logo-Blog MAri Calegari

Itália – Basílica de Santa Clara em Assis

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Hoje quero começar o meu post fazendo essa pergunta: você já pensou alguma vez em ir para Assis na Itália?

Então, eu faço essa pergunta porque é interessante como as coisas que a gente tem certeza que quer, apesar de nem sempre ser no nosso tempo, elas acabam chegando de um jeito ou outro até nós.

Eu acredito muito nisso e tenho muitas provas sobre esse assunto.  Assis, por exemplo é uma dessas histórias que aconteceu comigo… E como todo jovem que um dia tem lá seus sonhos para conhecer alguns lugares nesse mundo, Assis, na Itália,  fazia parte da minha lista de desejos.

Hoje, estou aqui para falar um pouco dessa experiência que, sem dúvida alguma, uma experiência diferente de muitas outras, pois nessa cidade tem sim algo que você sente e que percebe, mas não sabe explicar o que é.  Só digo uma coisa é algo muiiiito bom.

Quando eu era jovem, na idade em que a gente faz mil projetos para o futuro, eu tinha uma lista quilométrica de cidades que gostaria de conhecer. A minha vontade de viajar já nasceu comigo, com certeza.

DSC07704
Vestuários de Santa Clara

Cada pessoa que viajava e me contava sobre algum lugar novo, diferente daqueles que estava acostumada a ir, lá estava eu viajando junto,  mas claro só nos pensamentos. E Assis era uma dessas cidades.

Lógico que junto a isso tudo, a cidade de Assis tinha uma relação com a história de São Francisco e Santa Clara. E assim os anos se passaram, algumas viagens apareceram e, como  sou daquelas que não perco uma oportunidade de estar na estrada, eis que surge em 1993 a possibilidade de visitar Assis.

DSC07690

Na época, ficamos por lá dois dias, mais especificamente no mês de abril. Sabe aquele lugar que você visita e quando está indo embora dá uma olhada para trás e pensa sozinha: Ainda voltarei por aqui…Foi bem isso que pensei em 1993. E aqui estou eu para contar sobre essa cidade, que voltei recentemente. Isso equivale a dizer, mais um pensamento que deu certo.

Vou contar um pouco o que vi por lá e quem sabe fazer você que, também gostaria de um dia estar lá, poder sonhar e já visualizar uma visita nessa cidade maravilhosa. No entanto, você poderá estar se perguntando: Mas  como? Quando? Isso não saberei te responder, o tempo não nos pertence.

Agora gente,  o sonho e o querer é seu e te pertence. O tempo passa, a vida anda e quando você menos espera as coisas acontecem, mesmo que tudo a sua volta pareça conspirar contra. Mas a regra fundamental é acreditar.

mapaumbria

Na foto acima, está a Região da Úmbria, que fica bem no centro da Itália. Esse nome Úmbria vem dos povos antigos dessa região que eram os Umbros e os Etruscos que foram dominados pelos Romanos. Assis para nós brasileiros e Assissi para os italianos está situada nessa região, onde as principais cidades são: Perugia sua capital, Spoleto, Orvietto e Todi, cidades muito antigas que preservam sua história e as construções e artes da idade medieval.

DSC07685

Convido você a entrar por essa porta que é a porta da cidade antiga de Assis. Ela é cercada por uma muralha é patrimônio histórico da Unesco e conserva as suas construções como eram na idade média. Interessante que ao passear por aqui você tem a sensação de voltar no tempo, de imaginar como eram a vida e o dia a dia das pessoas dessa cidade. Estamos falando de uma época em que Francisco e Clara frequentaram essa cidade em torno do ano de 1212. Era por aqui, por essa porta da cidade acima, que os jovens da época saiam para enfrentar as guerras santas – cruzadas.

DSC07687

Observem que as construções permanecem todas de pedras, mas internamente elas oferecem o conforto da contemporaneidade. Já na primeira viagem ficamos em um hotel que oferecia essas facilidades e nessa ultima viagem passamos por Assis apenas um dia, mas o suficiente para você ter uma boa experiência por aqui. A História de São Francisco e Santa Clara, dois jovens que deixam suas vidas luxuosas para se dedicarem aos seus semelhantes menos favorecidos, é no mínimo algo a ser respeitado, admirado e por que não aplaudido.

DSC07689
DSC07692
DSC07697

Ao entrar na cidade, fomos caminhando em direção a Basílica de Santa Clara, pois está  situada bem ao centro da cidade.

Clara foi também uma excelente escritora. Como era de família com maiores recursos, a mesma teve uma boa educação e ela, junto a sua irmã Inês foram as primeiras a seguirem Francisco e, após algum tempo, criaram a ordem das irmãs Clarissas.

Abaixo fotos dentro da Basílica de Santa Clara

O crucifixo que estava na Igreja de São Damião e hoje está bem cuidado aqui na Basílica de Santa Clara. Já falei um pouco sobre ele em outro post anterior.

As vestimentas que eram utilizadas na época, demostrando um total desprendimento e os votos de pobreza.

DSC07705

Relicário do Corpo de Santa Clara. De acordo com Frei Vitório Mazzuco “Em 11 de agosto de 1253, Santa Clara entra na glória eterna; já no dia seguinte seu corpo é levado para a Igreja de São Jorge onde também repousa Francisco. No dia 03 de outubro de 1260, o corpo é exumado e colocado na Basílica de Santa Clara; ali permanece perto do altar com uma simples inscrição: “Aqui jaz o corpo da Virgem Santa Clara”.

Toda a história sobre o corpo de Santa Clara você poderá encontrar, se tiver interesse, no site que está na referência logo abaixo.

Continuamos pela cidade de Assis em busca da Basílica de São Francisco, a qual fica do outro lado da cidade por onde entramos.

Veja abaixo, as fotos do caminho que percorremos e assim você tem uma idéia da cidade de Assis.

DSC07711
DSC07712
DSC07714
DSC07716
DSC07718

Adoro esses cantos onde retratam bem o estilo da cidade, suas ruas bem pequenas, tudo bem típico da Itália.

Torre del Popolo na Piazza del Comune de Assissi.

DSC07699

Como ninguém é de ferro, paramos nessa sorveteria para saborear um verdadeiro gelato italiano. Os sorvetes da Itália gente, é tudo e mais um pouco de bom.

Te convido a dar uma olhadinha em outros Posts sobre a Italia:

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/14/assis-4-terra-de-sao-francisco-de-assissi-umbria-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/12/assis-2-santuario-de-sao-damiao-pequeno-convento-ao-lado-primeiro-lugar-onde-santa-clara-foi-ao-escolher-seguir-sao-francisco/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/14/assis-4-terra-de-sao-francisco-de-assissi-umbria-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/02/28/ostia-antica-passeio-imperdivel-em-roma-na-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/05/14/bellagio-na-italia-um-passeio-de-tres-horas/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/05/04/livigno-uma-cidade-interessante-na-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/05/01/roteiro-de-viagem-a-suica-e-italia-incrivel/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/09/pisa-na-toscana-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/09/lucca-citta-di-lucca-um-charme-de-cidade-na-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/08/07/florenca-a-maior-cidade-da-regiao-da-toscana-na-italia/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/06/25/italia-toscana-siena/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/06/10/museo-della-tortura-volterra-toscana/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/06/24/italia-toscana-siena-festa-folclorica/

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referencia: http://www.franciscanos.org.br/?p=5227

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email