logo-Blog MAri Calegari
50 modelos e looks de terninhos para todas as idades

50 modelos e looks de terninhos para todas as idades

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

No post de hoje quero dividir aqui com vocês 50 modelos de terninhos para todas as idades que estão com tudo nesse outono e inverno.

Quem tem 60 anos, como eu, sabe bem o que é um terninho e possivelmente já tenha usado muito ele. Atualmente o que conhecemos como terninho também vem sendo chamado de conjunto.

Mas, penso que o terninho é aquele que já conhecemos bem e o nome conjunto, poderá confundi-lo pois por conjunto pode-se pensar de várias formas, não é mesmo, até mesmo um conjunto de moletom por exemplo.

Um pouco sobre a história do terninho

Antes da primeira Guerra Mundial que aconteceu no período de 1914 a 1918 e com o avanço e desenvolvimento de vários setores da sociedade, já se observava uma tendência na mudança de se vestir, dando mais flexibilidade aos movimentos.

Nos vestuários femininos era o início da libertação dos famosos espartilhos. Já fiz um post sobre esse período por aqui.

Nesse momento histórico no mundo da moda, como todos os hábitos da sociedade até então, sofreram significativas mudanças:

– Os homens deixam seus postos de trabalho para irem enfrentar as batalhas e cabe às mulheres uma mudança radical no modo de viver, sendo nesse momento, por força das circunstâncias, obrigadas a entrarem no mercado de trabalho, fazendo com que a moda seguisse e inovasse com modelos e roupas adequadas para cada ocasião.

– “As mulheres ocuparam espaços masculinos da área da saúde aos transportes e da agricultura à indústria, inclusive a bélica. Foi o começo da emancipação feminina, que durante a guerra foi uma necessidade”. http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/decada-de-1910-e-1920-1-guerra-mundial.html

Coco Chanel foi uma mulher muito além do seu tempo. Ela revolucionou a moda e a forma de vestir das mulheres, dando mais liberdade aos seus movimentos e sem contudo perder sua feminilidade.

Coco Chanel, com a ajuda do milionário inglês Arthur Capel, seu companheiro na época, abriu sua primeira loja de chapéus o que fez com que sua criatividade chamasse a atenção no mundo da moda e a partir daí começou o seu sucesso, não só em Paris, mas espalhando-se pelo mundo todo.

No ano de 1919, após 10 anos com seu romance com Capel, um romance um pouco irregular para a época foi finalizado devido a um acidente de carro, onde Capel faleceu.

A partir de então, Chanel abre sua primeira casa de costura, comercializando também roupas esportivas, trajes para praia, bem como calças de montaria, calça tipo pantalona e camisetas listradas dos marinheiros.

Quando se pensa no terninho, pode-se dizer que Chanel foi sim a precursora nesse tipo de vestuário.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 65e1946a4c595e7c0a9e774dbe2da315.jpg
Em 1932 Marlene Dietrich com seu terninho no filme “The Sign of de Cross”

Marlene Dietrich, era um ícone de beleza e uma das mulheres que marcaram o século XX. Na foto acima ela aparece com esse terninho no filme “The Sign of the cross” o que gerou muito comentário na época, pelo fato de estar se vestindo “como um homem”.

“O caso impactou tanto que foi parar no congresso americano. Imediatamente, o órgão teve que decidir se a sua atitude violava ou não as regras sociais em vigor.” https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/o-terninho-feminino-um-classico-da-moda/

Veja abaixo alguns de seus looks com terninhos:

O tempo foi passando, a mulher conquistando cada vez mais seu espaço e direitos na sociedade e o terninho acabou se tornando um clássico e atemporal.

As várias formas de usar o famoso terninho feminino

Sendo assim, vou tentar dividir com você as várias formas de usar o terninho feminino nos dias atuais.

O terninho Clássico

Talvez esse tipo de terninho é o que todas nós conhecemos de longa data. Ele é composto com a calça de alfaiataria e com o blazer da mesma cor e usado com sapatos mocassins, scarpans, sandálias de salta alto, ou seja de um modo mais formal.

Embora o terninho preto é uma ótima opção para enfrentar diferentes ocasiões, os coloridos também são bem vindos, de preferência com tecidos de bom caimento e um corte sobre medida.

Geralmente são usados com uma camisa, blusa com laço por baixo por exemplo ou uma blusa mais fina.

Esse tipo de terninho sempre é bem vindo em eventos sociais, no trabalho e em todos os casos em que você necessita estar mais arrumada, elegante e com uma certa discrição.

É uma boa opção, inclusive para festas, quando não se quer usar vestido. O terninho com a gola smoking é bem chic, podendo inclusive diferenciá-la com um tecido de cetim, ou algum brilho que ele se torna um look hiper legal para eventos onde exige um pouco mais de elegância.

As imagens, abaixo, você poderá se inspirar nesse estilo mais clássico do nosso bem vindo terninho.

Estilo clássico feminino: elegância e sofisticação | Almanaque da Mulher

Abaixo uma versão bem moderna do uso do terninho, em eventos sociais. Repare no detalhe das plumas que também estão em alta.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 61f9fb5e91e0aa6eb28220d7528f8cde.jpg

O uso dos Terninhos mais despojados

A moda acompanha as mudanças do tempo e, aos poucos, foi permitindo ao terninho também ser um vestuário onde pode ser usado mais deliberadamente.

Ele mantém a sua elegância, porém sem tanto rigor, podendo ser usado no seu dia a dia da forma que você queira.

Com camisetas básicas, acompanhados de sapatos ou sandálias, ele mantem um pouco o seu ar clássico. porém, quando usado com tênis, o terninho já fica mais despojado e deixa um pouco de lado o seu formalismo. Veja os exemplos e observe as diferentes formas de compor o look.

Acho que essas possibilidades com o uso do terninho é tudo de bom, pois você pode circular com o mesmo terninho de formas diferentes em ambientes diversos, trocando apenas os calçados e acessórios.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ae2dcabda5a29e21ef3e5e532a932be4.jpg
Dica de looks sociais com tênis. Zendaya veste terninho preto com tênis branco. #zendaya #terninho #tenis
Terninho com Tênis: Uma Combinação Inusitada e Estilosa - Gabi May | Roupas  de trabalho femininas, Estilo casual chique, Estilo de moda casual

O uso do terninho com cropped

Essa peça que foi muito usada no verão, parece que veio também para ficar. Acho uma graça para as pessoas mais jovens ou para aquelas que curtem esse tipo de vestuário.

Geralmente o cropped é usado com calças mais altas e como ele é bem justinho, geralmente, é interessante usar com calças mais soltinhas.

Os terninhos são muito bem vindos para formar um look com os terninhos mais despojados. Ele fica super fashion em looks monocromáticos, sendo mais elegantes, bem como mais despojados com a mistura das cores. Veja alguns exemplos abaixo.

Fazendo essa pesquisa por aqui, é incrível observar quantos looks você poderá criar com o seu terninho, bem como a variedade de modelos com essa peça clássica, que já se tornou um coringa em nossos guarda-roupas.

Vou deixar aqui abaixo, algumas sugestões de posts que já trouxe por aqui para curtir essa próxima estação de outono/inverno e vamos acreditar que esse ano, sem as terríveis máscaras.

30 looks com blazer para mulheres acima de 40 anosConheça as cores que serão tendências no outono e inverno de 2022

As fortes tendências da moda para o outono/inverno 2022

Qual a cor do ano de 2022? Veja algumas sugestões de como combiná-la

50 Looks clássicos e elegantes

Passou dos 50,60,70 anos? Veja 30 looks atemporais para você se inspirar

80 looks com cachecol para ele e ela no inverno

40 ideias com lenços de pescoço para compor um look

Caso queira ver esse conteúdo no youtube, com alguns modelos diferentes, fique a vontade:

Enfim gente, estou adorando a volta com tudo dos terninhos, embora confesso que nunca deixei de usá-los e os 50 modelos e looks de terninhos para todas as idades é uma forma de dizer, que independente da sua idade, um terninho sempre é bem vindo.

E você gosta de um terninho?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

Imagens via Pinterest e disponíveis na web

2 respostas

  1. Mari acabei de caor de pára quedas no seu blog. Já amei!! Como é bpm ver que é possível vivenciar moda e psicanálise: minhas paixões. Grande bjo

    1. Olá Flávia
      Seja bem vinda por aqui. Que legal. Sou suspeita né, pois a psicanálise de tudo que já pesquisei e estudei, ainda acredito que é a única que pode realmente dar conta dos desafios diários de cada um e ajudar a elaborar as questões psíquicas de cada ser humano.
      A moda sempre tem algo a nos dizer, a cada momento histórico vivenciado e além de muita criatividade envolvida.Gosto muito.
      Obrigada.
      Um beijoo

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email