logo-Blog MAri Calegari
Londrina – Uma cidade linda e boa para se viver

Londrina – Uma cidade linda e boa para se viver

Tempo de leitura 6 min.

Oi Gente

O post de hoje é para falar sobre como é bom viver aqui em Londrina. Como moradora há mais de 50 anos por aqui, resolvi dividir com você essa experiência. Se você curte a cidade ou quer saber algo a mais sobre a mesma, fique a vontade para visitar …

image

O que tenho a dizer sobre viver nessa cidade há mais de 50 anos

Embora, nós seres humanos, tenhamos algo que acho magnífico que é capacidade de se adaptar a novos lugares e situações,  não se pode negar que nós, seres humanos, também gostamos de marcar território, ou seja ter um lugar onde a gente possa saber ou sentir que é nosso. Uma cidade é formada pelos seus habitantes, que ali vivem, que ali viveram, e que ali produziram ou se produz para seu desenvolvimento.

As vezes, observa-se pessoas que nasceram em lugares pequeninos, lugarejos, patrimônios e ficam meio inibidos de dizerem o local onde nasceu, inclusive citando a cidade maior próxima ao seu real local de nascimento. Acredito que se perde a oportunidade de descrever e divulgar o seu local de nascimento, ou onde passou a sua infância.

Gente, já é uma maravilha você ter nascido, o seu momento de nascimento e local deve sim ser falado e mencionado com orgulho, afinal foi naquele canto, seja ele qual for, que você chegou por aqui para fazer a sua história.

Por outro lado, observa-se pessoas que tem o maior orgulho de falar da cidade onde passou a sua infância, e, quando pode gosta de retornar para lá e contar sobre os momentos vivenciados. É muito legal  você ser quem você é de verdade, com erros, com acertos, somos todos humanos e erramos, falhamos, damos “fora”, tudo isso faz parte do processo de aprendizagem.

Quando as pessoas gostam de dizer de onde são, tem um carinho especial pela cidade onde foi constituído e tem a ver com a sua história de vida, tem um sentido em tudo isso. Realmente, a pessoa se sente pertencente aquele espaço, público e ao mesmo tempo privado. A sua  cidade é, como se fosse assim, um quintal de sua casa. Por isso, a gente torce pela cidade, pelo time dos diferentes esportes, pelas pessoas que ali convivem.

Mesmo sem perceber, as relações de amizade, profissionais, comerciais, que fazem parte do seu dia a dia, estão diretamente relacionadas com as pessoas que ali, diariamente convivem.

image

 Londrina é uma cidade ainda jovem, completará esse ano 82 anos, digo jovem pois em oitenta e dois anos os seus pioneiros e londrinenses que aqui trabalharam e os que aqui produzem ainda hoje, fizeram e trouxeram a Londrina o que ela é hoje. Uma cidade do interior do Paraná, porém uma cidade pólo, onde circulam por aqui em torno de 1 milhão de pessoas, em busca do que a cidade oferece, principalmente na área de prestação de serviços.

 Ela fica no Norte do Estado do Paraná, no sul do Brasil, e é considerada a quarta cidade da Região Sul, sendo as outras Curitiba, Capital do Paraná, Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul e Joinville, uma cidade do interior de Santa Catarina.

image

Viver em Londrina gente, é tudo de bom e digo aqui o que penso sobre isso. Veja bem, é uma cidade que oferece a seus habitantes e aqueles que aqui chegam, todo o tipo de serviço que você necessita para se ter uma qualidade de vida e, além do mais, ainda  mantém um pouco do charme das cidades do interior. 

Você quer faculdade para seus filhos? Por aqui tem para todo o gosto, desde a Universidade Estadual de Londrina, muito conceituada por todo o Brasil, bem como outras particulares que oferecem a oportunidade para você, de qualquer idade, poder escolher e fazer o seu curso superior. 

Você precisa de bons médicos? Aqui tem, em todas as áreas, excelentes profissionais conceituados e com hospitais que atendem não somente a cidade, bem como toda uma região, não só do Paraná, como também de outros estados. Acabei de ganhar minha mãe de volta, após uma delicada cirurgia do coração realizada aqui em Londrina.  Falei sobre isso já por aqui:

TAVI Uma cirurgia com sucesso em Londrina

Pode-se dizer que Londrina está próxima de São Paulo, quando se pensa no tamanho que é o nosso país, você pode ir de manhã até lá e estar de volta ao mesmo dia de avião e se preferir pode ir de carro, são 536 km  e, a distância de Londrina até a nossa  Capital aqui no Estado do Paraná, que é Curitiba, são apenas 389 km. O nosso aeroporto já está ficando pequeno pelo fluxo de pessoas que circulam por aqui.

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/07/14/aeroporto-de-londrina-no-parana/

Tem várias escolas municipais, estaduais e privadas. Tem para todos os gostos e condições financeiras. Inclusive, já observamos em Londrina bairros totalmente independentes do centro da cidade. A zona Norte, por exemplo, onde se concentra uma grande parte dos nossos habitantes, hoje tem vida própria. 

http://blogdamaricalegari.com.br/2015/12/09/londrina-e-bairros-da-zona-norte/

Como toda a cidade desse porte, é claro que Londrina também apresenta alguns problemas, mas se comparada com outras cidades de seu porte, ela está bem. Estamos vivendo talvez a maior crise, já passada em nosso país e, apesar de algumas dificuldades, agradeço de morar por aqui.

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/06/08/londrina-e-um-pouco-da-regiao-oeste-e-seus-lindos-condominios/

Você gosta de pescar? Aqui tem lugar destinado para isso, com infra-estrutura. Gosta de corrida? Tem o nosso autódromo. Gosta de agropecuária? Tem a nossa exposição anual. Gosta de festas? Tem vários buffets que atendem a cidade, tanto para adultos, quanto para crianças.

Sinceramente gente, só não temos o mar a nossa disposição. Mas aí também é querer demais não é? Mas isso faz com que os londrinenses  se programem, durante o ano, quando possível, para pegar uma praia nas férias.

image

 Embora já existem vários lugares na cidade aos quais, com a velocidade do desenvolvimento, nós antigos moradores não conseguimos mais acompanhar. Estou até trazendo aqui no blog, como um projeto pessoal, alguns lugares que tenho visitado para conhecer e reconhecer minha cidade.

Morei em vários bairros da cidade, quando solteira,  e também após casada. Sou hiper a favor de mudanças, embora não goste do trabalho que uma mudança nos dá, mas é muito interessante a gente poder trocar de lugar e vivenciar espaços diferentes, onde conhecemos não somente outros lugares da mesma cidade, bem como conhecemos várias pessoas e formas de viver de cada lugar. 

image

A sua área rural, próxima a cidade e seus distritos nos possibilitam a viver, de vez em quando, essa experiência de estar no campo e na cidade ao mesmo tempo. Temos por aqui o IAPAR, local onde trabalhei, conheci meu marido, o qual se aposentou nesse Instituto. O Iapar é referência no Estado, no Brasil e no exterior pela sua contribuição à agricultura, através do trabalho de pesquisa realizada não só pelos pesquisadores, mas por todo o corpo de funcionários que estão envolvidos nesse tipo de trabalho. É um orgulho para a nossa cidade.

Na área cultural, Londrina vem cada vez mais se despontando, trazendo vários shows, palestras, feiras, teatros e, ainda, todos os anos se realiza por aqui o FILO, que está acontecendo nesse exato momento aqui em nossa cidade. Já falei sobre isso por aqui:  https://blogdamaricalegari.com.br/2016/08/27/48a-edicao-do-filo-em-londrina/

A cidade é receptiva e oferece atrações para todas as idades. Também, para a terceira idade, observo que aos poucos a cidade está se adaptando a essa nova realidade. Afinal, dizem que a expectativa média de vida aqui da cidade é de 82 anos. Se pensarmos que estamos em um país com tantas diferenças regionais, sociais, essa média é digna de ser comemorada.

Quanto ao comércio, Londrina oferece hoje uma variedade de opções nos mais diversificados setores. Uma variedade de Shoppings, bem como de lojas em seu centro comercial. A sua rede hoteleira, restaurantes, barzinhos, academias, cabeleireiros, rede bancária, concessionárias, também estão preparados para recepcionar aqueles que aqui a visitam.

A cidade oferece ainda, várias oportunidades de negócio na área imobiliária, seja para comprar ou para alugar. As imobiliárias aqui de Londrina estão sempre dispostas a lhe dar a atenção que você merece.

Nos últimos anos, Londrina tem recebido vários aposentados vindos de cidades maiores, em busca de maior qualidade de vida. Ela proporciona aquilo que você precisa, com a vantagem de não se perder tanto tempo no trânsito, e o stress que enfrentam os habitantes das grandes capitais.

image

 O verdadeiro londrinense é receptivo, gosta de curtir a vida. Já ouvi dizer que o povo de Londrina é muito vaidoso(a). Não sei se isso é uma crítica ou um elogio, mas Londrina também tem fama de ter mulheres bonitas, e isso assino em baixo. Se é vaidade ou não gente, não sei, mas o (a) londrinense gosta sim de se cuidar, de cuidar da sua auto-estima, de participar das atividades na cidade, de se reunir com amigos e, cada um do seu jeito, curtir os momentos da vida.

Ela é conhecida também como uma cidade Universitária, o que atrai muitos jovens por aqui e a noite londrinense oferece  divertimento, com várias opções, para essa faixa de idade, atraindo não só os jovens da nossa cidade, mas também os jovens das cidades vizinhas.

 image

Infelizmente, nem sempre, podemos estar onde gostaríamos, pois a princípio o seu lugar é onde você tem a oportunidade de ganhar “o pão de cada dia”, e para isso o ser humano desenvolveu a capacidade de adaptação, o que é algo bem relevante para a raça humana. 

Mas o que posso dizer, como moradora antiga aqui da cidade de Londrina, que me sinto privilegiada por ter a oportunidade de viver, criar e educar meus filhos por aqui. A cidade sempre me atendeu nas nossas necessidades e ter tido o prazer de acompanhar o desenvolvimento nesse tempo só me faz sentir orgulho da nossa querida Londrina.

Se você que já conhece, ou tem vontade de conhecer nossa cidade, ou planeja investir por aqui, seja bem vindo(a) e tire as suas próprias conclusões.

image

Enfim gente, espero que você possa entender o porquê do título desse post sobre Londrina, uma cidade boa para se viver.

Voltei por aqui, agora em 2020, nessa época chata de pandemia, para atualizar esse post. Mas, como estou com um canal no Youtube falei um pouco por lá também e tem um vídeo onde  você poderá ver como iniciou a nossa cidade. ok. Se quiser fique a vontade para ver os vídeos e aproveito para convidá-lo(a) para se inscrever lá no meu canal do youtube.

 

59 respostas

  1. Boa tarde, gostei da matéria sobre Londrina, tenho um filho que e psicólogo e esta residindo Ai, estou me aposentando no próximo ano e pretendo morar ai em Londrina.
    Teria alguma opção de bairros?
    eu e minha esposa gostamos de caminhada e de nossa religião, católica.
    gostamos também de diversão.

    1. Oi Pedro
      Tenho certeza que você vai amar Londrina.
      Londrina tem uma estrutura medica fabulosa. Oferece tudo o que voce precisa sem as dificuldades de uma grande capital. O londrinense ainda e um povo acolhedor.
      Tem muitos bairros legais em Londrina.
      Londrina tem uma comunidade grande católica que vcs vai se adaptar bem.
      Quanto a bairros são tantas opções. Talvez algum mais proximo do nosso lago: como gleba palhano, londrilar, lago parque, bela Suiça, caiçaras, que falicitaria para caminhadas.
      Caso seja essa a opção e decisão de vocês, sejam muito bem vindo a nossa querida Londrina.
      Um abraço e um feliz 2022

  2. Boa noite Mari! Meu nome é Gisele e tenho 53 anos. Estou pesquisando londrina para morar em um futuro próximo. Eu e meu marido ( ele hoje com 58 anos) pretendemos morar quando aposentados em uma cidades menor do que Belo Horizonte onde vivemos, ( hoje com mais de 2 milhões de habitantes) pois estamos buscando qualidade de vida mas em uma cidade menor e agradável, com todos os recursos e ao mesmo tempo que não seja tao interior. Descobri Londrina e somos animados , pesquisei alguns bairros e gostei do gleba Palhano, pois somos mais animados e adoramos lugares com opções e modernos. O que voce pode nos sugerir alem desse bairro? Também estamos pensando ano que vem passarmos uma semana na cidade para conhecermos melhor pois achamos o custo de vida mais atrativo que Florianopolis que amamos mas é uma cidade cara para aposentados (rsrsrs).
    Se puder nos dar dicas sobre a cidade e regioes para residir agradeço!!!
    abs Gisele Rodrigues

    1. Olá Gisele

      Seja bem vinda por aqui. Claro que suspeita em falar de Londrina, pois amo essa cidade. Londrina, hoje, já é uma das boas opções para aposentados vindos de grandes capitais. Acredito que ela nos atende em vários quesitos e principalmente na área de saúde com ótimos profissionais, o que nos proporciona uma certa segurança em relação a saúde. O londrinense é bem receptivo e acolhedor. Temos sim vários bairros interessantes na cidade, como a Gleba Palhano, bem moderna e onde oferece uma qualidade de vida interessante, além de ser próxima ao nosso lago Igapó, onde se é possível fazer caminhadas deliciosas por lá. Temos bairros como o Quebec, Bela Suiça, Lago Parque, bem como vários condomínios horizontais interessantes pelo fato da segurança e, quando comparado com capital, as distancias em Londrina para buscar o que se precisa fica hiper perto de tudo.
      Hiper legal essa ideia de passar uma semana por aqui, pois nada melhor de olhar de perto para facilitar a decisão de vocês. Me considero uma pessoa bem viajada e até que conheço várias cidades nesse Brasil e, sinceramente, ainda fico com Londrina para envelhecer por aqui.
      Caso seja essa a escolha de vocês. Sejam bem vinda a nossa querida Londrina e, acredito que vá gostar do jeito de viver do londrinense.
      Um beijoo

      Um

  3. Márcia querida, estou com uma proposta para me mudar para Londrina agora em 2020, tenho uma filha (2 anos), gostaria de dicas para apartamento no centro para média de valor de 1600 reias com condominio, tem algum lugar para indicar? temos preferência para o centro, entao preciso de um lugar que tenha escolinha proxima, (publica) tipo creche.

    1. Olá Maria de Fátima

      Seja bem vinda por aqui e também em nossa cidade. Quanto ao seu pedido é interessante você pesquisar nas imobiliárias de Londrina. Você poderá procurar aptos nas ruas Piaui, Sergipe, Espirito Santo, Pio XII, Prof. João Candido, Paranaguá, Tupi, Belo Horizonte, Santos, para citar algumas. Acho que seria interessante você começar por essas. ok?
      Boa sorte.
      Um abraço.

  4. Olá, adorei as informações do seu blog, meu marido está tentando me convencer a mudar de estado e gostamos de cidades tranquilas, um amigo nos falou muito bem de Londrina e ficamos muito interessados. Já visitei a cidade pelo Google Maps rsrsr e achei muito bonita as ruas da cidade, o receio mesmo é com relação ao frio pois já me alertaram que quando se trata de frio é frio mesmo rsrsr Gostei muito de uma região chamada Cambé, seria tipo região metropolitana? Me pareceu uma cidade bem tranquila e sossegada. Também gostamos muito de esportes, e você cita no texto sobre corridas, na cidade tem muitas competições de corridas e outros esportes? Desde já agradeço as informações, fiquei muito feliz de ver um blog com ótimas dicas de Londrina.

    1. Olá Marcilene

      Seja bem vinda por aqui. Pois Marcilene, sou um pouco suspeita, pois amo a minha cidade e aqui nasceram meus tres filhos e, em se tratando de Brasil, acho sim que é uma das melhores cidades para se viver. Uma cidade de porte medio e que nos oferece aquilo que precisamos, sem as loucuras e perdas de tempo com transito, como acontece em grandes capitais. Quanto ao frio, não sei de qual região que você é. Mas, acredite não é tão frio assim não. As vezes, no inverno, enfrentamos poucos dias de frio, mas nada comparado a Capital Curitiba por exemplo.
      Cambé é uma cidade menor, bem próxima a Londrina, praticamente emendada, com vida mais tranquila ainda pelo seu tamanho e com preços de moradia, inclusive mais em conta. Há muitos trabalhadores e estudantes em Londrina que residem em Cambé.
      Quanto ao esporte, pode ficar tranquila que encontrará por aqui várias opções para se encaixar. Existe, inclusive grupos de corridas na cidade. A cidade recebe bem os que aqui chegam e tenho certeza que se for esse o seu desejo, estará escolhendo um bom lugar para viver.
      Torcendo ai por vocês e seja bem vinda a nossa linda Londrina.
      Um beijoo

  5. Boa Noite. Primeiro queria parabenizar vc por excelente Blog. Gostei muito e soube tudo a sua introdução. Estou planejando minha transferência pra essa cidade e queria saber informação de aluguel (Kinet ou casa) com preços acessíveis. Obrigado pela informação. Bjs

    1. Ola Vikttor

      Obrigada. Sobre a sua questão é difícil eu te responder, pois depende do que você busca em uma cidade e o que são preços acessíveis? O que posso te dizer é que Londrina oferece um grande número de opções para moradia. Se você quiser alguma informação mais clara, me envie um email com maiores detalhes do que está buscando em Londrina. ok? Talvez eu possa clarear um pouco para você.

      Um abraço.

    2. Olá Mary gostei muito das suas informações e de falar sobre sua experiência de vida na cidade de Londrina, Sou de SP capital morei 30 anos em Sampa mas há três anos vim morar no interior de SP Presidente Prudente gosto muito daqui mas devido ter morado muito tempo em SP a gente se acostuma com o ritmo e as facilidades da cidade grande, o único problema de Prudente é que a cidade é meio atrasada mas gosto demais da cidade, porém fui para Londrina pois mimha prima mora aí mas faz pouco tempo e gostaria de saber de você sobre tratamento para crianças especiais tenho um filho de 13 anos especial ele tem paralisia cerebral devido ter nascido prematuro e uma filha de 4 anos, e foi por eles que fui buscar qualidade de vida no interior, mas como aqui esta meio limitado no comércio, tratamento e principalmente o mercado de trabalho estou pensando seriamente em ir morar em Londrina, poderia me falar sobre tratamento, clínica de fisioterapia, reabilitação? Sei que futuramente terá um centro de reabilitação igual o de Curitiba mas não sei se já começaram as obras poderia me auxiliar nesta
      questão?

      1. Olá Mislene

        Seja bem vinda por aqui. Não tenho essa resposta específica que você me pede. O que posso dizer é que Londrina é sim um centro de referência, na área médica, em muitas especialidades e existe ótimos fisioterapeutas e tratamento para reabilitação, porém no seu caso específico, teria que saber mais a respeito e fazer uma pesquisa.
        Um bjo

  6. Olá Mari, muito bom e esclarecedor esse post, além de muito gentil da sua parte ajudar as pessoas com suas informações.

    Porém, eu ainda tenho MUITAS DÚVIDAS.

    Sou do interior de São Paulo, moro em uma cidade de só 50 mil habitantes (muito tranquila e sem violencia). E, eu e meu esposo decidimos nos mudar para Londrina, e estamos muito receosos quanto qual bairro escolher. Queríamos um bairro bem tranquilo, perto do centro e que fosse uma (casa, pois temos 2 cachorros pequenos) e que essa casa fosse em um condomínio para nos sentirmos mais seguros.

    Não conhecemos nada nem ninguém aí, por enquanto nossa busca está sendo só através da internet.

    Muito grata se puder nos ajudar…bjs.

    1. Olá Thais

      Seja bem vinda por aqui. A maioria dos condomínios horizontais da nossa cidade não é bem central, porém a localização é de fácil acesso. Seria interessante vocês virem passar um final de semana na nossa cidade, pois daria para se ter uma boa ideia de localização. No blog tenho um post sobre a região de alguns condomínios de Londrina que talvez fosse interessante para voce. https://blogdamaricalegari.com.br/metaname=p:domain_verifycontent=e3b63cd290b3b296f6c622263b340081/condominios-horizontais/
      Qualquer coisa me envie um email com mais detalhes do que gostaria que posso te dar mais algumas dicas ok?

      Bjoo

  7. Olá, sou estudante de psicologia na uem. Estou passando por um monte de coisa. Pensei em tentar transferir pra uel ano que vem. Você sabe se é muito difícil essa transferência? Qual o melhor bairro para estudantes? Obrigada

    1. Olá Gabriela

      Sinceramente não sei das documentações necessarias. Vc pode pesquisar no site da Uel e/ou telefonar para obter essas informações. Caso você venha mesmo pra Londrina, me envie no momento certo um email que tento de dar um help.
      Um bjo

  8. Olá Mari, boa tarde! Muito interessante seu texto abordando a vida em Londrina. Minha família e eu moramos em Orlando e estamos retornando ao Brasil no mês que vem. Decidimos mudar de estado e tenho pesquisado cidades no sul do Brasil. Confesso que seu texto me inspirou a visitar Londrina e conhecer essa cidade tão bem falada. Gostaria de deixar uma observação, se você não se importar. Seria interessante se as perguntas fosses respondidas aqui na sua página, pois a dúvida de um pode ser a de muitos. Muitas das perguntas aqui feitas, poderiam ter me ajudado, se não tivessem sido respondidas através de e-mail. Essa é a minha observação.
    Gostaria de lhe perguntar sobre melhores bairros para morar em Londrina. Se você puder me ajudar com essa questão, lhe agradeço muito. Abraços e sucesso.
    Att.
    Carla

    1. Olá Carla

      Concordo em parte com a sua sugestão,
      Mas quando falamos por email e mais individualizado as sugestões, pois dicas de uma cidade depende muito de caso a caso.
      Quem e solteiro, estudante, casado com filhos ou não, tem a questão economica de casa um. Por isso quando se quer alguma dica mais direcionada procuro ajudar, da forma que posso, para atender o que cada um realmente precisa.
      Londrina tem muitos bairros bons em
      Diferentes partes da cidade. Se vc procura condominios horizontais por exemplo, a maioria deles estao na zona sul, porém com preços mais altos.
      Agora tudo depende do que vc quer e suas possibilidades.
      Estou viajando n Irlanda nesse momento e retornando espero poder te dar
      Mais informacoes por email mesmo,
      Pois la vc podera me dizer o que realmente quer e precisa. Escolas Proximas? Particular ou publica? Tem
      Filhos? E por ai vai…
      Torcendo pela sua escolha. Mas em
      Se tratando do nosso país, posso ser bairrista, mas acredite Londrina é tudo de bom.
      Um bjoo

  9. Olá, ótima postagem.
    No início do ano pretendo me mudar para Londrina, moro em Nova Iguaçu no Rio de janeiro e nao aguento mais a violebvio, falta de lazer, oportunidades, aqui realmente está falido. Bom tenho um banho e tosa aqui que ficará arrendado e eu estou terminando a faculdade de veterinária, gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Como é o público pet? Tem muito banho e tosa, as pessoas tem hábitos de levar seus animais ao banho e tosa, a Unifil é uma boa faculdade? Pois irei transferir o meu uktiúl ano da faculdade, minha filha vai prestar o Enem e vai tentar a uel, então gostaria de saber um bairro próximo a uel, mas que seja próximo de tudo, outra coisa tenho outros dois filhos 14 e 8 tem escola pública boa? Porque aqui isso nao existe, uma outra dúvida é sobre o clima, queria saber se tem inverno de verdade porque aqui nao tem é valor o ano todo. Te agredeag se puder responder
    Meu e-mail celly.cacho@hotmail.com
    Obrigada

    1. Olá Marcelly. Estou em viagem. Mas no inicio da semana te passo umas dicas aqui da nossa cidade ok? Unifil para adiantar é uma ótima e conceituada faculdade aqui em Londrina. Um abraço

  10. Olá td bem, estava pensando em me mudar para Londrina qual lugar que vc indica? Que tenha escola e igreja católica perto principalmente pq vou com um senhor de idade e tenho duas crianças pequenas, queria um lugar tranquilo até pq moro em cidade bem pacata mas tbm é b ruim para emprego e meu marido conseguiu trabalho em Londrina e coitado enfrenta todos dias mais de 60 km moto fico apreensiva com medo que aconteça algo se puder me ajudar agradeço desde já????

    1. Londrina já é uma cidade maior. A igreja da Vila Brasil fica proxima de duas escolas, uma particular e separadas por uma pracinha outra escola pública. É um regiâo boa para se
      Morar, porém é relativo essa questão de lugar bem tranquilo em se tratando de uma cidade de médio porte. Você poderá pesquisar pelo google para ter uma ideia. O ideal era se pudesse vir pessoalmente conhecer a cidade antes da mudança.
      Um abraço e sejam bem vindos à Londrina

  11. Boa tarde sou Marli estou querendo morar em Londrina qual bairro melhor e mais próximo do Centro vc me indica e aí vc acha q arrumo emprego fácil ????

  12. Primeiramente excelente postagem, muito bem redigido e com ótimas informações.
    Somos cariocas e agora com a gravidez de minha esposa estamos planejando sair daqui para dar uma tranquilidade ao nosso filho, como já morei no interior de São Paulo e também já visitei Londrina/Maringá inúmeras vezes estamos muito propensos a ir para Londrina tentar uma nova vida.

    A minha maior dúvida é quanto aos bairros, o que você recomendaria como bairro (Classe Média/Alta) em Londrina?
    Quais proporcionam maior segurança (se é possível) e maior mobilidade diante de itens básicos (Hospitais/Mercados/Etc..).

    Um forte abraço e parabéns mais uma vez pelo blog.

  13. Olá! Gostaria de saber como está o mercado de trabalho no ano de 2017 em londrina, pois sou de belem do pa e pretendo trabalhar e residir nessa cidade… Obrigado! Ha!! Só uma observação: sou motorista cat D.

  14. Otimo artigo sobre Londrina. Obrigada! Sou de Lodrina, mas ha 18 anos moro em Nova York. Apesar de gostar muito daqui estou cansada da correria e do stress Nova Iorquino e princilpamente cansada do inverno daqui. As vezes penso em voltar para Londrina (minha familia toda moro) mas tenho medo da mudanca e princilpamente da violencia no Brasil.

    1. Oi Alessandra. Obrigada por visitar aqui o meu blog. Que legal essa sua experiência de vida em New York, adoro isso aí.
      Londrina, embora com toda a violência que temos visto nos noticiários aqui no Brasil, ainda podemos dizer que estamos sim em uma cidade mais tranquila, com alguns fatos isolados. Infelizmente nada é 100% não é mesmo? Mas em se tratando de Brasil, a nossa querida Londrina, ainda considero um dos melhores lugares para se viver nesse Brasil tão turbulento.
      Vamos acreditar que nosso lindo país tem saída, está amadurecendo com tanto sofrimento com essa crise e sei bem o que significa estar fora do nosso país com um saudosismo imenso. Agora se é de seu desejo esse retorno, vai amadurecendo a ideia, por que não?
      Um beijoo

  15. Oi Mari sou de Osasco e meu filho está programando morar aí por alguns anos pois entrou na UEL. Estou um tanto ansiosa e preocupada, pois ele tem 17 anos e vai morar tão longe. Será que Londrina é uma cidade segura ?

    1. Oi Marcia tudo bem? Sei bem o que se passa em um coração de mãe quando o filho sai de casa e vai morar sozinho. Em primeiro lugar parabéns ao seu filho pela aprovação na UEL – Uma das melhores Universidades desse país.
      Quanto a Londrina, na questão segurança, posso te dizer que pelo momento em que se passa o nosso país, vejo a nossa cidade ainda como uma cidade segura sim. Lógico, como outra cidade de grande porte, tem sim seus problemas nessa área, mas nada alarmante.
      O importante é ele se adaptar a cidade e nesse início ir se informando, com os amigos sobre essa questão. Estar sempre atento aos horários. Assim como ele, são vários universitários que chegam a Londrina nesse momento e acredite que essa juventude é esperta e com certeza tudo vai dar certo para ele por aqui.
      Como o objetivo dele é o estudo, quem sabe morar próximo a Universidade seja uma boa opção.
      Um abraço.

      1. Obrigada pela atenção. Estamos planejando ir a Londrina no feriado de Carnaval para conhecer um pouco a cidade. Você tem uma dica de onde ficar..

        1. Em Londrina tem vários hoteis que possa atender a sua necessidade, acredito que poderia ser interessante você ficar em um local mais central. O Bourbon, o Bristol, Sumatra, o Blue Tree, na JK, muito bom hotel e todos de fácil deslocamento. A rede hoteleira aqui atende bem. Tem alguns hoteis próximo ao nosso Shopping Catuaí também, que fica mais próximo da Universidade, são dicas legais para você eu acredito.
          Venha tranquila, Londrina recebe bem seus visitantes.
          Sejam bem vindos por aqui. Torcendo por vocês.
          Um abraço.

  16. Olá!

    Gostei muito do blog, parabéns!

    Sou de Nova Iguaçu RJ, morei por 2 anos em Londrina, em 1996 e 1997, então viemos para cá e estamos desde então.

    Estivemos em Londrina para passar o Natal e Ano novo 2016 para 2017, fomos justamente para também rodar por toda a cidade e região e nos surpreendemos como a cidade cresceu, tem de tudo e sem perder o charme de cidade do interior.

    Estamos vendendo a nossa casa para nos mudarmos definitivamente de volta para Londrina e por diversos motivos, vou citar alguns:

    O estado do RJ infelizmente está quebrado, é triste dizer, mas a verdade é que os governantes roubaram até quebrar!

    Violência existe em todo lugar, mas em Londrina nossos parentes não estão relatando e também não vi, criminosos andando pelas ruas com fuzis.

    Não vimos falta de água, coisa que infelizmente acontece há décadas na Baixada Fluminense RJ, inclusive muitos moradores de Nova Iguaçu dizem:

    Aqui no nosso bairro falto água sim, mas todo lugar falta é “normal”.

    Em Londrina as ruas são bem sinalizadas, inclusive com pinturas nas pistas (Pare, faixa de segurança, limite de velocidade etc), Ah! Motoqueiros não pilotam sem capacete!

    Alimentação também achamos vários itens mais baratos quando comparados ao Rio de Janeiro.

    Nenhum dos nossos parentes possuem plano de Saúde e sempre foram bem atendidos nos Hospitais de Londrina, a Santa Casa é ótima!

    Para trabalhar, existem diversas empresas, fabricas e inclusive o Arranjo Produtivo Local na área de TI (APL), englobando mais de 1000 empresas de tecnologia.

    Enfim, poderia passar o dia todo escrevendo sobre o que infelizmente não temos ou não funciona em Nova Iguaçu no RJ e que existe e funciona muito bem em Londrina, para aqueles que são lutadores e procuram uma boa cidade para morar, criar os filhos e trabalhar, sim, vale a pena conhecer Londrina.

    Nos aguarde Londrina, já estamos voltando para casa! 🙂

    1. Obrigada Carlos pelos seus comentários. Como sempre digo, em se tratando de Brasil, ainda não conheci uma cidade para trocar por Londrina. Amo a nossa cidade.
      Tem seus problemas sim como todas as cidades desse porte, mais ainda dá para se ter uma boa qualidade de vida por aqui.
      Não é a toa que muitos aposentados dos grandes centros tem escolhido Londrina como local de residência.
      Seja bem vindo por aqui novamente. A nossa querida Londrina sempre recebeu bem quem por aqui chega. Ja foi considerada uma das melhores cidades acolhedoras do Brasil.
      Um abraço.

    1. Coelho te respondi seu email. Dá uma olhadinha e qualquer coisa me retorne com mais questões que queira saber. ok? No que puder vou te dando algumas dicas. Um abraço a você e família

  17. Legal! Vou ler mais sobre essa cidade. Estava pensando em morar e trabalhar ai na área de recursos humanos, mas tenho muito medo que seja uma cidade violenta, pois sou dos “lugares pequeninos” do Paraná… rss

    1. Henrique a violência hoje está em
      Todos os lugares, é logico que cidades maiores os numeros sao
      Mais alarmantes. Mas temos
      Que cuidar também para não deixar que isso paralize as nossas vidas. É fazer a sua parte da melhor forma
      Possível e acreditar que essa fase vai melhorar. Um abraço

  18. Adorei este post! Já estou gostando de Londrina mesmo sem conhecer rs é provável que me mude para a cidade a trabalho e tenho muitas dúvidas em relação aos bairros… Vc como moradora e admiradora da cidade tem como me indicar um bairro bom de se morar?

    1. Como toda a cidade Londrina tem bairros diferenciados que vai depender muito da sua necessidade. Depende por exemplo do lugar onde vc vai trabalhar. As vezes custoxbeneficio compensa estar mais proxima do seu trabalho, pois tempo hoje também é algo a ser pensado. Outra questão se vai querer apto ou casa. Os condominios fechados ficam mais distantes do centro, mas agora apartamentos estão
      Mais na area central, com precos mais acessíveis. São varios fatores que irão influenciar na sua escolha. Se vem sozinha, com familia e tudo isso. Qualquer coisa me envie um email com mais detalhes que posso te dar mais algumas dicas. Ok?
      Um abraço.

    2. Priscila se entrar aqui no site do blog, procure pelos bairros de Londrina para você ter uma ideia da cidade. Se caso quiser mais alguns detalhes me envie um email. ok? maricalegari@uol.com.br, quem sabe posso te dar uma força.
      Obrigada pela visita. Um abraço.

  19. Excelente blog, sou morador da baixada santista e estou pensando em algumas cidades e Londrina é forte candidata a uma mudança de vida com a família, muito esclarecedo e muitos detalhes.

    1. Sou suspeita de falar, mas viajo e já andei por muitos lugares desse país e não dá para trocar Londrina, quando penso que vivemos em um país subdesenvolvido. Tem seus problemas como toda cidade desse nÍvel, mas posso dizer que ainda nos oferece uma boa qualidade de vida. Sejam bem vindos por aqui você e sua família, acredito ser sim uma boa opção. Obrigada. Um abraço.

      1. obrigado pelo retorno, estou programando junto com filhas e esposa nas férias de janeiro conhecer a cidade, tem dicas de roteiros para ter uma noção básica de Londrina.

        1. Oi Coelho tudo bem? Penso que como no seu caso, que está pensando em vir morar em Londrina, seria mais interessante te dar algumas dicas mais completas de Londrina, para aproveitar a sua viagem. Se voce puder me enviar um email: maricalegari@uol.com.br, esclarecendo o quer saber para atender a sua necessidade e da familia, posso elaborar para você algo que seja mais interessante que não seja somente os pontos turisticos da cidade. Eu aguardo um contato seu ok? Ai acredito que posso te auxiliar de forma que você possa realmente se sentir mais seguro em
          uma possível mudança. Um abraço a você e a família.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email