O fantástico Victoria and Albert Museum em Londres

Oi Gente

O objetivo do post de hoje é dividir aqui com você um pouco desse fantástico Museu de Londres, que vale cada minuto de sua visita por lá, o Victoria and Albert Museum.

Após 23 anos, retornei a Londres e fiquei apenas 2 dias por lá. Mas, dessa vez, escolhi bem o que queria fazer para aproveitar o pouco tempo em Londres e adorei a visita a esse museu. Saiba um pouco por aqui…

 

 

Apenas dois dias em Londres

Na verdade é a quarta vez que visito Londres e como é linda e organizada essa cidade. As vezes, fico na dúvida se prefiro Paris ou Londres.

Já pensei em trazer umas fotos antigas por aqui e contar histórias sobre as loucuras que aprontamos quando somos mais jovens.  Viajar pela Europa com três crianças, em uma época que não existia celular, com pouco dinheiro, um mapa nas mãos e um carro, vamos dizer assim: (“meia boca”), são aventuras que a gente faz e que nos deixam boas lembranças e histórias para contar. 

 

Das outras viagens a Londres, todas há 23 anos atrás, estava com meus filhos que eram bem pequenos e a menor com fraldas ainda. Que saudades que me deu ao retornar dessa vez.

 

Isso equivale a dizer que já havia visitado vários pontos turísticos e interessantes de Londres. Mas, viajar com crianças pequenas é claro que  a programação é sempre bem diferente não é mesmo? Mas, nunca os filhos foram impedimentos para nossas viagens.

Dessa vez, estando só com o Calegari, pude visitar tranquilamente o que não pude em outros momentos. Assim, em um final de semana que passamos por lá, fizemos um tour rápido pela cidade, para matar as saudades, visitei esse fantástico Museu Victoria e Albert  e o Museu de Freud, o qual ja falei sobre ele por aqui.

Sobre o Tour, coloquei no meu canal do Youtube, caso queira saber um pouco, acesse aqui. e te convido a conhecer.

 

Sobre o Museu gente, vou intercalando fotos (tirei muitas por lá)  e contando um pouco sobre ele. ok?

V & A – Victoria and Albert Museum

Se você gosta ou não de visitar Museu, pois é sempre tem os que amam e aqueles que nem tanto,  esse Museu acredito que atende os dois tipos, até porque ele tem um acervo de milhões de peças e, provavelmente, você poderá encontrar uma área do museu que possa te chamar a atenção.

Infelizmente, em uma viagem com outros fins, nunca temos todo o tempo necessário para fazer uma visita como gostaríamos, mas acredito que teria que reservar, no mínimo, umas duas horas, para se ter uma ideia do que é esse museu. Só posso dizer que vale muito a pena, caso você esteja com alguma dúvida, em qual escolher. ok?

 

Essa escultura bem acima da Porta é do Principe Albert.

São sete andares de Museu, na realidade são 06, mas no piso térreo também estão expostas uma grande quantidade de peças. Não esqueça de pegar o mapa na entrada para se localizar e ver o que realmente se quer, caso não tenha tanto tempo.

Um pouco da História desse Museu

O Victoria e Albert Museum, o V & A, foi fundado com a missão: educar designers, fabricantes e público sobre artes e design.  

 

Tudo começou  em 1851, com a primeira exposição internacional de design e fabricação do mundo. Terminada a exposição, o seu criador e campeão, o príncipe Albert, viu a necessidade de manter e melhorar os padrões da indústria britânica para competir no mercado internacional. Nesse momento, o Museu recebeu o nome de Museu de Manufatura.

Para este fim, ele anunciou que os lucros da exposição seriam usados ​​para desenvolver um distrito cultural de museus e faculdades em South Kensington dedicado à arte e educação científica. O Museu foi a primeira dessas instituições. Foi fundada em 1852 e mudou-se para sua atual casa na Exhibition Road em 1857.

Por mais de 40 anos foi  conhecido como o Museu South Kensington, (segundo nome dado ao museu) mas em 1899 foi renomeado após a rainha Victoria ter colocado a pedra fundamental e renomeado o Museu para Victoria and Albert, em 17 de maio de 1899.

Arquitetura

Desde a sua criação, os edifícios do museu foram projetados como  exemplo da melhor arquitetura e design contemporâneos. Eles deveriam ser uma obra de arte em si mesmos, reforçando a missão do Museu de educar e inspirar seus visitantes. Esta filosofia resistiu para criar o conjunto variado de edifícios que vemos hoje. Cada um deles representa agora um capítulo da história da V & A e um momento da história do design britânico.

Foto:  de Richard Rogerson (pesquisada no Google) – construção 1873

O V & A Exhibition Road Quarter combina a arquitetura de três fases da história do prédio do Museu. A Ala Henry Cole, o primeiro diretor do Museu, é adornada com esculturas de terracota, imitando exemplos da Renascença italiana em um estilo preferido pelos designers vitorianos do museu.

Foto (pesquisa google imagens) – 1909

Aston Webb foi um arquiteto inglês responsável por vários projetos arquitetônicos da cidade de Londres, no final do século XIX e início do século XX. Os edifícios de Aston Webb são ecléticos, com um estilo histórico variado e  esculturas em pedra Portland.

O coutyard Sackler, projetado pela Al_ A é pavimentado com mais de 10.000 ladrilhos de cerâmica sob medida. Esta escolha de material responde especificamente ao tecido do edifício original do século XIX, no qual as cerâmicas decorativas eram destacadas.

Algumas Galerias que visitei

Como falei mais acima, o Museu é enorme e como sabia que não teria tempo de visitá-lo por completo, fui ver os setores que gosto muito e aqui estão algumas fotos, ok?

Desde o seu nascimento, no século XIX, o museu não deixou de crescer e evoluir. Hoje ele acolhe uma coleção valiosa e extraordinariamente diversa com mais de 2,25 milhões de objetos de arte e design.

“(…) o seu design atual, foi bem-vindo como resultado da decisão de transformar as antigas galerias cavernosas em salas menores, tornando-o  num cenário único que surpreende e fascina os visitantes, à medida que descobrem novas coleções e novas vistas em cada esquina.”p. 15

“As galerias, são organizadas segundo o contexto social e histórico e os materiais utilizados nos andares superiores, obtêm peças de diferentes disciplinas convivendo harmoniosamente com as grandes soluções arquitetônicas utilizadas, de modo que o prédio e a coleção se complementam e se revigoram.”p. 15

“Atualmente, a evolução do Museu coincide com o lançamento do Future Plan, um ambicioso programa de desenvolvimento que está transformando o V & A de South Kensington.”p. 15

“Os melhores designers do momento são os artifícios de novas e fascinantes galerias e instalações que recuperam a beleza do edifício original e o realçam. Durante os últimos dez anos, mais de 70% dos espaços públicos do Museu passaram por mudanças, incluindo os Tribunais da Moda, a Galeria de Fotos e as espetaculares Galerias de Estudo de Cerâmica no quinto andar, que mostra 26.500 peças que compõem uma enciclopédia da história internacional da cerâmica.” p. 15

Móveis

Moda

É muito legal esse espaço, pois toda a história da Moda está ali retratada. É um dos assuntos que gosto de escrever e pesquisar por aqui sobre a História da Moda e tem alguns posts caso você também se interesse. Vou deixar apenas alguns aqui, mas você poderá pesquisar por período no blog. ok?

História da Moda – O início do uso das roupas

História da Moda – Indumentária Greco-Romana

Como surgiu a marca no mundo da moda

Fatos e fotos da Moda no período de 1900 a 1910

Algumas Curiosidades do Museu

O Museu de South Kensington (hoje o V&A) foi o primeiro museu do mundo que teve um restaurante aberto ao público.

No século XXI, o V & A segue crescendo com a construção do Museu V & A de Design de Dundee e de um anexo em Stratford, a leste de Londres (que abrirá suas portas em 2020). 

 

 

 

Dois cachorros foram enterrados nesse museu: Jim o cachorro de Henry Cole e Tycho, outro cachorro fiel e você poderá ver por lá as placas que retratam esse fato.

Vou deixar abaixo alguns links caso você deseje mais informações sobre esse museu ok? Para sua visita o site abaixo poderá te auxiliar em tudo que precisar.

https://www.vam.ac.uk/visit

Se quer ver algumas coleções:

https://www.vam.ac.uk/collections?type=featured

Sobre formas de aprender no Museu:

https://www.vam.ac.uk/info/learn

Sobre a loja do Museu:

https://www.vam.ac.uk/shop/books/exhibition-books.html

Fiz um vídeo sobre o Museu que está no meu canal do Youtube. Caso queira visitar acesse por aqui.

Enfim, espero que tenha conseguido passar um pouco de informações sobre esse museuV & A e colaborar com você caso tenha dúvida se vale ou não a pena visitá-lo. Para aqueles que estudam e trabalham com  moda, design e arquitetura esse é um museu imperdível em Londres.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referências:

V & A – Um Recuerdo – Um pequeno livro que é vendido no Museu com informações em espanhol – traduzi algumas informações no post.

JULIUS, B. – Designing the V & A – The Museum as a Work of Art (1857 – 1909) 

vam.ac.uk/page/history