logo-Blog MAri Calegari
Um rápido passeio pela cidade de Morretes no Paraná

Um rápido passeio pela cidade de Morretes no Paraná

Tempo de leitura 5 min.

Oi gente

O objetivo do post de hoje é dividir aqui com você um rápido passeio pela cidade de Morretes, no Paraná.

Esse passeio foi bem rápido na cidade Morretes. Estava em viagem de litorina saindo de Curitiba, com destino a Morretes de trem.

No nosso roteiro estava programado essa parada em Morrretes, onde a gente pode saborear o verdadeiro prato típico do nosso Estado do Paraná, que é o barreado.

Um pouco sobre essa pequena cidade de Morretes no Paraná

Mapa das Regiões do Estado do Paraná
O Mapa do Estado do Paraná por Regiões

Abaixo para você ter uma ideia de onde está localizada a cidade de Morretes.

Localização de Morretes no Paraná
Via Wikipedia org.

Morretes é uma cidade com uma área de 685 km2, situada no pé da Serra e conhecida como a terra do Barreado, a prato típico do nosso Estado do Paraná, com uma população em torno de 16.000 habitantes.

Na área do turismo ela oferece 04 parques ambientais para que você possa conhecer:

01 – Parque Estadual Pico do Morumbi

Ecoturismo em Morretes: aventura no Parque Estadual do Pico Marumbi | Jogos  de Aventura e Natureza | G1

Para quem gosta de fazer trilhas e ecoturismo, é algo desafiador. “Um dos atrativos do Paraque é o Conjunto Marumbi, que é composto por nove cumes. O mais alto é o Monte Olimpo, com seus 1539 metros de altura”. Saiba um pouco por aqui.

2 – Parque Estadual Graciosa

Parque Estadual da Graciosa | Paraná

Possui uma área de 1.189,58 hectares, tendo como seu principal objetivo a preservação “e a manutenção da biodiversidade e dos sistemas hídricos do litoral. É composto por grande variedade de espécies de aves, mamíferos, cobras, sapos e insetos, bem como espécies vegetais típicas da Floresta Ombrófila Densa. Veja por aqui.

03 – Parque Estadual do Pau Oco

Parque Estadual do Pau Oco

Parque criado em 1994, pelo decreto 4.266 do governo do estado, com o objetivo principal de promover a preservação do regime hídrico, fauna e flora.

É possível fazer trilhas por lá que vão levar até a cachoeira Salto da Fortuna, com 40 metros de queda, onde se forma uma piscina natural. O acesso ao parque se dá pela estrada do Anhaia.

4 – Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

Conheça as belezas do Parque Nacional Saint Hilaire Langue - Foca na Folga

“O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi a primeira Unidade de Conservação do país a ser criada por Lei, englobando os municípios de Matinhos, Morretes e Paranaguá, sendo 80% do parque na região de Guaratuba e Paranaguá. Este conta com atrações como cachoeiras e montanhas, que vão de dez metros até mil e quinhentos metros de altitude. Um espetáculo à parte, quando se trata da vista lá de cima .”

Um bate-volta para conhecer Morretes, no Paraná, de trem

Foi no ano de 1841 que a cidade de Morretes foi desmenbrada de Antonina e no ano de 1869 foi elevada a cidade, com o nome do rio Nhundiaquara. No ano seguinte o nome foi mudado para Morrretes, que significa “pequenos morros”ou “cercado de pequenos morros”.

“Após o ciclo do ouro foi a erva mate, coletada em Curitiba e transportada no lombo de muares até Morretes para beneficiamento, que desenvolveu a economia da cidade. A erva seguia pelo rio Nhundiaquara até Antonina, o quarto maior porto do Brasil na época, onde era exportada para a Argentina, Chile, Uruguai e alguns países na Europa, como Inglaterra e França”. p. 74

No final do século IXI se inicia o investimento na cana-de-açucar, dando origem ao desenvolvimento da tradicional cachaça “Morreteana”. Além da cana-de-açucar, o gengibre, o inhame, mandioca, maracujá e acerola e alguns outros, bem como o turismo fazem parte da economia dessa graciosa cidade.

O que vimos em Morretes

Como disse acima, Morretes fazia parte de uma parada na nossa viagem de Litorina, de Curitiba até Morretes. Nesse percurso são três horas de viagem com lindas imagens da mata Atlântica. Já fiz um post por aqui desse percurso: Viagem de Litorina de Curitiba à Morretes no Paraná

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img_0666-1024x768.jpg
A chegada em Morretes de trem

Após o desembarque do trem, fomos de ônibus conhecer um lugar legal, o Parque Temático Hisgeopar.

O Parque Temático Hisgeopar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img_0878-1024x768.jpg

O Parque temático Hisgeopar conta a história do nosso estado de uma forma interessante e de uma forma educativa, um lugar muito legal para levar as crianças também.

Através de miniaturas e de um cenário bem interessante você poderá conhecer a história do Paraná e paranaenses desde os tempos dos índios, como aconteceu a colonização, os ciclos econômicos e o desenvolvimento do Estado até os dias atuais. Em forma de estruturas motorizadas, em tamanhos minúsculos, tudo muito criativo e gracioso.

Veja abaixo um pequeno vídeo que fiz por lá e postei no meu canal do Youtube.

Após essa visita, fomos conhecer mais um pouco da pequena cidade de Morretes e fomos no primeiro momento apreciar o tradicional prato paranaense o barreado, que por sinal estava uma delícia.

Logo após o almoço fizemos uma caminhada pelo centro turístico da cidade, onde fiz algumas fotos e visitamos algumas lojinhas do comercio local.

Um pequeno vídeo que fiz por lá

O que Morretes oferece de interessante?

A cidade oferece alguns atrativos históricos e naturais, como os citados acima, e vale lembrar que alguns artistas paranaenses surgiram em Morretes, como João Turin, Frederico Lange de Morretes, Rocha Pombo, Mirtillo Trombini, entre outros.

O Rio Nhundiaquara

Rio Nhundiaquara em Morretes

O Rio Nhundiaquara que foi um importante meio de acesso à cidade. Ele corta a cidade de Morretes, trazendo uma beleza a cidade histórica de Morretes.

A Igreja Nossa Senhora do Porto

A Igreja de Nossa Senhora do Porto

A Igreja apresenta uma arquitetura colonial portuguesa e foi construída em 1797, onde abriga a Via Sacra pintada pelo artista morretense Theodoro de Bonna.

Naquela época, construia-se Igrejas com apenas uma torre “para evitar o pagamento de impostos ao Vaticano. Quando a situação financeira melhorasse a segunda torre seria construída no espaço deixado”. Porém lá em Morretes continua uma única torre.

A cruz que se encontra na frente da Igreja, é uma cruz jesuíta que marca o fim do século XIX (31 de dezembro de 1900) e o início do século XX (01 de janeiro de 1901). Outro vídeo abaixo para se ter uma pequena ideia da Igreja por dentro.

É lógico gente que em pouco tempo não nos possibilitou ver o que gostaríamos por lá, mas deu para verificar os graciosos casarios antigos, com os berais decorados, a influencia da colonização portuguesa e conhecer um pouco mais da história aqui do meu Estado do Paraná.

É comum a gente levar na lembrança, por lugares que não conhecíamos, aquilo que sentimos e percebemos com relação a uma primeira visita.

Em Morretes me senti acolhida por lá, uma praça deliciosa com sombras para relaxar, um clima de cidade litorânea e cidade bem do interior. Gostei muito e aprendi um pouco mais sobre o nosso Estado.

Saímos da cidade de Morretes, fomos conhecer uma fábrica de balas de banana, passamos pela cidade de Antonina e retornamos pela estrada da Graciosa. Assuntos para outro post.

Aproveite para dar uma olhadinha em outros posts aqui do nosso Estado do Paraná e, sobre a minha linda cidade de Londrina, você poderá procurar aqui no blog muitas informações na categoria Londrina.

Posso me sentir privilegiada por conhecer várias cidades do meu Estado, porém nem sempre fiz post sobre as mesmas, mas espero ir dividindo aqui com você, na medida do possível, mas posts sobre o nosso Estado.

A graciosa cidade histórica da Lapa no Paraná

A tradicional Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

Curitiba e o seu famoso Mercado Municipal

Curitiba – o que vi em um dia por lá

Curitiba – Gastronomia e Artesanatos em Santa Felicidade

Como foi passar um final de semana nas Thermas de Jurema, no Paraná

Quatiguá no Norte Pioneiro do Paraná

Uraí no Norte do Paraná

Ribeirão do Pinhal no Paraná

Ótima Dica para o Tratamento do Aneurisma cerebral

Recanto das Cataratas- Uma viagem com 4 gerações

Londrina – Cidade linda e boa de se viver

Enfim, o nosso Estado é rico, lindo e um produtor de alimentos modelo.

Cada Estado brasileiro oferece muitas opções de passeio e as nossas cidades, da menor as maiores, sempre tem algo de interessante para nos apresentar, com sua singularidade e história do povo que as contruiu. Adoro tudo isso.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email