logo-Blog MAri Calegari
Saiba um pouco quem foi Hesíodo na Cultura Grega?

Saiba um pouco quem foi Hesíodo na Cultura Grega?

Tempo de leitura 5 min.

Oi Gente

O post de hoje se refere a Hesíodo, um poeta oral da Antiguidade Grega e, assim como Homero, são referências na cultura grega e que, de certa forma, ainda seus poemas servem de referência para os dias atuais.

Por que é legal conhecer um pouco sobre a Mitologia Grega?

O interessante de se pesquisar, estudar ou apenas conhecer um pouco sobre a Mitologia grega, é que muito do que ainda vemos hoje, quando o assunto é educação, relacionamentos e comportamentos humanos, de certa forma foi lá com os gregos que tudo começou e o que hoje conhecemos como cultura.

E se você gosta de viajar, visitar museus e saber um pouco sobre os nossos antepassados e antiguidades, um pouco desse conhecimento fará com que seu passeio seja melhor apreciado, por poder entender um pouco daquilo que está presente.

Vale lembrar que a Mitologia Grega é o nome dado “ao conjunto de narrativas maravilhosas e das lendas de todo o gênero que os textos e os monumentos figurados demonstram e se propagaram nas regiões de língua e influência gregas”.

Os povos, na diferentes culturas, em um momento de sua evolução buscavam um sentido para as coisas, de onde surgiam as lendas, que nada mais são que narrativas que estavam ligadas a um tipo de crença, fé, religião.

Perguntas como: Como surgiu a noite? Como surgiu o mar? E o sol? a Terra? e tudo o mais que se observava na natureza e ali foram se criando os primeiros deuses, porém uma variedade de deuses que tinham suas virtudes, bravuras, mas também defeitos.

Los Dioses del Olimpo en GreciaHoy nos liaremos un poco hablando de mitología griega, un tema bastante complejo y que podemos encontrar en muchos casos con ciertos errores cuando quienes escriben estas historias no lo hacen basándose en las fuentes reales. Para ello vamos a citar la famosa obra de Hesíodo “Teogonía” y en ella nos apoyaremos para tratar de desentrañar la historia de los dioses.No hablar de cada uno de ellos, sino de la descendencia de los mismos para así formar un “árbol gene...

Hesíodo foi um dos grandes comunicadores orais que levava através de seus cantos e poemas explicações sobre esses questionamentos.

Foi ele que, de certa forma, colocou um ordenamento nos mitos até então existentes. “Hesíodo na sua obra Teogonia procurou dar uma ordenação aos mitos que, contudo, permanceram sempre com o seu caracter mais ou menos obscuro e absurdo”. p. 63

Vale a pena, caso você não saiba nada sobre mitologia grega, dar uma olhadinha nesse post:

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/12/18/os-11primeiros-deuses-da-mitologia-grega/

Quem foi Hesíodo?

Hesíodo foi um dos maiores poetas da Grécia antiga, nos século VIII antes de Cristo. Era um poeta oral e  “há relatos ainda de sua atividade como pastor, até que lhe apareceram as musas que o inspiraram na composição de sua mais famosa obra Teogonia.”

Teogonia  também é conhecida como Genealogia dos Deuses. E na Genealogia dos Deuses que aparece Caos, como o primeiro Deus Grego seguido dessa lista da primeira geração dos deuses gregos. “A Teogonia constituía, com os poemas de Homero, a cartilha na qual os gregos aprendiam a ler, a pensar, a entender o mundo e a reverenciar o poder dos deuses”.

“A noção mítica do mundo como um conjunto único, uno e múltiplo de teofanias. O mundo, para os gregos hesiódicos, é um conjunto único de inesgotáveis aparições divinas (teofanias); no entanto, é um mundo lógico, em termos míticos e na lógica própria do pensamento mítico – um mundo real e perigoso, que se deixa conhecer através das genealogias divinas, das linhagens e famílias de Deuses ciosos de suas prerrogativas e vigilantes de que elas sejam observadas”. (Jaa Torrano é professor de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo).

Localização da Beócia na Grécia

Hesíodo viveu na Beócia, no centro da Grécia, e sua cidade natal é um vilarejo, próximo a cidade de Téspias, de nome Ascra “uma aldeia amaldiçoada, cruel no inverno, penosa no verão, jamais agradável”. Ele tinha um pequeno pedaço de terra no Monte Hélicon e esse pequeno patrimônio foi fruto de muita briga com seu irmão Perses, que se apossou indevidamente daquilo que que pertencia a Hesíodo e, mais tarde, esse irmão teria ficado pobre tendo que sobreviver às custas do poeta Hesíodo.

Provavelmente, pelo fato de ter residido no campo Hesíodo apresentava algumas diferenças em relação a Homero. Enquanto Homero se preocupava com a vida dos heróis, dentro da póli, os valores da nobreza, Hesíodo estava mais voltado para a realidade do campo, a vida rural, se dedicando ao conceito de trabalho e justiça.

Hesíodo se dedicava ao cultivo da terra, onde ele conta na sua obra Teogonia a experiência mais importante da sua vida: “diz que quando apascentava suas ovelhas aproximaram-se dele as Musas e a voz delas despertou nele, o poeta, a inspiração e desse modo senti-se chamado a contar coisas passadas e futuras, reconhecendo assim a sua missão intelectual”. http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf

Quando alguns acadêmicos atuais se referem a Hesíodo, costumam dizer que foi uma das principais fontes para a religião grega, o pensamento econômico, a astronomia grega arcaica, as técnicas de agricultura, bem como o estudo do tempo.

Seu nome Hesíodo significa lançar cantos.

As 3 principais obras de Hesíodo

1- Teogonia – Onde se fala sobre o nascimento dos deuses. “Teogonia é a compilação de uma série de narrativas orais que se reúnem sob o nome de Hesíodo e trata da genealogia e hierarquia dos deuses e heróis da mitologia grega. Atualmente, tem-se a visão de que a mitologia foi criada para não apenas explicar a origem do universo, das coisas, do homem, dos costumes e regras sociais, mas também como instrumento ideológico para a manutenção do poder da classe aristocrática na Grécia pré-democracia.”

2- Trabalhos e os Dias – “O autor, de forma didática, trata do mundo dos mortais e de sua organização, centrado nos temas do trabalho e da justiça, com algum enfoque na história da civilização durante o período clássico da Grécia Antiga. Neste se inclui a célebre história de Prometeu, que tirou o fogo do concílio dos deuses, e o mito de Pandora.”

3- Escudo de Hércules – Um poema que tem cerca de 500 versos e descreve a luta de Hércules, contra o filho de Ares.

Alguns pensamentos de Hesíodo

“A fome é companheira do homem ocioso”

“Não procures proveitos desonestos, os proveitos desonestos são perdas”

“Qualquer um que prejudica aos outros, faz mal a si”

“Se acrescentas poupo a pouco, mas com frequência, logo esse pouco passará a ser muito”

“O amor é o arquiteto do Universo”

“Ótimo é aquele que de si mesmo conhece todas as coisas; Bom, o que escuta os conselhos dos homens judiciosos. Mas o que por si não pensa, nem acolhe a sabedoria alheia, esse é, em verdade, um homem inteiramente inútil”.

“Não vejo esperança para o nosso povo, se ele depender da frívola mediocridade de hoje, pois todos os jovens são indizivelmente frívolos (…) quando eu era menino, ensinavam-nos a ser discretos e a respeitar os mais velhos, mas os moços de hoje são excessivamente sabidos e não toleram restrições”.

Enfim, o objetivo do post foi apenas trazer um pouco sobre esse importante personagem da Grécia antiga, onde formulou um conceito importante sobre a justiça. Procurou mostrar, principalmente, o respeito por aquilo que pertence ao outro e, ainda, aquilo que não se adquire com o trabalho, não tem valor. Roubar, trapacear e manipular para o seu bem próprio, são situações inadmissíveis para o poeta o que prejudica a marcha da sociedade.

Já fiz por aqui vários posts sobre mitologia grega, caso tenha interesse, aproveite para dar uma olhadinha:

V- Mitologia Grega – Poseidon e Hades

VI – Mitologia Grega – A deusa Hera

IX – Mitologia Grega – Os outros filhos de Zeus com Hera

Mitologia Grega – O mito de Narciso

Mitologia Grega – O mito de Édipo

Mitologia Grega – A vingança de Medéia

Mitologia grega – A ganância e o segredo do rei Midas

Mitologia Grega – O Minotauro e o Mito de Teseu

7 seres importantes da mitologia grega

Quem foi Homero na cultura grega?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

https://www.ipv.pt/millenium/Millenium31/4.pdf

https://www.infoescola.com/biografias/hesiodo/#:~:text=Hes%C3%ADodo%20foi%20um%20dos%20maiores,natal%2C%20a%20aldeia%20de%20Ascra.&text=Sua%20obra%20se%20encontra%20ao,pilares%20da%20cultura%20grega%20antiga.

https://citacoes.in/autores/hesiodo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Trabalhos_e_os_Dias

https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/teogonia-origem-dos-deuses-gregos.htm

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email