logo-Blog MAri Calegari

Resumo da Biografia de Jacques Lacan?

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Hoje trouxe um pouco de Lacan para você, um vídeo sobre Um Encontro com Lacan e uma pequena biografia para que você possa conhecer sobre quem foi esse psicanalista que fez uma releitura da obra de Freud, pai da psicanálise.

Jacques Lacan e suas teorias é o que nos possibilita compreender os desafios da saúde mental na contemporaneidade.

Como já havia dito anteriormente, dentro das abordagens de um curso de Psicologia, nunca tive dúvida sobre a psicanálise como sendo aquela que para mim faz mais sentido. 

Os conceitos de Jacques Lacan e suas teorias apresentam uma condução de tratamento onde, se há a verdadeira disposição do analisante, é possível sim encontrar recursos e saídas para problemas muitas vezes ditos de impossíveis soluções.

Uma pequena Biografia de Jacques Lacan (1901-1981)

Filósofo e psicanalista francês. Suas idéias de fundo estruturalista abalaram o cenário psicanalítico da França a partir da década de 1960.
 
Psicoanálisis: Jacques Lacan: “Lo Real, lo Imaginario y lo Simbólico”. “Lo Imaginario y el Concepto del Otro”: Jacques-Marie Émile Lacan ( 1901 / 1981 ). – ___________…

Jacques Marie Lacan nasceu em Paris, em 13 de abril de 1901, de família burguesa e católica.
 
Formou-se em medicina, especializando-se em psiquiatria, e foi interno de Gaétean de Clérambaut, a quem considerava seu único mestre no campo psiquiátrico.
 
Com a tese de doutorado La Psychose paranoïaque dans ses rapports avec la personnalité (1932; A psicose paranóica em suas relações com a personalidade), mostrou impressionante erudição e simpatia pela psicanálise, numa época em que preconceitos obstavam sua disseminação na França.  
 
   A influência de Lacan, tido como intérprete original da obra de Freud, estendeu-se além do campo da psicanálise e fez dele uma das figuras dominantes na vida cultural francesa na década de 1970.
Lacan buscou a companhia dos artistas do surrealismo, atraídos pelo caráter revolucionário das teses freudianas.
 
Acompanhou o famoso seminário de Alexandre Kojève sobre Hegel e se ligou a intelectuais de ponta do pensamento francês, entre eles Raymond Aron, Maurice Merleau-Ponty e Georges Bataille.
 
Em 1934, entrou para a Sociedade Psicanalítica de Paris. Em 1936, apresentou num congresso seu trabalho sobre o “estágio do espelho”. A partir daí, sua história se confunde com a da própria psicanálise.
 
Jacques Lacan
Numa retomada crítica dos conceitos saussurianos de “significante” e “significado”, Lacan afirmou a autonomia do significante e o inseriu na origem simbólica, constituída pela linguagem.
 
Lacan afirmou que o significante preexiste ao sujeito e sobrevive a ele, faz do sujeito homem ou mulher, traça seu destino e o priva de qualquer relação natural com o mundo.   
 
  Conhecedor profundo da obra de Freud, Lacan empreendeu ao mesmo tempo um retorno e uma revolução em direção a uma psicanálise que para ele havia perdido o sentido original.
 
O retorno à Freud visou resgatar os fundamentos psicanalíticos, que para Lacan se encontram no próprio conceito de inconsciente. Para empreender sua grande crítica às vertentes americana e francesa da psicanálise, cujo tema central é a discussão sobre o imaginário, pesquisou a linguagem e deduziu que é ela a condição de existência do inconsciente, que só existe no sujeito falante.
 
 
 

Em 1980, dissolveu a Escola Freudiana de Paris, que fundara em 1964, e criou a Escola da Causa Freudiana. Lacan faleceu em Paris, em 9 de setembro de 1981.
 
Lacan não é um autor simples nem fácil. Seus conceitos demandam, além de uma carga exaustiva de leitura, uma inversão do pensamento racional e linear a que está habituada a cultura ocidental.
 
Em seus Écrits (1966; Escritos) e vinte seminários abordou temas tão complexos quanto polêmicos, como a ética da psicanálise, a transferência, o princípio do prazer e conceitos fundamentais da psicanálise, entre outros.
 
Vale a pena dar uma olhadinha no vídeo abaixo, para conhecer um pouco mais Lacan, na visão de seus pacientes.
 

Se você curte assuntos de psicanálise, aproveite para dar uma olhadinha em outros posts que já fiz por aqui:

História da Psicanálise: Como começou a psicanálise no Brasil?

Quem foi Anna Freud? Sua vida e a psicanalise infantil

Congresso Internacional de Psicanálise em Porto Alegre

As 3 fases iniciais da psicanálise

Como e quando surgiu a psicanálise?

O endereço do Consultório de Jacques Lacan em Paris

Você sabe quais foram algumas das mulheres importantes no início da Psicanálise?

Reflexões sobre a psicanálise do século XXI

Quem foi Michael Balint na psicanálise?

 
 

Era isso por hoje gente.

Sou suspeita de falar, pois curto muito o Lacan.  Espero que gostem também.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email