logo-Blog MAri Calegari
Itália – Terra de São Francisco de Assis na Umbria

Itália – Terra de São Francisco de Assis na Umbria

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Hoje vamos terminar o post sobre a cidade de Assis e o que ela representa para a Itália e outros lugares do mundo.

“Comece a fazer o necessário, logo estarás fazendo o possível e, de repente, estarás fazendo o impossível…”  (São Francisco de Assis)

São pensamentos como esse aqui de São Francisco que me faz admirá-lo …

DSC07727

O post de hoje, é o último de quatro que fiz por aqui, sobre a cidade de Assis, na região da Umbria, na Itália.

Continuamos a nossa caminhada pela cidade de Assis em busca da Basílica de São Francisco que fica do outro lado da cidade. Isso equivale a dizer que você deverá estar com disposição e no mínimo sapatos confortáveis no pé.

A  gente se sente tão bem nessa cidade que a impressão que se tem é que aqueles incômodos naturais de toda viagem, como dores no corpo e uma canseira por ter andado muito a pé, aqui em Assis eles não aparecem.

DSC07731

“A cortesia é irmã da caridade que apaga o ódio e fomenta o amor”. (São Francisco de Assis).

É muito interessante essas construções onde a porta da entrada da casa era menor que as atuais e não tinha uma separação, como hoje em dia, entre o público e privado. Você abria sua porta de casa e já estava ali participando da comunidade.

DSC07737

“Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”. (São Francisco de Assis).

Gente estou colocando aqui esses pensamentos de São Francisco,  para se ter uma ideia da cabeça e do coração desse homem, naquela época onde tudo era tão rudimentar. A sabedoria dele é incrível.

DSC07730

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”. (São Francisco de Assis).

DSC07739

E aqui  podemos visualizar a chegada da Basílica de São Francisco, ao fundo. A sua construção foi iniciada após a canonização de Francisco em 1228. O terreno foi uma doação.

O local onde hoje se encontra a Basílica,  já foi um local de assassinato de ladrões. O nome do local era colina do inferno e, hoje, tem o nome de colina do paraíso. Em 25 de maio de 1230 o corpo de Francisco foi trazido para a Basílica onde se encontra até hoje.

DSC07744

Esse lugar inspira muita paz. Tem uma vista que é maravilhosa e como ela fica no alto de uma colina, a visão que você tem dali é maravilhosa. É interessante que, conforme o ponto onde você está, você olha em direção a Basílica e consegue vê-la sozinha com um céu imenso atrás.

DSC07746

A arquitetura é gótica e românico, uma síntese desse dois estilos. Em 1997, a cidade de Assis passou por um terremoto e a Basílica sofreu alguns danos e levaram 2 anos para serem restaurados.

DSC07753

“Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você”. (São Francisco de Assis).

Francisco e seus pensamentos são eternizados, tudo o que esse homem falou se aplica até hoje, em nossa sociedade e na vida da humanidade.

DSC07754

As duas portas da entrada da Basílica são esculpidas em madeira. O silêncio por aqui  é algo surpreendente. Mesmo em dias mais movimentados o silêncio se faz presente.

DSC07755

Aqui é a entrada da Basílica Inferior. Essa Basílica “representaria a penitência, consiste em uma nave central com várias capelas laterais com arcos semi-circulares. A nave é decorada com os afrescos mais antigos da Igreja, criados por um artista chamado Mestre de São Francisco. Eles mostram cinco cenas da Paixão de Cristo à direita, e à esquerda, cenas da vida de São Francisco(…) Esses afrescos foram finalizados em 1260-1263. São considerados os melhores exemplos da pintura mural da Toscana, andes de Cimabue”.

DSC07756

Na cripta abaixo é o local onde guarda o túmulo de São Francisco. Na realidade, esse túmulo de São Francisco ficou muito anos escondido, devido ao medo de suas relíquias serem espalhadas na Europa Medieval. Esse local então foi descoberto em 1818 e, por ordem do Papa Pio IX, foi construída essa cripta embaixo da Basílica.

DSC07757

A hora de agradecer  um pouco por tantas coisas boas que essa vida nos proporciona.

São Francisco é conhecido por ser o Santo protetor dos animais e santo dos pobres e humildes. Nasceu em 04 de outubro de 1181, em Assis,  e aos 20 anos se alistou ao exercito que combatia pelo Papa. Era filho de uma família rica da cidade de Assis e um dia na cidade de Spoleto teve um sonho que diz ser revelador.

Francisco, então,  renuncia a vida que tinha junto aos seus pais, renunciando também seus bens materiais para se dedicar ao seu apostolado, fundando a ordem de São Francisco.

Abaixo, mais algumas fotos da Basílica e da cidade de Assis, finalizando assim o nosso passeio mais uma vez por aqui. As frases abaixo fazem parte da oração sobre a paz de São Francisco. Essa oração é mundialmente conhecida por aqueles que são católicos. Mas, independente da região, é uma oração de paz para todo o mundo.

DSC07764

“Senhor! Fazei de mim instrumento de Tua paz!

DSC07765

Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

DSC07785

Onde houver discórdia, que leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

DSC07781

Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

DSC07774

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde ouver trevas que eu leve a luz.

DSC07767

Ó Mestre fazei com que eu procure mais. Consolar que ser consolado; compreender, que ser compreendido;

DSC07769

Amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe.

DSC07727

É perdoando, que se é perdoado.

DSC07776

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

DSC07783

E assim gente, deixamos mais uma vez a cidade de Assis, com uma sensação maravilhosa de um lugar que tem algo de especial.

Enfim, independente se você é católico, cristão ou não, a vida e história de Francisco é interessante para se conhecer e, caso você queira saber mais sobre essa cidade e o que pode se ver em Assis, fique a vontade para visitar os outros posts que já fiz por aqui.

Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara

Assis – Santuário de São Damião

Itália – Basílica de Santa Clara em Assis

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

Para aqueles que querem mais informações sobre São Francisco e Santa Clara segue o endereço do Site onde realizei minha pesquisa:

http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/3827/28/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email