logo-Blog MAri Calegari
Epopeia Italiana em Bento Goncalves no RS

Epopeia Italiana em Bento Goncalves no RS

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é dividir aqui com você uma experiência de viagem na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e a visita que fiz em um centro cultural Epopeia Italiana em Bento Gonçalves.

A entrada do Centro Cultural

Esse Centro Cultural fica bem próximo da praça central da cidade e bem próximo da estação, onde a gente fez o passeio de Maria Fumaça. Vou fazer um post sobre essa experiência que valeu muito a pena.

EPOPEIA ITALIA

O que é epopeia?

Uma epopeia é um gênero literário “constituído de longos versos que narram histórias de um pouvo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos, etc. (…) A epopeia é a mais antiga das manifestações literárias, nela há a presença de um narrador que conta a história passada de terceiros”. Se quer saber mais sobre o significado de epopeia entre nesse site aqui. ok?

Exposição no Espaço Cultural de Bento Gonçalves sobre a imigração italiana

Lá em Bento Gonçalves fomos ter essa experiência, de conhecer uma epopeia que narra a história de um casal que foi um dos primeiros a chegarem naquela região. Infelizmente, não pudemos filmar ou fotografar o que presenciamos lá.

Havia uma narradora contando a história dos primeiros imigrantes italianos que chegaram na Região de Bento Gonçalves e você vai vendo os cenários para relembrar um pouco da história desse povo guerreiro que aqui chegaram como imigrantes.

Gostei muito dessa visita, até mesmo porque sou descendente de italianos e pude refletir um pouco sobre a luta de nossos avós ao chegarem nesse país.

Já trouxe por aqui outro post sobre a visita em Bento Gonçalves. Foi um pacote que compramos para andar de trem maria fumaça e, após o passeio já estava incluso essa visita.

O tipo de alimentação e plantação dos imigrantes

Antes de iniciar a epopeia, você poderá também ter uma ideia sobre a história e costumes desses imigrantes, quando chegaram aqui no Brasil. Fiz algumas fotos por lá e um pequeno vídeo do que era permitido e vou colocar, nos parágrafos seguintes, para que você possa ter uma ideia. ok?

Trajes dos imigrantes italianos

Achei bem legal alguns trajes que estão expostos por lá para que a gente possa ter uma ideia do que se usava naquela época. Os primeiros imigrantes italianos chegaram a partir do ano de 1870.

Abaixo, veja alguns desses trajes. Gosto muito da história da moda, pois a forma de se vestir fala muito sobre o tempo e a cultura de um povo, demarcando assim os usos e costumes.

Esse espaço, logo na entrada, você verá um pequeno museu com esses vestuários.

1880-1890

Na verdade é um pouco triste a história desses imigrantes. Imagina você ter que deixar seu país, seus parentes, sua cultura e se aventurar em uma país em desenvolvimentos, com a esperança de dias melhores. Estavam com muitas dificuldades na Italia, mas o que prometiam e falavam da América (propaganda enganosa) fez com que muitos casais, principalmente os mais jovens, deixasse tudo e se aventurasse aqui no nosso país.

Epopeia Italiana em Bento Gonçalves narra perfeitamente a trajetória de um desses casais pioneiros da região, com detalhes do que passaram.

Saiba um pouco da história dos imigrantes

Vi uma reportagem por aqui, sobre uma escritora da cidade de Bento Gonçalves, Eliana Sebben, que escreveu um livro contando sobre essa história.

“Sobre a história dos imigrantes, Eliana (a escritora) destaca que eles foram expulsos do seu local de origem pela fome, desemprego que assolava o país e chegaram na Serra Gaúcha querendo trabalhar e empreender, uma cultura que perdura até hoje. ‘os italianos não deixaram para trás apenas as raízes deles, mas a identidade. Perderam um pouco da individualidade conquistada na itália e passaram a ser apenas um número a mais no meio daquela multidão que iniciava uma viagem sem volta. Sabiam que não voltariam mais, mas tinham uma visão do que era e não foi nada do que aconteceu’, sublinha.

Você poderá ver a reportagem completa nesse site aqui. ok? Vale a pena a leitura para que você possa ter uma ideia sobre a história da imigração italiana na região de Bento Gonçalves.

A seguir, algumas fotos que fiz por lá e um pequeno vídeo.

A maioria dos trajes expostos se referem a vestuários para passeios. Sim havia as roupas para o trabalho e as de passeio e, mesmo com as dificuldades da época, você observa uma certa elegância na forma de se vestir dos italianos.

Aproveite para dar uma olhadinha também no vídeo abaixo que publiquei lá no meu canal do youtube, através do link abaixo.

https://youtu.be/OAiAxn06ZcY?t=9

Abaixo vou deixar mais alguns links de posts de sugestões de lugares legais para se visitar no Rio Grande do sul, que já tive a oportunidade de conhecer. OK?Porto Alegre – Dica de um lugar legal para os cinquentões

3 dicas de restaurantes legais em Porto Alegre

Porto Alegre – Passeio de Catamarã no rio Guaíba

Um lindo casamento em uma vinícola no RS

Museu da Baronesa- Um passeio imperdível em Pelotas – RS

Visita a uma charqueada em Pelotas – RS

Roteiro de 3 dias na região de Bento Gonçalves no RS

Guaíba – A cidade berço da Revolução Farroupilha

Cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul

Pelotas e seus doces fantásticos

Enfim gente, resolvi dividir aqui com você essa visita, pois caso vá a Região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, aproveite para incluir essa visita que é muito interessante.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email