Cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é trazer um pouco aqui para você sobre a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Um cidade que, infelizmente, ficou um pouco marcada pela aquela tragédia da Boate Kiss que trouxe uma comoção em todo o país em um fatídico domingo, quando o Brasil e o mundo recebeu a triste notícia daquela tragédia da morte de 242 jovens.

Apesar de tanta tristeza, Santa Maria está lá firme com seus moradores sofridos sim, mas dando a continuidade da vida e da cidade charmosa com sua Universidade linda que continua atraindo e preparando muitos jovens para a vida profissional…

 

A cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul 

De acordo com a Lenda de Imembuí a cidade de Santa Maria nasceu “do amor da índia Imembuí, da tribo dos Minuanos, pelo guerreiro português Rodrigues, feito prisioneiro pelos índios e pede por sua vida. Seus descendentes teriam dado início ao povoamento de Santa Maria, chamando-a carinhosamente de Ybitory Retan (terra da alegria). Hoje Santa Maria é conhecida como a “cidade univesitária”ou “cidade da cultura”. 

 

 

 

foto do site: http://santamaria-rs-brasil.blogspot.com.br/2009/12/mapa-com-santa-maria.html

A cidade de Santa Maria está localizada bem no centro do Estado do Rio Grande do Sul, e possui 9 distritos. No último senso de 2017, do IBGE, a cidade apresentou  278.455 habitantes, considerada uma cidade de médio porte e a maior nessa parte central do Rio Grande do Sul, sendo considerada a quinta cidade do Estado no quesito número de habitantes.

A sua fundação foi em 06 de abril de 1876 e no ano de 1901 foram encontrados nessa cidade o primeiro sítio palaentológico, onde também foi encontrado o estauricossauro, primeiro dinossauro brasileiro. 

A Catedral Metropolitana de Santa Maria

A Basílica Nossa Senhora de Medianeira

Calçadão de Santa Maria- Área bem movimentada do comércio da cidade

Fonte da Imagem: Arquivo da Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria/RS

A importante avenida Rio Branco da cidade

Fonte: Arquivo da Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria/RS

A segunda Concentração Militar do Brasil 

Está situada aqui a Terceira Divisão do Exército Brasileiro e a Base da Força Aérea Brasileira, localizada no bairro Columbi, um bairro tranquilo e seguro da cidade, de Santa Maria. Essa sede foi inaugurada no ano de 1971. 

 

 

 

Fiquei encantada em conhecer essa Base tão grande, organizada e bem administrada na formatura dos aspirantes desse ano de 2018.

A Vila Belga – Patrimônio Histórico de Santa Maria

Outro lugar que vale a pena conhecer em Santa Maria é a famosa Vila Belga, construída no período de 1901 a 1903, que foi projetada pelo engenheiro Belga Gustave Wauthier, onde serviram de residências dos funcionários da Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil”, que foram os responsáveis pela construção da linha férrea de Porto Alegre a Uruguaiana.

É hoje patrimônio histórico da cidade de Santa Maria e está situada em quatro ruas principais e cinco quadras entre as ruas Manoel Ribas, Ernesto Beck, Dr. Wauthier e André Marques.

Fiz algumas fotos por lá:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Boate Kiss

Resolvi passar em frente a Boate Kiss e não tem como não lembrar do sofrimento vivido naquele que seria um dia de divertimento para tantos jovens e que viria a acabar com suas vidas tão cedo.  Pela televisão e, através dos noticiários, não se tem a noção devida do lugar onde está situado esse prédio. É uma rua estreita localizada em uma subida.  Comecei a imaginar como sairiam tantos jovens por aquela única entrada e me peguei a pensar, inclusive, as dificuldades que ocorreram para as equipes de socorro em função do pouco espaço ali existente.

.No livro da médica e psicanalista Laura Ward da Rosa, onde ela escreve um capítulo sobre esse acontecimento, a autora relata: “Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, mais de quinhentas famílias começaram a viver um pesadelo sem fim em Santa Maria, (…) Pais desesperados chamavam seus filhos pelo celular, mas alguns até hoje 242 jovens, já não podiam responder. A notícia do incêndio na Boate Kiss corria pela cidade, tão rápida quanto a fumaça tóxica. A população saiu de casa e se dirigiu à rua Andradas e constatou, estarrecida, o fogo na boate; bombeiros, paramédicos, e voluntários tratavam de tirar corpos no interior do prédio, outros colocavam abaixo as paredes para ampliar as saídas, tão estreita era a única porta”. pg. 99

(…) Uma manchete do jornal no dia seguinte, dizia: Em Santa Maria morreram todos, referindo-se à dor de todos nós, aqui e nos diferentes países que, identificados em nossos vínculos fraternos, sofremos juntos o impacto da perda como se fossem nossos filhos e até hoje acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos da Boate Kiss. Um anúncio publicitário na televisão argentina diz: “Se perdes um trabalho, és um desempregado (…), se perdes um pai, és um orfão (…), se perdes um filho (…) não tem nome”(apud PUGET, 2006, p. 168).” 

A todos os pais, parentes, amigos das vítimas da Boate Kiss só nos resta o nosso respeito, solidariedade e amor e que, cada um, possa continuar suas vidas, apesar de tanta tristeza e que se faça justiça para que tais catástrofes não se repitam. Que o nosso poder público, nossas leis e responsáveis pelas vistorias sejam éticos em suas responsabilidades quando se trata de reunir inúmeras pessoas em um local sem as mínimas condições de segurança necessárias.  

A reconhecida Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

 A UFSM – Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade pública do interior do Brasil e atrai muitos estudantes do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. “Atualmente aponta como um centro de conhecimento e inovação, devido à presença de sete instituições de ensino superior, além de rede de ensino fundamental e médio, bem como de curso técnico.”

 

Conheci a Universidade somente pelo lado de fora e achei muito lindo o enorme espaço e o local. O que me chamou a atenção, também, é que, além dos alunos que ali estudam e frequentam a Universidade, ela  é um espaço público onde serve de lugar de lazer para os moradores de Santa Maria e todos que lá resolvem aparecer. É bem frequentado pelas famílias de Santa Maria, como forma de lazer.

 

No dia em que passei por lá pude perceber famílias inteiras sentadas nos gramados, com crianças e tomando seu chimarrão, muito legal a população usufruir do espaço amplo da Universidade, além do incentivo que se pode dar as novas gerações com relação a importância do conhecimento.

Indo a Santa Maria vale a pena dar uma passadinha pela UFSM. 

 

 

 

Santa Maria está mais voltada para a prestação de serviços, comércio, serviços hospitalares e serviços públicos. Sobre a Universidade você poderá obter maiores informações sobre os cursos que oferece nesse site: http://site.ufsm.br/#

Foi a primeira vez que fui a Santa Maria, gostei muito da cidade e do atendimento dos profissionais que lá precisei. Achei um pessoal receptivo e atencioso. Como a primeira impressão é a que fica, gostei da experiência de ter conhecido mais essa cidade do nosso país.

Santa Maria, também, está bem próxima do Uruguai, onde se caso queira aproveitar para conhecer a distância é 243 km e a estrada é hiper tranquila. Fomos até Rivera na divisa, onde muitos brasileiros aproveitam para realizar compras em seu Duty Free, farei um post por aqui do que vi por lá.

Enfim gente, essa cidade que fica cercada de morros por todos os lados, também conhecida por Santa Maria da Boca do Monte, também, nos oferece lindas cenas da nossa mãe natureza. 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.