Oi Gente
Dando continuidade a visita em Assis, vamos falar mais um pouco do Santuário de São Damião. Nesse Santuário estão também algumas relíquias de Santa Clara, pois foi para esse lugar que ela se dirigiu quando largou sua vida de riqueza para seguir Francisco e fundar a Ordem das Irmãs Clarissas. Foi por aqui que tudo começou. Vou falar um pouco dessa história..
Tudo começou no Século XII, na Idade Média com o nascimento de Clara Favorone, filha de família nobre da cidade de Assis. Ali Clara foi educada como as meninas de alta classe para ser o exemplo de uma mulher e preparada para o casamento. Sua mãe Srª Hortolona ensinou a Clara as virtudes da generosidade e respeito com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade como a dela. Clara assim, cresceu com um olhar muito carinhoso com os menos favorecidos.
Logo após completar 18 anos, seus pais já estavam pensando em seu casamento como era natural para a época, mas ela estava mais interessada em saber sobre a vida do jovem Francisco que havia feito a sua opção e já pregava fora das Igrejas. Clara, junto com uma amiga ia ouvir suas pregações e, cada vez mais, se encantava como o modo de Francisco falar sobre as coisas simples da vida.
Foi ai que Clara após ouvir e se aconselhar com Francisco resolve em uma determinada noite fugir. Combinou com Francisco a data que foi em uma segunda-feira, depois de um domingo de Ramos, e o mesmo ficou a esperá-la. Esse fato se deu no dia 18 de março de 1212.
Sua amiga, Pacífica de Guelfuccio, estava na esquina quando Clara envolta a um pano negro e com a cabeça escondida se dirigiu até ela, sem que ninguém as vissem. As duas, então foram ao encontro de Francisco e seus seguidores. O encontro deles aconteceu na Igreja de São Damião, uma Igrejinha onde Francisco iniciou suas obras.
Chegando ao encontro com Francisco, Clara troca suas vestes e Francisco corta seu cabelo num cerimonial que representa a nova vida de Clara. As vestes cheias de brocal são trocadas por túnicas simples, representando uma nova opção de vida, simbolizando sua escolha pelos pobres e necessitados. Sua irmã, chamada Inês, sempre a ia visitar nesse local. Assim as duas se juntaram, como portadoras de uma nova ordem, aqui nesse pequeno Convento ao lado da Igreja de São Damião, onde Francisco havia arrumado para elas.
Após essa opção de Clara e com seu trabalho, aos poucos demais jovens da cidade de Assis e região foram chegando a esse convento e foram sendo chamadas de irmãs “Damianitas”.
Algumas fotos de dentro do Santuário
.
Já o famoso Crucifixo de onde Francisco diz ter ouvido a voz de Jesus, foi pintado no Século XII, por um pintor desconhecido da Umbria, na Itália, no estilo Românico. O original está bem guardado pelas irmãs Clarissas na Basílica de Santa Clara de Assis.
Saindo do Santuário que fica fora da cidade, você fará o caminho a pé até chegar na cidade toda cercada por muralhas, a cidade que permanece como na Idade média.
Mas assim como a Basílica de São Francisco, a de Santa Clara também está dentro da cidade.
A cidade de Assis é patrimônio histórico e lugar dos peregrinos, interessados nessa linda história desses jovens Francisco e Clara, visitarem.
Não somente os peregrinos, mas também turistas de todos os lugares vem a Assis para conhecer e apreciar as belezas que a região oferece, bem como conhecer a arquitetura dessa cidade que permanece bem conservada, da época medieval.
Veja, também, outros posts sobre Assis e outras cidades da Itália:
Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara
Assis (4) – Terra de São Francisco na Umbria
Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália
Bellagio na Itália – Um passeio de três horas
Livigno uma cidade interessante na Itália
Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível
Itália – Conhecendo Pisa na Toscana
Itália – Florença – A maior cidade da Toscana
Itália – Viagem de carro pela Toscana
Itália – Festa folclórica em Siena na Toscana
Itália – Museu della tortura em Volterra na Toscana
Era isso por hoje gente
Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.