logo-Blog MAri Calegari

Dica de Filme: Tess

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

Hoje é sexta feira e para quem está sem nenhuma inspiração, ou alguma opção de um filme, o post de hoje traz aqui para você a dica desse Filme Tess, do diretor Roman Polanski, tendo como atriz principal a Nastassia Kinski, de uma beleza maravilhosa.

 Um drama da época vitoriana que, além da história, nos possibilita visualizar paisagens bucólicas,  bem como hábitos e costumes desse período…  

 

Tess é um filme de 1979, que ganhou 3 Oscars (fotografia, figurinos e design de produção) e mais 6 indicações. É sobre a história de vida de uma jovem que para atender o pedido da mãe, a fim de resolver dificuldades de sobrevivência  da família, é arremessada a um mundo totalmente diferente do seu, para o qual não estava preparada, em função da própria ingenuidade característica para uma jovem do meio rural da época.

O filme retrata, também,  a vida das mulheres, do século XIX, da era vitoriana (período que vai de 1837 a 1901) onde a mulher era subjugada por padrões machistas, sendo submetida a padrões rígidos de toda a ordem.

Um filme, embasado no romance de Thomas Hardy, cujo nome original é Tess of the  d’Urbervilles, um romance clássico da literatura inglesa do século XIX.

Sinopse:

Tess, (Nastassia Kinski)  sendo a mais velha dos filhos de uma família numerosa que vive na zona rural e, devido as dificuldades financeiras da família, embora contra sua vontade,  é convencida por sua mãe de procurar ajuda na casa de parentes mais afortunados.

Um pai alcoólatra e não muito chegado ao trabalho, vive de lembranças do passado, mas  não tem a capacidade de prover as necessidades de toda a família. Sua mãe vê na filha mais velha a possibilidade de ajuda-lá para o sustento dos irmãos.

Assim, se dirige a casa de um “falso primo”  Alex D’Urberville ( cujo ator é Leigh Lawson), o qual,  encantado pela beleza de  Tess, a seduz, aproveitando-se da inocência da jovem e posteriormente a abandona. A jovem ao voltar para a vida rural percebe que está grávida e é discriminada no lugar e não conta a Alex sobre o ocorrido. Após todo o seu sofrimento e passado algum período decide sair novamente em busca de oportunidades para ajudar a carente família.

Tess em um outro momento encontra o seu verdadeiro amor, Angel, filho de um pastor, o qual era contra aos ditos da sociedade em que vivia. Esse fato fascinou Tess, mas ela tinha um segredo e um desafio:  contar a ele a sua verdadeira história passada que a fazia sofrer. Após o casamento, em sua primeira noite, não conseguindo iniciar essa relação com esse segredo de seu passado, resolve contar o que havia acontecido antes de se conhecerem. A partir dai, devido a todo o contexto sobre casamento da época, nem Angel conseguiu suportar a realidade de Tess.  Os dois viveram momentos de sofrimento em função desses acontecimentos.

É uma história de amor e sofrimento, onde a jovem Tess passa por situações nunca imaginada por ela. 

Se você curte filmes de épocas passadas, fica aqui essa dica então. Vi e gostei e espero que curtam também.

http:/https://www.youtube.com/watch?v=WF77gX8rjV0

Enfim gente, é um filme que além de refletir sobre as condições que as mulheres da época sofriam, e eram submetidas, fala também sobre como um amor pode ser desfeito, influenciados por situações externas de uma época e de ditos de uma sociedade, chegando a consequências nunca imaginadas.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

Imagens disponíveis na web.

 

2 respostas

  1. Tess… Tão meigo, delicado e belo (por conta da magistral atuação de Nastassja Kinski), quanto brutalmente real por mostrar com detalhes a cultura e costumes da Era Vitoriana. Aos poucos os outros vão construindo a trágica vida não de si proprios, mas de Tess… Acuada diante de tudo, continua. Continuar é preciso; então às vezes Tess parece forte. Parece, mas é uma frágil vítima de sua época. Ela continua… Continuar é preciso… E continuando, chega o fim do filme, coerente por tudo oque foi contado desde seu início. Nota 10 para essa obra prima. Muito pelo fato de que outra atriz não daria tanta relevancia ao filme. Nastassja Kinski reúne não só o tipo de beleza, mas soube captar com perfeição o tom do filme.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email