logo-Blog MAri Calegari
Assis – Santuário de São Damião na Itália

Assis – Santuário de São Damião na Itália

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Dando continuidade a visita em Assis, vamos falar mais um pouco do Santuário de São Damião. Nesse Santuário estão também algumas relíquias de Santa Clara, pois foi para esse lugar que ela se dirigiu quando largou sua vida de riqueza para seguir Francisco e fundar a Ordem das Irmãs Clarissas.  Foi por aqui que tudo começou. Vou falar um pouco dessa história..

igreja sao damiao

Tudo começou no Século XII, na Idade Média com o nascimento de Clara Favorone, filha de família nobre da cidade de Assis. Ali Clara foi educada como as meninas de alta classe para ser o exemplo de uma mulher e preparada para o casamento. Sua mãe Srª Hortolona ensinou a Clara as virtudes da generosidade e respeito com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade como a dela. Clara assim, cresceu com um olhar muito carinhoso com os menos favorecidos.

Logo após completar 18 anos, seus pais já estavam pensando em seu casamento como era natural para a época, mas ela estava mais interessada em saber sobre a vida do jovem Francisco que havia feito a sua opção e já pregava fora das Igrejas. Clara,  junto com uma amiga ia ouvir suas pregações e, cada vez mais, se encantava como o modo de Francisco falar sobre as coisas simples da vida.

DSC07665

Foi ai que Clara após ouvir e se aconselhar com Francisco resolve em uma determinada noite fugir. Combinou com Francisco a data que foi em uma segunda-feira, depois de um domingo de Ramos, e o mesmo ficou a esperá-la.  Esse fato se deu no dia 18 de março de 1212.

Sua amiga, Pacífica de Guelfuccio, estava na esquina quando Clara envolta a um pano negro e com a cabeça escondida se dirigiu até ela, sem que ninguém as vissem. As duas, então foram ao encontro de Francisco e seus seguidores. O encontro deles aconteceu na Igreja de São Damião, uma Igrejinha onde Francisco iniciou suas obras.

DSC07668

Chegando ao encontro com Francisco, Clara troca suas vestes e Francisco corta seu cabelo num cerimonial que representa a nova vida de Clara. As vestes cheias de brocal são trocadas por túnicas simples, representando uma nova opção de vida, simbolizando sua escolha pelos pobres e necessitados. Sua irmã, chamada Inês, sempre a ia visitar nesse local. Assim as duas se juntaram, como portadoras de uma nova ordem, aqui nesse pequeno  Convento ao lado da Igreja de São Damião, onde Francisco havia arrumado para elas.

Após essa opção de Clara e com seu trabalho, aos poucos demais jovens da cidade de Assis e região foram chegando a esse convento e foram sendo chamadas de irmãs “Damianitas”.

assis 12

Algumas fotos de dentro do Santuário

assis 11  DSC07671

DSC07670

.

assis 10

Já o famoso Crucifixo de onde Francisco diz ter ouvido a voz de Jesus, foi pintado no Século XII, por um pintor desconhecido da Umbria, na Itália, no estilo Românico. O original está bem guardado pelas irmãs Clarissas na Basílica de Santa Clara de Assis.

DSC07680

DSC07682

Saindo do Santuário que fica fora da cidade, você fará o caminho a pé até chegar na cidade toda cercada por muralhas, a cidade que permanece como na Idade média.

DSC07681

Mas assim como a Basílica de São Francisco, a de Santa Clara também está  dentro da cidade.

A cidade de Assis é patrimônio histórico e lugar dos peregrinos, interessados nessa linda história desses jovens Francisco e Clara, visitarem.

Não somente os peregrinos, mas também turistas de todos os lugares vem a Assis para conhecer e apreciar as belezas que a região oferece, bem como conhecer a arquitetura dessa cidade que permanece bem conservada, da época medieval.

Veja, também, outros posts sobre Assis e outras cidades da Itália:

Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara

Assis (3) – Itália – Basílica de Santa Clara – E você já pensou alguma vez em ir para lá?

Assis (4) – Terra de São Francisco na Umbria

Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Bellagio na Itália – Um passeio de três horas

Livigno uma cidade interessante na Itália

Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível

Itália – Conhecendo Pisa na Toscana

Itália – Florença – A maior cidade da Toscana

Itália – Viagem de carro pela Toscana

Siena na Itália é tudo de bom

Itália – Festa folclórica em Siena na Toscana

Itália – Museu della tortura em Volterra na Toscana

Era isso por hoje gente

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email