logo-Blog MAri Calegari
Porto Alegre – Passeio de Catamarã no rio Guaíba

Porto Alegre – Passeio de Catamarã no rio Guaíba

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é dividir com você a experiência que tive em um passeio de Catamarã, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Esse é o nome de um transporte hidroviário, que faz o trajeto no rio Guaíba, entre Porto Alegre e a cidade de Guaíba.

Um passeio tranquilo, seguro e interessante. Você poderá se programar, inclusive com crianças, para uma tarde diferente, tranquila e, além de ter a oportunidade de um passeio no rio Guaíba, que é uma das opções turísticas da cidade de Porto Alegre, poderá também ter a oportunidade de conhecer a cidade de Guaíba, que tem uma importância na história do Rio Grande do Sul.

Nesse mês de julho estive em Porto Alegre novamente e aproveitei para tirar um tempinho e fazer esse passeio. Resolvemos de última hora eu e minha cunhada que, por incrível que pareça, é gaúcha de Porto Alegre e ainda não tinha feito esse passeio.

As vezes brinco com ela, dizendo que vou levar uma gaúcha desbravar Porto Alegre. Mas é assim mesmo, nem sempre os moradores de uma cidade desfrutam do que ela oferece. Mas agradeço a minha cunhada Vera, pois é sempre a minha co-pilota dentro de Porto Alegre, pois mesmo com o GPS, infelizmente, não podemos confiar muito onde ele poderá nos levar não é mesmo? Confesso que já passei um susto com ele.

Como fizemos o passeio?

Estacionamos o carro no Barra Shopping Sul, que fica bem em frente a um dos locais onde se pode pegar o Catamarã. Mas, afinal, o que é esse tal Catamarã? Confesso que eu também não sabia.

“O Catamarã é um barco com duas canoas, o que possibilita maior estabilidade, tornando a viagem mais agradável. É um equipamento moderno, seguro, com sistema de navegação por GPS e que pode alcançar a velocidade de 25 nós (45 km/h), permitindo a travessia em torno de 20 minutos”. 

Na realidade, são dois Catamarãs que realizam esse passeio, um com capacidade para 120 pessoas e outro com 150 e você tem a opção de embarcar em um deles, em dois pontos: um no Barra Shopping Sul, onde embarcamos e outro fica no ponto central da cidade, que não sei onde é.

Catamarã

Saída do shopping

Saímos caminhando do estacionamento do Shopping, atravessamos a rua e, no final desse corredor, está lá o local onde você poderá comprar o seu ticket.

Compramos o ticket diretamente, ao preço de R$ 10,10 para ir e o mesmo valor para voltar. São várias as possibilidades de horários para você se planejar, conforme a foto abaixo. Se pensar que você estará indo até a pequena cidade de Guaíba, o preço não achei caro. O tempo do percurso é em torno de 20 minutos.

 

Essa embarcação não é apenas turística, ela é muito utilizada como meio de transporte entre as duas cidades, como forma de evitar o grande trânsito, favorecendo a economia de horário.

Se precisar esperar um pouco para o horário que escolheu, você tem a opção de esperar sentado. 

A chegada da Catamarã. 

O barco oferece coletes salva-vidas para os passageiros, embora nessa viagem não vi ninguém utilizando, mas, caso você queira, tem a sua disposição. Você terá acesso, ainda,  a internet, ambiente climatizado e TV. 

Todos os passageiros vão sentados, em poltronas confortáveis.

Por motivo de segurança, você poderá apreciar o rio Guaíba e as vistas ao seu redor somente através da janela. Não é permitido ir do lado de fora do barco. Mas se tiver a oportunidade de ficar próximo a janela, é tudo de bom.

E assim chegamos na pequena e graciosa cidade de Guaíba.

Achei legal esse monumento oferecido a cidade por alunos do curso de arquitetura do Chile.

Final de tarde e mês de férias, a beira do rio Guaíba é lugar legal para passar um tempinho com as crianças e tomar um chimarrão.

 

Como tínhamos apenas 1 hora para conhecer um pouco da cidade de Guaíba, resolvemos fazer o passeio turístico que valeu muito a pena, principalmente pela história que nos foi contada por lá, referente ao Rio Grande do Sul.

É um passeio com essa jardineira (nome do ônibus) da qual tem apenas 7 similares no Brasil. Foi nessa cidade que morreu Bento Gonçalves (um dos líderes da Revolução Farroupilha).   Como foi esse passeio e sobre o que vimos por lá, será o objetivo de um próximo post. ok?

Enfim, sobre essa travessia do rio Guaíba com o Catamarã, posso dizer que me surpreendi pela qualidade da embarcação, pelo atendimento e a tranquilidade com que passeamos, com total segurança, nesse trajeto entre Porto Alegre e a cidade de Guaíba. Valeu muito a pena essa experiência.

Era isso por hoje.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 Referências:
http://www.catsul.com.br/site/default.asp?TroncoID=707064&SecaoID=706460&SubsecaoID=0&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=806347

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email