logo-Blog MAri Calegari
Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara

Itália – Assis a Terra de São Francisco e Santa Clara

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Já visitei muitos lugares bonitos e interessantes durante a minha vida, mas sempre tem aqueles que te marcam e que o faz voltar quando há a oportunidade.  Sem dúvida alguma,  Assis – Terra de São Francisco e Santa Clara,  é um desses lugares….

assis 02 2014 - Copia

Como foi essa experiência de visitar Assis, na Itália?

Na realidade, já tive o privilégio de visitar essa cidade duas vezes, uma em 1993 e agora recentemente. O que falar desse lugar? Nas duas vezes em que visitei Assissi, esse é o nome italiano para a cidade que chamamos de Assis, senti como se estivesse entrando realmente em um lugar especial.

Ao entrar na cidade, é como voltar no tempo, o clima, a energia e as estreitas ruas, não sei definir com palavras o que senti nas duas vezes que estive nessa cidade, uma sensação de paz infinita, uma leveza, um ar puro, um lugar de se energizar para a vida.

Essa cidade é muito visitada na Itália, não somente pelos cristãos, mas por muitos turistas interessados na história de São Francisco e, ainda,   pelo fato de ser uma cidade da época medieval que procura manter até hoje o seu patrimônio histórico.

Ao andar pelas ruas estreitas de Assis, é realmente se sentir voltando ao passado e, as vezes, você poderá se deparar com pessoas com traje e tocando músicas da época.

É bom estar com sapatos bem confortáveis, pois tem muitas subidas e descidas. O legal de conhecer Assis é caminhar pelas suas ruas pequenas observando cada cantinho e imaginando o que tem de história nessa cidade. Foi aqui que nasceram a ordem dos padres franciscanos e a ordem das irmãs clarissas, seguidoras de Santa Clara.

Na primeira viagem que fizemos a Assis, chegamos de trem, saímos de Roma rumo a Assis, uma viagem curta tranquila onde você vai conhecendo a linda região da Umbria. Mas dessa vez, chegamos a cidade de carro por essas estradas que estão presente aqui nas fotos.

assis 01 - Copia

Após estacionarmos o carro, resolvemos subir até a cidade a pé, para visitar a Igreja de São Damião.  A Igreja de São Damião fica fora da cidade de Assis. Essa Igreja é aquela em que São Francisco diz ter escutado Cristo na cruz, fato que mudou toda a sua vida.

assis 03 - Copia

A vida de São Francisco para mim, seus exemplos de conduta na vida, a sua sabedoria, a maneira como tratava os doentes e principalmente os animais, faz dele um exemplo de vida a ser seguido.

Francisco de Assis é um dos santos mais queridos da Igreja Católica e é também o padroeiro da Itália. Francisco, no século XIII, ainda jovem teve a decisão de renunciar uma vida de riqueza e se dedicar aos pobres, aos animais e natureza, os tratando como irmãos, chamou a atenção da própria Igreja naquele momento. O filme irmão sol, irmão lua, do diretor Franco Zeffirelli conta bem a história desse santo.

Quando você lê ou escuta a Oração de São Francisco, em forma de música, independente se você tem ou não religião, se é ou não católico ou cristão, não é disso que estou falando aqui é da letra da oração, da conduta de um homem, de um jovem que esteve por aqui deixando tantos ensinamentos de humanismo para nós, simples mortais, que é no mínimo algo de se chamar de magnífico.

assis 05 - Copia

Nesse local, na foto acima, onde estão as oliveiras,  é o lugar onde Francisco gostava de ir para meditar. Estando nesse lugar você vai entender bem que lugar fantástico para contemplar e meditar.

O Santuário Santuário de São Damião está localizado próximo as oliveiras e é ali, também, o local onde Santa Clara foi, quando resolveu largar tudo e iniciar a sua vida dedicada a caridade.

assis 04 - Copia

A Igreja fica bem no alto, com uma vista maravilhosa. Por aqui você encontra muitos peregrinos, padres, com as suas vestes marrons,  e um silêncio sem igual, o que te permite sentir uma paz incrível.

assis 06 - Copia

assis 07 - Copia

assis 08 - Copia

Nesse Santuário, segundo a história, é que o jovem Francisco relatou ter escutado a voz de Deus dizendo: “Vai Francisco, conserte a minha casa que está caindo em ruínas”.

assis 10 - Copia

O crucifixo acima, de acordo com relatos de sua biografia, é de onde Francisco diz ter ouvido, pela primeira vez,  a voz de Cristo, O crucifixo verdadeiro se encontra na Igreja de Santa Clara.

Caso tenha interesse de conhecer mais sobre Francisco, poderá acessar esse site aqui.

Enfim, você poderá conhecer mais sobre Assissi, e outros lugares interessantes na Italia, em outros posts do blog.

Assis (2) – Santuário de São Damião

Assis (3) – Itália – Basílica de Santa Clara – E você já pensou alguma vez em ir para lá?

Assis (4) – Terra de São Francisco na Umbria

Bellagio na Itália – Um passeio de três horas

Livigno uma cidade interessante na Itália

Ostia Antica passeio imperdível em Roma na Itália

Roteiro de viagem a Suiça e Itália incrível

Itália – Conhecendo Pisa na Toscana

Itália – Museu della tortura em Volterra na Toscana

Itália – Florença – A maior cidade da Toscana

Lucca na Itália é um charme de cidade

Siena na Itália é tudo de bom

Itália – Festa folclórica em Siena na Toscana

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email