logo-Blog MAri Calegari
Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O post de hoje tem como objetivo trazer para você um pouco do que vimos nesse local interessante em Roma. Ostia Antica é um sítio arqueológico preservado em Roma. Um local onde na época da República serviu como uma base de grandes negócios. Foi fundada provavelmente no século IV, antes de Cristo e hoje as suas ruínas estão lá para ser visitada e quem sabe fazer a gente viajar um pouco no tempo, e tentar entender como era a vida nessa cidade naquela época…

Aproveitamos uma conexão em Roma, com destino a Bulgária, para conhecer um pouco desse lugar. Fiz um post sobre como fizemos para chegar até aqui saindo do aeroporto, indo da forma mais econômica, pois gostamos desses desafios pois aproveitamos para ver como se dá o dia a dia do povo local. Veja aqui caso você tenha interesse Dica de como ir do Aeroporto até Ostia Antica em Roma

Ostia Antica foi um importante centro comercial e zona portuária de Roma antiga e hoje resta apenas as ruínas para que possamos ver um pouco do que era esse lugar.

Como foi uma visita rápida não poderei trazer tantos detalhes de cada foto, mas acredito que você possa ter uma ideia do que se tratava. Achei um site aqui que explica melhor sobre esse lugar, caso queira mais detalhes ok? http://www.janelaitalia.com/ostia-antica-o-antigo-porto-de-roma/

De acordo com o site acima,  o nome “Ostia” vem do latim óstium que significa boca do rio. O Rio Tibre, um rio que atravessa Roma de Norte a Sul, “terminava o seu curso aqui, desaguando no Mar Tirreno”.

Era uma cidade importante, pois aqui chegavam as mercadorias importadas das províncias do Império, pelo fato de estar em uma posição estratégica.

Ostia Antica foi uma cidade importante, apresentava teatros, tabernas, termas, bares, escritórios, cemitérios, restaurantes, e muitas famílias nobres frequentavam a cidade.

Se você gosta de história e curte arqueologia esse passeio vale muito a pena. Tem, inclusive comentários que esse lugar te dá uma boa ideia de como eram as cidades do Império Romano, como Pompéia por exemplo, um lugar que ainda quero visitar.

Essa cidade sofreu com a epidemia da malária o que fez com que muitos habitantes da época deixassem a cidade como forma de se salvarem.

A fundação da cidade, aconteceu provavelmente no século IV a.C., “como uma colônia para proteger a foz do rio contra invasões marítimas. (…) até o século II d.C., tornou-se um centro comercial florescente habitado por mais de 100.000 pessoas, cujos edifícios e apartamentos, tabernas e mercearias ainda estão intactos.”

 

 

Ao caminhar por essas ruas não tem como não imaginar os cavalos e tipos de transporte que existiam naquela época. É realmente uma volta ao passado, onde a nossa imaginação corre solta. Possivelmente por aqui passavam as famosas carrucas, “os carros de quatro rodas usados para transportar mercadorias e bagagens entre Roma e Ostia”.

 

Fiquei encantada com os mosaicos que vi por lá, e muitos deles vem sendo restaurados. Não sei se é verdade ou não, mas vi em alguma das minhas pesquisas que em cada estabelecimento comercial e/ou escritório o chão era decorado de acordo com os produtos que se vendia ou serviços que se oferecia  no estabelecimento comercial. ” Para encontrar o carregador mais adequado, você iria examinar os nomes de mosaico e imagens ainda visíveis no chão na frente de cada escritório. Se você estava satisfeito com o negócio, você iria então oferecer um sacrifício no Templo de Ceres, que se eleva sobre o meio do Fórum”. http://www.initaly.com/regions/latium/ostia.htm

 

 

Meu marido Calegari e companheiro de viagem fazendo uma foto

 

 

 

 

Aqui meus dois companheiros nesse passeio Calegari e minha filha Malu que atenderam ao meu pedido de aproveitar essa conexão em Roma para conhecer esse lugar que achamos maravilhoso. 

É lógico que nesses momentos, como mãe, gostaria de estar com a família completa. Mas nem sempre é possível…

 

Não tem como, nesse lugar, não refletir o que se passava nessa época e quantos acontecimentos que ocorreram por aqui. Amei o passeio.

Achei esses dois videos legais para se ter uma ideia geral do que se trata esse post. Me sinto privilegiada e agradecida por poder visitar esses lugares que nos possibilita pensar de como chegamos até os nossos tempos atuais, quando se fala em civilização.

 

http:/https://www.youtube.com/watch?v=7rPHHyB7mpU

Abaixo trouxe aqui para você esse video que demonstra como era a cidade na época.

http:/https://www.youtube.com/watch?v=QupizEthUDg

 

O endereço de lá: Via Dei Romagnolle, 717

O preço do ticket por pessoa: 8,00 euros

Enfim, gente esse foi um dos primeiros passeios que fizemos nessa maravilhosa viagem que fizemos e que, aos poucos, vou trazendo aqui para você ver e acompanhar o que vimos por lá, na Bulgária, Suiça, Alemanha.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

Referencias:

Os videos estão disponíveis no Youtube

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email