logo-Blog MAri Calegari
A linda catedral de Maringá no Paraná

A linda catedral de Maringá no Paraná

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

Hoje quero dividir aqui com você um pouco sobre a linda catedral de Maringá no Paraná. Estive lá no mês passado e fui visitá-la.

Apesar de já conhecê-la, fui com um pouco mais de tempo e resolvi tirar umas fotos (amadoras, diga-se de passagem) e fiz um pequeno vídeo para que você possa ter uma ideia dessa linda obra de arquitetura. É um símbolo da cidade.

Catedral da cidade de Maringá no Paraná

Eu já comentei aqui com você que gosto muito de fotografar as Igrejas e conhecer um pouco de sua história pelos lugares que tenho a oportunidade de passar.

Independente da religião e da crença de cada um, gosto das construções, dos modelos diferentes de Igreja e acredito que elas falam também um pouco sobre os habitantes de cada cidade.

No mês passado, estive em Maringá e resolvi visitar com calma a sua linda catedral e fiz por lá algumas fotos e filmagens amadoras (kkk) e divido aqui com você hoje, um pouco sobre ela.

Interior da Catedral

Maringá está localizada ao Noroeste do Estado do Paraná e é a terceira maior cidade do Estado. Ela é referência quanto a sustentabilidade ambiental. Para se ter uma ideia ela possui 13 reservas florestais, “totalizando 1400 quilômetros quadrados de área protegida, 105 praças, mais de 103 mil metros quadrados de jardins, mais de 160 mil árvores, a cidade possui o índice de cerca 26 metros quadrados de área verde por habitante”. Nesse site aqui você poderá obter mais informações sobre essa linda cidade.

Mas, como o objetivo do post é falar sobre a linda Catedral de Maringá no Paraná, vamos lá então.

Conhecendo um pouco sobre sua história

O nome dessa Catedral é Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e é, sem dúvida, um símbolo da cidade de Maringá, situada no Estado do Paraná.

Sua forma arquitetônica é moderna e foi projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci.

Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D’Elboux.

A sua construção aconteceu entre os anos de 1959 e 1972 e está localizada bem no meio de uma praça central da cidade, na Av. Tiradentes, 500.

Ela é considerada a mais alta da América Latina e é o décimo monumento religioso em altura do mundo. Ela tem 114 metros de altura.

“Os alicerces da catedral começaram a ser edificados em 1959 e a construção em concreto com 5 mil metros cúbicos, ficou pronta para o aniversário de Maringá, em 10 de maio de 1972.   

 A primeira missa na catedral inacabada foi em 31 de dezembro de 1972, realizando-se a sua congregação no dia 3 de maio de 1981. O título de Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, foi concedido em 21 de janeiro de 1982. A antiga catedral, em madeira, foi desmontada e teve as tábuas destinadas à construção de casas populares.”

A luz do exterior com o os lindos vitrais dá um charme especial a Catedral

O espaço interno da Catedral tem a capacidade para abrigar em torno de 3500 pessoas.

Toda de concreto – uma característa da arquitetura brutalista

Lendo um artigo sobre ela na Gazeta do Povo, ali comenta que: “as formas geométricas, da caracteristica brutalista, das influências góticas e modernistas, a Catedral tem detalhes construtivos quase sempre ignorados (…) Veja a reportagem interessante e completa por aqui.

Os seus lindos vitrais

Os seus lindos vitrais nos chamam a atenção pelos detalhes de suas formas e cores, bem colorido. Os quatro maiores vitrais, de aproximadamente 20 m de altura, representam os pontos cardeais e os vitrais menores, num total de 12, com 12 metros de altura, representa os 12 apóstolos.

Os vitrais coloridos até nos lembra uma renda

Os vitrais da Catedral foram produzidos com cristal francês, onde o jogo de luzes e cores com linhas abstratas, representam a “história da criação, a queda do homem e sua caminhada para a salvação”.

O responsável pela criação desses maravilhosos vitrais foi Lorenz Johannes Helmair, um artista alemão, nascido em Munique em 1951 e chegou ao Brasil em 1952, fixando moradia em Porto Alegre. A sua produção artística entre vitrais e mosaicos estão espalhados em várias igrejas de nosso país, sendo que seu primeiro trabalho para o interior de Igreja, no ano de 1964, foi encomendado para a Catedral de Botucatu, no interior do estado de São Paulo.

Outros artistas também estão presentes nos detalhes da Catedral

O Cristo em madeira com 7 metros

Na foto acima, esse Cristo de madeira de 7 metros é uma obra do escultor Conrado Moser e as demais obras pictóricas da Catedral são de autoria de Zanzal Matter.

Em seu interior, a Catedral abriga trabalhos dos artistas Zanzal Matter e Conrado Mozzer. Uma escada com 466 degraus leva os visitantes a um mirante, onde encontrarão uma belíssima vista da cidade.

“A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos”.

A pintura também está presente dentro da Catedral

Para se ter uma ideia, “calcula-se que foram usados 30.000 sacos de cimento, 270 toneladas de ferro, 3,6 mil metros cúbicos de areia, 4,1 mil metros cúbicos de pedra britada e quase 2 mil metros cúbicos de granito para o piso.”

                    

Além de toda a sua beleza interna e externa, ela também tem seus espelhos d’água. No ano de 2012, foi instalado o novo sistema de iluminação, “com um software para o comando da iluminação que aceita a programação de cores e tempo de duração, com ainda possibilidade de programação individual para cada projetor”.

 Fonte: Secretaria Municipal do Controle Urbano e Obras Públicas – 15de setembro de 2012

Abaixo, você poderá assistir um pequeno vídeo que fiz por lá e ter uma ideia melhor dessa construção e da sua praça com os espelhos d’agua.

Um vídeo amador que fiz nessa visita

Caso você queira visitar essa linda Catedral de Maringá ela está localizada na Avenida Tiradentes, 500, Zona 01 e o horário de visitação vai das 7h00 às 21 horas, todos os dias e caso queira subir nas torres para ter uma vista da cidade, é interessante ligar no tel: 44-3227-1993 para pegar melhores informações ok?

  Agora, se você assim como eu, também gosta de realizar essas visitas em Igrejas e conhecer um pouco sobre suas construções, obras de artes e cultura do povo de cada lugar, te convido a dar uma olhadinha nos posts abaixo, de algumas que já visitei e trouxe aqui no Blog.

A linda Igreja Nossa Senhora do Brasil em São Paulo

Irlanda – A Igreja de São João Evangelista de Kilkenny

A Igreja de St Mary the Virgin em Baldock na Inglaterra

St Gallen e a linda Igreja St. Laurenzen

Londrina – Igreja Rainha dos Apóstolos

Mosteiro Beneditino Sustentável na Alemanha

Irlanda – A importante Catedral de St. Patricks em Dublin

Santuário Santa Rita de Cássia em Porto Alegre

O lindo Santuário Mãe de Deus em Porto Alegre

Paris – A linda Catedral de Notre Dame

A história e fotos do Santuário do Bom Jesus da Lapa

Londrina – Santuário Schoenstatt

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.
     

Referências:

http://www.maringa.pr.gov.br/360/locais/Catedral%20Metropolitan

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/icone-da-arquitetura-brutalista-brasileira-catedral-de-maringa-completa-45-anos/

https://mosaicosdobrasil.tripod.com/id136.html

http://www.maringa.pr.gov.br/turismo/?cod=curiosidades/32

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email