nós refletirmos. É um filme interessante para adolescentes e seus pais assistirem juntos, pois nessa faixa de idade, eles estão mais vulneráveis a fazer parte de grupos e nem sempre as escolhas são aquelas que realmente gostariam, ou que lhes representam.

Espero que gostem. E, caso queiram, é interessante ler esse texto também:

A influência de um grupo sobre o indivíduo

Aqui outras sugestões de filmes legais:

Dica de filme – Cinzas da Guerra

Dica de Filme: Agnus Dei – As Inocentes

Dica de filme: O melhor de mim

Dica de Filme: Tess

Dica de Filme: Antes de Partir

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.