Oi Gente
O post de hoje se refere a simbologia da linda flor da cerejeira, a Sakura no Japão. A Sakura, assim como o Monte Fuji, são os dois principais símbolos da cultura japonesa.
Aqui na minha cidade de Londrina há muitos descendentes de japoneses, bem como em algumas cidades próximas daqui, como Assaí, por exemplo. Cidades onde a cultura japonesa, de certa forma, através dos seus descendentes vão sendo transmitidas de geração em geração.
Tenho várias amizades com pessoas queridas, de descendência japonesa, que fazem parte da minha história e acredito que devido a isso sempre gostei e até mesmo aprendi algumas coisas com elas sobre a cultura japonesa. Mas, sobre a simbologia da Sakura, essa linda arvore com maravilhosas flores, sinceramente, não sabia a respeito.
A planta cerejeira
Pesquisando sobre essas lindas cerejeiras, além de saber um pouco sobre a planta, achei interessante toda a história que está por trás dessas lindas árvores.
Nessa foto estão registrados os dois grandes símbolos do Japão: A Sakura e o famoso monte Fuji. Na verdade, o monte Fuji é um vulcão ativo, porém de baixo risco. Saiba mais sobre ele por esse site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Fuji
Sakura e as flores da cerejeira
As Sakuras são tão famosas no Japão que a sua imagem está espalhada por toda parte, como nos quimonos, em objetos de decoração e demais artigos de divulgação comercial.
Para se ter uma ideia, existem mais de 200 tipos dessas flores de cerejeira, algumas mais populares que outras. A mais popular é conhecida pelo nome de Somei Yoshino.
“A Sakura é uma árvore de médio porte e pode atingir até 10 metros de altura. Com flores que desabrocham no fim do inverno e primavera, ela é muito utilizada nos projetos paisagísticos de arquitetos renomados. O plantio da Sakura pode ser realizado por meio de sementes ou mudas já prontas que devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenado.” Esse site aqui poderá te dar algumas dicas sobre como ter uma Sakura aqui no Brasil, no seu jardim. Vale lembrar que ela vai melhor na Região Sul do Brasil.
No Japão, durante os meses de março e abril é que elas aparecem por lá, anunciando o final do inverno e o início da primavera. O tempo de florada das cerejeiras são rapidas, em torno de 1 semana a 10 dias.
Algumas simbologias relacionadas a Sakura
A Sakura tão linda, representando a vida, está diretamente ligada a questão da morte, ou seja a efemeridade da vida.
Essas árvores, faz uma associação com os antigos Samurais, por exemplo, onde para eles, “a morte era um meio de perpetuar a sua existência. Tal filosofia aumentava a eficiência e a não hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade. Tinham, frequentemente, que escolher entre a própria morte, ao invés do fracasso“. A brevidade da vida é relacionada a brevidade das flores da Sakura.
A palavra Sakura, vem do Sa que significa deus, o deus particular dos arrozais e Kura que representava um “pedestal usado para honrar um deus com oferendas de comida e saquê”.
Quando se dava o início das flores era um sinal enviado por deus para que se iniciasse o plantio do arroz.
A lenda da Sakura, relacionada ao verdadeiro amor
A lenda da Sakura é bem antiga, quando nas batalhas onde se perdiam muitas vidas. Sempre em guerras, havia muito pouco de paz, para que pudessem chorar as suas perdas. Havia uma floresta que era intocável, durante essas batalhas.
Nessa linda floresta, havia um tipo de árvore magra e seca e que nunca florescia. Ninguém se atrevia a chegar perto dela, nem mesmo os animais por achá-la estranha e solitária.
Mas, um dia, eis que surge a fada da floresta: ” Em determinada noite, a fada apareceu ao lado da árvore e, com palavras nobres, ela a avisou que queria vê-la bonito e radiante. Disse que estava disposta a ajudar e então ele fez uma proposta. Ela, com seu poder, faria um feitiço que duraria 20 anos. Durante esse tempo, a árvore podia sentir o que o coração humano sente. Talvez assim que ele ficaria mais animada e talvez florescesse de novo.”
Você poderá ler sobre essa lenda completa nesse site: https://www.revistapazes.com/sakura-uma-inesquecivel-lenda-japonesa-sobre-amor-verdadeiro/
Apesar da beleza dessas plantas, ela também apresenta alguma parte que achei triste sobre a Sakura. Falei sobre elas em um video que fiz no meu canal do youtube e você poderá assistir e escutar com mais detalhes sobre a sakura e a simbologia dessa planta e sua importância para os pilotos kamikazes:
Se você gosta de saber e conhecer fatos históricos, por aqui tem alguns posts que você talvez possa se interessar, vou deixar alguns aqui para você ok?
História da renda e modelos para você se inspirar
Calça jeans e sua popularidade
História da Moda – O início do uso das roupas
História da Moda – Indumentária Greco-Romana
História da Moda – de 1970 a 1980
História da Psicanálise: Como começou a psicanálise no Brasil?
Origem do Chapéu e suas curiosidades
História das Cadeiras (I) – Da invenção até a Idade Média
O Segredo do violino Stradivarius
História das Cadeiras (II) – Da idade média ao século XIX
História das Cadeiras (III) – Do século XIX ao XXI
Enfim, confesso que sou uma pessoa curiosa e gosto de pesquisar sobre vários assuntos e gosto de dividir aqui com vocês o que acho legal, por isso faço esses conteúdos por aqui porque gosto muito e, apesar da nossa correria do dia a dia e hoje com meu netinho Pedro que adoro dedicar tempo a ele, talvez o meu ritmo por aqui seja um pouco mais lento, porém espero estar sempre por aqui com vocês.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Samurai
http://jardinseafinsrs.com.br/noticias/2014/10/13/como-cuidar-da-sakura/