Pastel “The Banjo”, 1894 – Artista Mary Stevenson Cassatt – Americana – 1844-1926

Hoje o MFA é um dos museus de arte mais abrangentes do mundo; a coleção abrange quase 500.000 obras de arte. Congratulamo-nos com mais de um milhão de visitantes a cada ano para experimentar a arte do antigo Egito para contemporânea, exposições especiais e programas educacionais inovadores.”

Edgar Degas

Edgar Degas, um dos pintores impressionistas que contribuiu na revolução do mundo das artes, no início das décadas do século XX. Apesar de pertencer a família tradicional de banqueiros, preferiu não ter o seu futuro ligado às finanças e sim “às cores, às linhas, ao volume, ao desenho e à experimentação plástica. (…) Seus quadros mostraram o espírito de um novo momento da modernidade e seus contrastes, o divertimento e o prazer; assim como a solidão e linguagem”. p. 06

Pastel “Seated Dancer”- 1895-1900 – de Edgar Degas – Pintor Francês – 1834 – 1917

Óleo sobre Tela – Ät the Races in the Countryside” 1869 – Pintor  francês – Edgar Degas – 1834,1917

“O Museu passou por significativa expansão e mudança nos últimos anos; 2010 marcou a abertura da Asa da Arte das Américas, com quatro níveis de arte americana, do antigo ao moderno. Em 2011, a ala oeste do Museu foi transformada na Ala Linde Family for Contemporary Art, com novas galerias de arte contemporânea e espaços sociais e de aprendizagem. Galerias novas e aprimoradas para as coleções da MFA estão sempre abertas.”

Jean François Millet

Pintor Francês, um dos principais representantes do realismo europeu, “em meados do século XIX. Sua obra foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos, e deu forma à realidade circundante, sobretudo a das classes trabalhadoras”.

Pastel “Two Men Turning over the Soil”- 1866 – de Jean-François Millet – Artista Francês – 1814-1875

Para visitar esse Museu e poder dizer que conheceu mesmo, acredito que seria necessário alguns dias. É  interessante que, caso você tenha tempo na cidade, poderá comprar o ingresso com o preço de 25 dólares para adultos e esse ingresso permite retornar até 10 dias, dentro de um prazo de validade. 

Camille Pissaro

Olhando as obras de arte, de repente me vejo diante dessa acima de Camille Pissaro e fiquei muito surpresa, pois gosto muito das obras desse artista, que é considerado o co-fundador do impressionismo,  já havia inclusive falado sobre ele por aqui e poder me deparar com uma obra original dele foi muito legal.

Tempera e Pastel “Poultry Market at Gisors, 1885 – de Camille Pissaro – 1830-1903.

Pastel “Portrait of Père Papeille, Pontoise”- 1874 – de Camile Pissarro – artista francês – 1830-1903

Auguste Renoir

Óleo sobre Tela – “Dance at Bougival, 1883” – Artista Francês – Pierre-Auguste Renoir – 1841-1919

Van Gogh

Óleo sobre tela – “Houses at Auvers, 1890 – Artista holandês Vincent van Gogh – 1853 – 1890

Sobre esse quadro quero deixar aqui a tradução do que li por lá, até porque gosto muito de van Gogh e já falei sobre ele por aqui, inclusive a causa da sua preferência pela cor amarela. 

Em maio de 1890, Van Gogh deixou o sul da França parando em Paris para visitar seu irmão Theo antes de se estabelecer em Auvers, a noroeste da capital. Ao chegar em Auvers, ele escreveu para Theo: “Eu realmente senti em Paris que todo o barulho não era o que eu precisava”. Na aldeia mais calma, ele pintou muitas de suas melhores fotos em uma onda de atividade antes de sua morte em julho.Esta pintura retrata a paisagem exuberante e variedade de habitações locais. Ele escreveu: “Eu acho as mansões modernas e as casas de campo de classe média quase tão bonitas quanto as antigas casas de colmo que estão caindo em ruínas” (John T. Spaulding-1948 48.549).

Oléo sobre Tela – “Summer Night’s Dream (The Voice), 1893 –  Artista Norueguês – Edvar Munch – 1863-1944

Edvard Munch

Óleo sobre Tela – “Ingeborg Kaurin (Later Ingeborg Onsager) ” 1912 – Artista Norueguês Edvard Munch

Edouard Manet

Óleo sobre Tela “Victorine Meurent”- 1862 – Artista Francês Edouard Manet – 1832-1883

Claude Monet

Óleo sobre Tela – “The Water Lily Pond”1900 – Pintor Francês – Claude Monet  – 1840 – 1926

Óleo sobre Tela – “Poplars at Giverny”1887 – Pintor Francês Claude Monet – 1840-1926

Paul Gauguin

Óleo sobre Tela – “Women and a White Horse”1903 – Artista Francês – Paul Gauguin, 1848-1903

Paul Gauguin morreu praticamente jovem, com menos de 60 anos. John T. Spaulding 1948 -48-547 descreve sobre essa tela “No final de sua vida, imobilizado pela sífilis crônica e doenças cardíacas, Gauguin continuou a pintar as paisagens exuberantes que cercavam sua casa em Hiva Oa, uma ilha do Pacífico na remota cadeia de Marquesas. Uma cascata de tecnicolor de vegetação montanhosa e tropical enquadra o grupo de três mulheres nativas e um cavalo branco, um animal às vezes associado ao trabalho do artista com morte ou transcendência. No topo da colina acima, há uma única cruz – um raro reconhecimento por Gauguin da atividade missionária francesa na Polinésia. Ele marca o cemitério onde o corpo do artista foi colocado para descansar logo após ele completar a pintura.”

É impossível querer trazer em um  único post as maravilhas desse museu. O acervo de grandes obras dele é maravilhoso.

Em outro momento, trago outras belezas desse museu por aqui. ok?

Nesse período que estive por lá,  foi interessantíssima uma exposição de cartoons demonstrando a influência da arte até mesmo no período de Guerra. Quero trazer aqui para você um pouco sobre ela. Vale lembrar que essa exposição dos cartoons  continua por lá, no Museu,  até janeiro de 2019.

A minha visita durou em torno de 4 horas. Já tive várias experiências em visitas a Museus, ou seja, com grupo de pessoas, com filhos, com marido e sozinha, como foi nesse caso  e confesso que cada experiência tem lá o seu valor. O legal de estar sozinha, é que ninguém fica te apressando. kkk

Visitar um Museu e aproveitar, pelo menos um pouco,  do que ele nos informa é para quem realmente gosta porque, infelizmente, as opiniões sobre visitas a Museus, em papos informais, acabam dividindo as opiniões em três grupos: 1)  tem aqueles que amam; 2) aqueles que detestam e dizem que não vivem do passado; 3) aqueles que não tem opinião, ou seja, tanto faz… Como sou do grupo 1, só posso dizer que adorei visitar o MFA de Boston, apreciando aquilo que me chamou a atenção com a maior tranquilidade e sem pressa.