logo-Blog MAri Calegari
Curitiba – Gastronomia e Artesanatos em Santa Felicidade

Curitiba – Gastronomia e Artesanatos em Santa Felicidade

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Bairro da Santa Felicidade, o qual já foi uma colônia dos imigrantes italianos, é um local imperdível para quem vai a Curitiba. 

Santa Felicidade oferece aos seus visitantes  em torno de 30 opções de restaurantes e, ainda você encontrará várias lojas de artesanato, sorveteria, local para degustar um bom vinho com queijo, confeitarias, etc.

Enfim, se você curte uma boa gastronomia, principalmente com pratos típicos italianos, como frango com polenta, por exemplo, e ver e adquirir peças de artesanatos regionais, vale a pena esticar até lá…

A Região de Santa Felicidade em Curitiba

Na realidade gente, Santa Felicidade é uma região da capital que envolve 16 bairros e fica a 7 km do centro da cidade.

“A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partir de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos, e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos.” O nome do bairro também foi doado por Dona Felicidade.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a sua história, esse site aqui poderá colaborar: http://www.curitiba-parana.net/santa-felicidade.htm

Se você curte artesanatos e aprecia uma boa culinária, assim como eu, essa região é um bom lugar para se visitar quando da sua ida a Curitiba, aqui no Paraná.

As lojas de artesanatos são bem próximas umas das outras, podendo andar tranquilamente a pé e foi bem isso que fiz por lá. Assim,  trago o que consegui ver no pouco tempo que estive em Santa Felicidade, para dividir aqui com você.

É para lá também que um número grande de famílias curitibanas se dirigem, principalmente nos finais de semana, para apreciar os bons restaurantes com almoços mais prolongados e aproveitar para passear no bairro. É em Santa Felicidade também que se encontra alguns lindos condomínios horizontais com lindas residências de alto padrão.

Grandes eventos da cidade de Curitiba são realizados por lá, devido a capacidade de alguns restaurantes acolher acima de 1000 pessoas.

Algumas Fotos amadoras que fiz por lá

A fachada desse restaurante mantém inclusive o nome em italiano Ristorante, lembrando as ruínas da Itália.

Esse restaurante é o Velho Madalosso, é o que na realidade eu conheço e já fiz algumas refeições por lá e assino embaixo. Como só posso falar do que conheço, fica aqui essa dica. Conversando com algumas pessoas de Curitiba, são de opinião semelhantes a minha, que o velho Madalosso, continua muito bom.

Um restaurante tradicional e bem conhecido não só pelos curitibanos, mas pelo povo paranaense, afinal a sua história iniciou-se em 1963.  Com o bom trabalho e anos de dedicação, cada vez mais sendo reconhecido, foi se criando a necessidade de mais espaços para abrigar sua clientela e assim, aos poucos, nasceu o novo Madalosso, com espaço para abrigar grandes eventos, visitantes e turistas de todos os cantos do país e do exterior.

“Em 1995 o Madalosso recebeu o título de maior restaurante das Américas, entrando para o Guiness Book, o livro oficial dos Records, com um total de 4.645 lugares e uma área total de 7.671 metros quadrados.”. O Madalosso fez sua história como um Restaurante familiar, com sua maravilhosa culinária italiana.

Artesanatos

Em Santa Felicidade, além da gastronomia também é um “prato cheio” quando o assunto é artesanato.  O bairro oferece várias opções de lojas, com uma variedade grande de artigos para todos os gostos e bolsos.

Acabamos visitando apenas três lugares que me chamaram a atenção, em função do pouco tempo que tínhamos,  pois  queríamos voltar e conhecer  o mercado público de Curitiba (próximo post). Sendo assim, as fotos abaixo não são de um único lugar, ok?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já fiz alguns posts por aqui sobre artesanato, caso tenha vontade de dar uma olhadinha, fica aqui o convite para alguns deles:

Você sabe mesmo o que é artesanato?

O maravilhoso artesanato indiano

Sobre a loja dos EUA – Joan an – Materiais para Artesanatos

Crochê e um pouco de sua história

Enfim gente, o objetivo do post foi dividir aqui com você um pouco do que vi nesse famoso bairro de Curitiba, Santa Felicidade.  Caso você não tenha tido a oportunidade de visitar Curitiba, fica aqui a dica de um lugar que vale a pena conhecer.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email