Livigno uma cidade interessante na Itália

Oi Gente

Hoje o post traz um pouquinho dessa maravilha que é a Itália. É interessante como a gente traz no sangue um carinho especial de nossa geração. Minha descendência é Italiana e, embora um pouco mais distante, também portuguesa. Ao visitar esses países sinto que há uma identificação logo quando piso o solo. É como se você estivesse visitando uma casa de um parente, acho incrível isso que acontece comigo e talvez com quem já tenha passado por essa experiência.

O nosso lugar é sempre o nosso lugar. Quando morei fora do Brasil e, também quando tenho a oportunidade de viajar para outros países, no retorno posso  perceber o amor que a gente tem pela nossa terra, nossa pátria, nosso solo, mesmo com todos os problemas que a gente conhece bem por aqui.

IMG_6150

Então gente que lugar fantástico, fica na fronteira entre a Suíça e a Itália. Aqui é a loucura das mulheres e também dos homens, pois é uma zona franca de comércio com tudo o que você pensa de melhor. O laiá,  pena que o nosso real está tão desvalorizado, juro que essa parte foi sofrimento, mas não podemos perder o espírito de bons viajantes, isso são apenas detalhes, detalhes importantes, que seja bem lembrado. kkk.

A foto foi copiada do google, só para que você possa ter uma ideia desse canto onde se encontra Livigno. A cidade está situada na região da Lombardia, província de Sondrio na Itália.  Livigno é uma pequena cidade, nos Alpes Italianos, que fica a 218 quilômetros de Milão,   é uma das possibilidades mais fáceis de chegar até lá quando se vem de avião. O fuso horário são de 4 horas a mais que o nosso horário de Brasilia. A língua falada por lá é o italiano, com uma população em torno de 6.500 habitantes. É bem frequentada por turistas que curte natureza, esqui, ciclismo e caminhadas também.

 IMG_6057

Do alto do hotel onde ficamos a gente pode observar toda a cidade.

Livigno vem com uma história de pobreza e com uma dificuldade de se chegar a cidade era muito grande durante o inverno. “Os vários estados queriam garantir que as pessoas teriam um incentivo para viver na área”, por isso foi criado no local uma zona livre de impostos. Mas, não se animem tanto, pois  próximo a Livigno há um posto de controle da Guardia di Finanza, quando da passagem para a Suíça e há um certo controle sobre as compras no local.

Aqui o Hotel H. Alexander onde nós nos hospedamos, uma delícia de hotel com muito bom atendimento. Ele fica bem no alto e tem ônibus a todo momento próximo que leva os turistas para os lugares desejados, sem cobrar nada.

IMG_6064

É interessante observar na Suíça e também por aqui essa questão dos telhados com essas pontinhas que são utilizadas para não deixar a neve grudar por ali. Tipo um quebra gelo, também nas regiões dos Alpes o que não falta é neve gente. Que lindo para nós brasileiros que não temos isso por aqui, mas já não posso dizer o mesmo quando se vive um inverno rigoroso. Já tive essa experiência não é assim tão legal não. Dá é muito trabalho essa danadinha dessa neve.

IMG_6072

Pegamos algum frio durante essa viagem à Suíça e Itália. Por aqui era praticamente o começo do que iríamos pegar de frio ainda.

IMG_6080

Aqui estávamos no ponto de ônibus, próximo ao hotel, para  chegarmos até ao centro de Livigno. Eu e o Calegari, meu marido e companheiro há 30 anos. Dá uma olhadinha as camadas de roupas kkk. Na realidade ele não gosta muito dessa história de eu ter um blog, mas fazer o que se eu curto para valer estar por aqui. Adoro a gente viver assim, respeitando as nossas diferenças,  e por que não?

IMG_6086

Olha aí os nossos amigos e companheiros de viagem, não estão todos aqui nessa foto, curtindo um frio por lá também. Os gaúchos mas tranquilos, mas os mineiros e goianos sofreram mais viu gente. Já com saudades da turma toda.

IMG_6092

A cidade é uma graça, com lojas de todas as marcas que você possa imaginar. É um out let diferenciado, com muitas marcas e produtos italianos e muitas opções de tudo que você possa imaginar. Interessante que as mulheres sempre levam a fama de querer consumir, mas por aqui tem muita coisa interessante para os rapazes também.

IMG_6095

Mas gostei muito de Livigno como uma opção para passeio mesmo, uma cidade onde você pode fazer tudo a pé, com opção para ciclismo, caminhadas, esqui.

IMG_6071

Aqui uma estação de esqui bem atras nessa foto. Tem várias por aqui.  Na realidade, hoje Livigno é considerada uma área rica e as suas principais atividades estão ligadas ao turismo. No ano de 2005, o campeonato mundial de mountain bike foi realizado por aqui.

IMG_6106

IMG_6111

Achei muito interessante a espessura das madeiras na construção dessa casa. Livigno está a 1816 metros acima do mar.

IMG_6125

Existe também um dialeto local em Livigno que é intermediário entre a língua romanche (é uma das quatro línguas falada na Suíça, apenas por 1% da população ” Trata-se de uma língua românica do ramo ocidental, que se acredita descender do latim vulgar falado pelos romanos que ocuparam a área na Antiguidade”.

IMG_6127

“O dialeto local, intermediária entre romanche e Lombard, foi categorizado em um dicionário, financiado pela administração local. Esta variedade linguagem é usada localmente em nomes de ruas e em alguns outros sinais, bem como sobre os mapas oficiais.”

IMG_6141

Passamos uma noite e uma manhã por aqui e seguimos no nosso roteiro para Pontresina, no cantão Grisões, já de volta para Suiça onde dormimos por lá duas noites e conhecemos lugares maravilhosos. Vou trazer aqui para você nos próximos posts.

Veja por aqui o roteiro dessa viagem: Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.