logo-Blog MAri Calegari
Conheça um pouco sobre Homero na cultura grega

Conheça um pouco sobre Homero na cultura grega

Tempo de leitura 4 min.

Oi gente

No post de hoje vou dividir aqui com você um pouco sobre a vida e a importância de Homero na cultura grega. Quando vamos estudar ou pesquisar sobre a mitologia grega, é comum ouvirmos sobre esses personagens Homero e Hesíodo, que foram contemporâneos, porém cada um focalizando seus contos, poesias e cantos de formas diferentes.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre Homero e, em outro momento, vamos trazer Hesíodo. ok?

Homer - 850 a.C  Idealized portrayal of Homer dating to the Hellenistic period. British Museum.
Homero

Os Gregos

Os gregos, como já sabemos, ocupam uma posição única, quando se pensa em um progresso em relação as nossas vidas, à vida dos homens e, principalmente, no que diz respeito a vida pública. Eles valorizavam o desenvolvimento individual, porém dentro de um contexto da comunidade, a pólis.

A liberdade de expressão e o valor dado a diferentes atividades foram marcos no progresso das sociedades gregas.

Na Grécia Antiga havia dois tipos de artistas e cantores populares que, divulgavam através de suas histórias e músicas, de cidade em cidade, suas epopeias: O Aedo e o Rapsodo. Já fiz um post por aqui:

https://blogdamaricalegari.com.br/2020/07/16/o-aedo-o-rapsido-e-a-epopeia-na-grecia-antiga/

Os encarregados de dizer os mitos, levando esse conhecimento de cidade em cidade eram os poetas na grécia antiga.

La Odisea de Homero – El Eneagrama de la Personalidad describe el viaje de Ulises | desQbre - Psicología y Formación

O que conhecemos hoje com o nome de cultura, é graças a história dos gregos.

A educação grega é dividida em dois períodos: o chamado período homérico e período histórico. É no primeiro período que a sociedade passa por muitas transformações e no qual se desenvolveram os sistemas educacionais. A educação relativa ao primeiro período é a que seria herdada nas gerações posteriores.“http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf

O conceito de liberdade dentro do Estado, também foi elaborado primeiramente pelos gregos e, quanto a educação, ela deve ser direcionada para a vida em sociedade, criando assim o que conhecemos hoje como cidadania.

Imaginem uma época, onde não havia escolas e lugares fechados onde pudessem oferecer a educação da forma que conhecemos hoje. Os ensinamentos eram passados de geração em geração, através da oralidade e das histórias que iam se contando.

Assim, Homero foi chamado do educador dos gregos onde, através de suas histórias, ele ditava o modo de comportamento da época. Os jovens eram educados de forma a seguir as virtudes de seus heróis, como Aquiles e Ulisses que serviam de modelo para as gerações mais novas.

Quem foi Homero?

Pesquisando sobre Homero, há muitas dúvidas sobre a sua verdadeira origem.: “Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século VIII a.C. Mas a sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.”

Obras de Homero continuam a influenciar a cultura pop - Tribuna de ...
Homero

O que se sabe é que ele foi um poeta da antiga grécia e responsável por duas obras famosas: Ilíada e Odisseia.

Alguns historiadores dizem que ele viveu a 850 a.C. e outros afirmam que ele estava mais perto do período da famosa Guerra de Troia ( 1194-1184 a.C).


“Muitos historiadores e pesquisadores da antiguidade não chegaram a uma conclusão sobre se Homero existiu de verdade ou se é um personagem lendário, pois não há provas concretas de sua existência. Suas obras podem ter sido escritas por outros escritores antigos ou são apenas compilações de tradições orais do período.”

https://www.suapesquisa.com/biografias/homero.htm#:~:text=Homero%20foi%20um%20poeta%20da,poemas%20%C3%A9picos%20Il%C3%ADada%20e%20Odisseia.&text=Sobre%20a%20morte%20de%20Homero,morrida%20na%20ilha%20de%20%C3%8Dos.

Alguns autores dizem que Homero é descendente de Orfeu, e outros que foi gerado por uma ninfa. Alguns dizem que era cego, cantor e que andava de cidade em cidade, sem um rumo certo.

O significado de seu nome é “refém”.

Os poemas de Homero, que foram transmitidos oralmente de geração em geração serviram de base para a educação dos jovens na Grécia Antiga. Aquiles e Ulisses, das obras de Odisseia e Ilíada representavam um ideal de virtude, poder e sabedoria. Esses heróis, muitas vezes, eram comparados aos deuses.

De acordo com Murari e Caporalini, “É com Homero que temos os primeiros registros sobre educação; que começa gradualmente as sementes da futura história da educação. O grande projeto educacional de Homero estendeu-se sobre todo o território grego e depois sobre toda a cultura ocidental. Homero teve a genial ideia de reunir as inúmeras histórias populares, (…)_ transmitidas oralmente e explicavam a origem e o sentido das coisas, era um modo de explicação, de resposta aos questionamentos aos diferentes aspectos da vida daquele povo. A essas histórias denominam-se mitos“. p. 5

Platão chegou a afirmar que Homero foi o primeiro educador da Grécia.

Há entre muitos historiadores a concordância sobre o fato de Homero ter sido cego e, ainda, o fato dele ter escrito “Ilíada” durante a sua juventude e “Odisséia”, durante a sua velhice como se fosse uma completude de sua obra.

Ilíada e Odisséia

O grande poema épico Ilíada foi composto por 24 contos e e 15 mil versos, onde narra um episódio da guerra entre gregos e troianos, conhecida como a “guerra de troia”.

“A Guerra de Tróia foi travada entre os homens, com a participação dos deuses da mitologia grega. Metade dos deuses estava ao lado dos troianos (e os ajudava) e a outra metade fazia o mesmo com os gregos. Foi uma vitória difícil para os gregos, que contou com a intervenção de Zeus“.

Na realidade essa obra Ilíada não conta todo o período da História da Guerra de Tróia, e sim os dez últimos anos da Guerra.

Quanto a obra Odisséia vai retratar a história de Odisseu (ou Ulysses na mitologia romana), onde vai falar, sobre a volta do herói, em uma viagem que durou 10 anos e sua luta é a história do “herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Tróia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quando lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”.

As obras de Homero, que foram sendo disseminadas por uma grande parte do mundo, resultou no crescimento da comercialização de livros no século 5 a.C. e, ainda, a observação no século seguinte de uma profileração das bibliotecas por vários lugares do planeta.

Obras de Homero continuam a influenciar a cultura pop - Tribuna de ...

Eram muito poucos os gregos que não acreditavam nos relatos sobre a Guerra de Tróia, da Ilíada e Odisseia. As obras de Homero era considerada a base de sua cultura pelos gregos. “Homero era a educação da Grécia. (…) A figura do poeta era, sobretudo nos primeiros anos da era alfabetizada, a autoridade máxima, embora já nos tempos clássicos a sua posição tivesse mudado”.

Enfim gente, o objetivo do post foi somente trazer um pouco sobre esse personagem tão importante que, até hoje, suas obras ainda são lidas, estudada e discutida em várias áreas do conhecimento.

Aproveito para convidá-lo a conhecer outros personagens da nossa história interessantes:

Quem foi Sócrates?

Quem foi Sidarta Gautama – Buda?

Quem foi Georg Wilhelm Friedrich Hegel?

Quem foi Nietzsche, o filósofo alemão?

Quem foi William Shakespeare?

Kierkegaard – Você sabe quem foi esse filósofo?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_%C3%A9pica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rapsodo

http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/p010.pdf

https://www.ebiografia.com/homero/

https://biografieonline.it/biografia-omero

Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foi-homero/

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email