logo-Blog MAri Calegari

Dica de Filme: Raça

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje traz aqui para você a dica desse filme Raça, cujo título original Race. Na realidade recebi essa dica de uma leitora aqui do blog e, ontem, assisti o filme e achei muito interessante, pois além de contar a história real de Jesse Owens, medalhista das Olimpíadas de Berlim,  o filme traz também alguns fatos históricos da época e o que ocorria nos bastidores para a realização dessas Olimpíadas de Berlim, ocorrida no ano de 1936…

 

SINOPSE

O filme conta a história real do atleta Jesse Owens, um atleta negro americano, que participou das Olimpíadas de Berlim, no ano de 1936.

O início do filme se dá a partir do ano de 1933, no momento em que Jesse Owens, deixa sua casa para ingressar na Universidade de Ohio, onde ali demonstra ter talento para a corrida. 

É a história do primeiro atleta negro a participar de uma Olimpíada, onde  quebrou vários recordes e teve que lidar com  a discriminação pelo fato de ser negro, dentro de seu próprio país, além de ter que superar todos os preconceitos da supremacia ariana de Hitler. 

Stephan James no papel de Jesse Owens, desempenhou muito bem o seu papel. Jesse Owens de uma família humilde, com namorada e uma filha pequena sai da sua cidade em busca de melhores condições para a família. Em Ohio, descoberto por um técnico, com o seu alto desempenho nas corridas, o mesmo tendo que trabalhar e treinar recebe o apoio de seu técnico e, superando as dificuldades e todo o preconceito dentro da Universidade de Ohio, vai aos poucos superando com humildade os entraves para conquistar o direito de participar nas Olimpíadas de 1936.

Na Alemanha, seu desempenho foi extraordinário, ganhando 4 medalhas de ouro e, mesmo assim, continuou sendo discriminado por sua cor, sendo inclusive barrado em uma festa que foi realizada para lhe prestar homenagem, tendo que entrar pela entrada dos fundos.

Seu treinador, Larry Snyder, interpretado por Jason Sudeikis, não  foi somente o grande incentivador de Jesse, mas foi também aquele amigo que acreditou, motivou e encaminhou o atleta para obter seus resultados. Essa relação se tornou mais que profissional, no sentido de seu treinador ser o verdadeiro amigo e confidente de Jesse Owens.

Nas Olimpíadas, além de lidar com a discriminação quanto a cor, os nazistas também impediram que dois atletas americanos judeus participassem do revezamento final, o qual foi substituído por outros dois atletas, sendo um deles Jesse Owens.

O filme foi lançado em julho de 2016, sob a Direção de Stephen Hopkin, jamaicano, que também atua como diretor e produtor em séries de Televisão como House of Lies. Outros filmes sob sua direção foram: Predador 2, Perdidos no Espaço, Sob Suspeita, entre outros.

 

Stephen Hopkin

Gênero: 

Drama,Biografia, histórico 

Elenco:

 

Stephan James – Ator Canadense

Stephan James faz o papel principal representando o medalhista Jesse Owens.

 

Jason Sudeikis – ator americano

Jason Sudeikis no papel de Larry Snyder.

Jesse Owen da vida real

Não encontrei o filme no Netflix, mas encontrei no Youtube, disponível para você.  Se não conseguir assistir por aqui o site está nas referências abaixo. ok?

 

Enfim, o filme Raça, além de trazer a história do atleta,  nos permite visualizar os bastidores dessa Olimpíadas de 1936, em Berlim, onde havia toda uma política de boicote por alguns países, inclusive dos EUA, em não participar das Olimpíadas por recriminar o que estava acontecendo naquele momento na Alemanha, com o comando de Hitler e, ainda, poder refletir sobre a garra, a persistência e humildade  diante das barreiras encontradas na vida.

Faz nos pensar que, as vezes, se sujeitar aquilo que o sistema impõe não significa concordar com ele, mas admitir que é as vezes ceder para ganhar na frente, também é uma escolha de grande valor.

Quando o seu inimigo é maior que você, ceder em um primeiro momento pode ser a única oportunidade de quebrar barreiras e paradigmas que possam atenuar ou melhorar a sua condição, bem como servir de exemplo para as gerações futuras. Jesse Owen conseguiu fazer isso.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

Referências:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-211082/

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email