Oi gente
O objetivo do post é dividir aqui um Roteiro de 3 dias em Bento Gonçalves no RS. O que conseguimos fazer e ver por lá.
Já faz alguns dias que não escrevo por aqui. É a correria do dia a dia mesmo e, também, estive nessa viagem ao Rio Grande do Sul, que adorei fazer, embora de apenas 3 dias.
Como chegamos lá?
Saímos de Londrina na sexta feira a noite com um voo, via Curitiba, para Porto Alegre. Chegamos lá já era mais de meia noite. O vôo hiper tranquilo.
Já passava da meia noite e fomos direto na empresa Unidas, onde tínhamos deixado um carro para alugar.
Nessa viagem estava acompanhada pelo meu filho. Ele tinha um casamento de um grande amigo na cidade e resolvi aproveitar para ir junto para conhecer Bento. Não fui no casamento kkk, mas aproveitei esse tempo para ir conhecer um pouco de Bento.
Alugamos um carro na Empresa Unidas
Embora a Empresa fique bem próxima do Aeroporto, não é tão perto assim para ir caminhando. Porém, a Empresa oferece uma Van que nos leva diretamente onde é o local de pegar o carro.
Fomos bem atendidos por lá e escolhemos um carro, conforme o vídeo que postei lá no canal do youtube.
Devido ao horário, dormimos essa noite em Porto Alegre.
Na manhã seguinte, seguimos com destino à Bento Gonçalves.
A distância de Porto Alegre até Bento Gonçalves é 122 km e 80% desse caminho é feito em pista dupla. Uma viagem hiper tranquila pelas rodovias.
A cidade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha
O nome da cidade de Bento Gonçalves, se refere ao militar brasileiro Bento Gonçalves da Silva que foi um dos líderes da Revolução Farroupilha.
Revolução Farroupilha que tinha como principal objetivo separar o Rio Grande do Sul dos demais Estados.
Bento Goncalves foi presidente durante 5 anos da República Rio Grandense.
A cidade é a capital do vinho brasileiro e foi desenvolvida principalmente pelos imigrantes italianos que lá chegaram.
A partir de 1870, havia por lá três colônias: Dona Isabel, Caxias e Conde Déu de imigrantes. “Até 1870, o território onde atualmente é Bento Gonçalves chamava-se Cruzinha”. Sobre a história da cidade e mais detalhes você poderá ver nesse site
O roteiro de 3 dias em Bento Gonçalves
Vou tentar descrever para você o que conseguimos fazer por lá nesses três dias ok?
Dia 1
Chegamos em Bento quase no horário do almoço e antes de fazer o check-in no hotel, resolvemos almoçar em um restaurante que nos foi indicado e que gostamos muito.
O restaurante fica no Caminhos de Pedra, uma rota linda de Bento Gonçalves, com uma gastronomia italiana deliciosa e que você poderá escolher entre rodizio ou a la carte.
Ele fica nessa casa de pedras que foi construída em meados de 1880 e que conta um pouco da história da região. Mas, o que achei legal mesmo foi ver uma árvore linda, ao lado de fora do restaurante e que tem uma história sobre ela.
Veja abaixo em vídeo para que possa ver a beleza que ela é:
Após o almoço, demos uma volta de carro para ver um pouco dessa rota caminhos de pedra e fomos direto ao hotel onde nos hospedamos. Nos hospedamos no hotel Laghetto, muito bom o hotel e atendimento ótimo dos funcionários.
A tarde, enquanto meu filho foi ao casamento do amigo, resolvi explorar um pouco a cidade e fui conhecer a Igreja Matriz de Bento Gonçalves e passear um pouco por lá, a pé.
Se quiser ver um pouco da Igreja por dentro, aproveite dar uma olhadinha nessa pequena filmagem que fiz por lá.
Na praça central da cidade de Bento Gonçalves, logo ao lado, fica a praça da Estação Ferroviária e lá você poderá visualizar um trem maria fumaça, como forma de homenagear e lembrar os tempos da imigração italiana na região. Veja abaixo:
“Nesta locomotiva que já completou 100 anos, inúmeras memórias e vidas passaram pela Ferrovia de Bento Gonçalves. Famílias de imigrantes e trabalhadores que, com muito esforço, trouxeram desenvolvimento para a Região da Uva e do Vinho”.
Nesse dia, tentei conhecer o Museu do Imigrante, porém estava fechado. Não entendi muito, uma cidade turística, manter o museu fechado, mas…
Dia 2 – Dia em Bento Gonçalves
Sinceramente, o que mais queria fazer em Bento Gonçalves, além de ver as belezas da Serra, era fazer o famoso passeio de Maria Fumaça. E foi no segundo dia que o realizamos.
Vale lembrar gente que é bom se programar antes para fazer esse passeio. Nem sempre, conforme a época, você consegue vaga realizá-lo no dia que você quer.
Para realizar esse passeio você terá duas opções:
1 – ir de Bento Gonçalves até a Estação de Carlos Barbosa;
2 – voltar de Carlos Barbosa para Bento Gonçalves.
Escolhemos a opção 2. Chegamos na estação de Bento Gonçalves, onde embarcamos em um ônibus que nos levou até Carlos Barbosa e foi de lá que retornamos com a Maria Fumaça para Bento Gonçalves.
Chegando em Carlos Barbosa, fomos surpreendido com uma recepção muito legal para os turistas, com um show ao vivo com músicas lindíssimas italianas. Amei!! Veja o pequeno vídeo abaixo que fiz desse momento.
Durante o trajeto de volta para Bento Gonçalves, dentro dos vagões são apresentados alguns shows com músicas típicas italianas e do Rio Grande do Sul que faz da viagem uma diversão.
O trajeto gira em torno de 23 km e esse trem “Maria Fumaça” é administrado pela Empresa Giordani Turismo.
No meio do trajeto, há uma parada na estação de Garibaldi. A cidade é conhecida como a “Terra do Espumante”. Para se ter uma idéia, 80% da produção nacional de espumantes é fabricada nessa Região de Garibaldi e Bento Gonçalves.
O Ticket do Passeio
Compramos o voucher do passeio da Maria Fumaça e também com o direito de visitar uma epopéia italiana.
Os preços e opções de passeios você poderá ver nesse site abaixo: https://www.giordaniturismo.com.br/grupo/passeioscommariafumaca
No final da viagem, chegando em Bento Gonçalves, logo próximo à estação, você caminha um pouquinho e chegará ao parque cultural, onde será exibida a Epopéia Italiana.
Dia 3 – Conhecendo as vinícolas
No terceiro dia, saímos do hotel as 10h00 e fomos direto no circuito das vinícolas da região para visitar algumas. É bom agendar as visitas viu gente.
Veja abaixo, alguns vídeos que fiz desse terceiro dia que conseguimos fazer por lá. Tinhamos passado no dia anterior para visitar uma das vinícolas e não conseguimos. Retornamos no terceiro dia e deu certo. Veja os vídeos abaixo.
As 60 anos, com uma boa experiência de vida, a gente tem várias histórias para contar, umas boas outras nem tanto. Assim é a vida!!! Porém, se me perguntarem o que mais amo nessa vida, além da minha família e entre tudo que já vi e vivi, sem dúvida amo uma viagem e, quando a oportunidade aparece, agarro mesmo. kkk
Sou suspeita de falar sobre o Rio Grande do Sul, pois gosto muito desse estado brasileiro, até por ter muito a ver com a minha história de vida. A família de meu marido mora todos por lá.
Vou deixar por aqui, alguns posts de viagens que já fiz por esse Rio Grande do Sul. Fique a vontade para dar uma olhadinha.
Visita a uma charqueada em Pelotas – RS
Museu da Baronesa- Um passeio imperdível em Pelotas – RS
Porto Alegre – Passeio de Catamarã no rio Guaíba
Festival da Cerveja de Porto Alegre
Porto Alegre – Dica de um lugar legal para os cinquentões
Santuário Santa Rita de Cássia em Porto Alegre
Cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul
Um lindo casamento em uma vinícola no RS
Guaíba – A cidade berço da Revolução Farroupilha
Enfim gente, tem muitos posts de viagens por aqui no blog. Se você, assim como eu gosta de viajar, entre na categoria viagens do blog e poderá ver alguns lugares que já tive a oportunidade de conhecer e agradeço muito por isso, tanto no Brasil como no Exterior.
Visitar essa região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, só tenho a dizer que vale muito a pena. Mais um sonho de viagem realizado.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço