logo-Blog MAri Calegari

1972 – Que ano foi esse?

Tempo de leitura 8 min.

Oi Gente

O objetivo do post é dividir aqui com você alguns acontecimentos que fizeram parte desse ano de 1972. É lógico que em um post, não tenho a pretenção de trazer todos os fatos, mas alguns para que você possa ter uma ideia o que se passa naquele momento.

Se é a primeira vez que está por aqui, quero te informar que venho pesquisando os acontecimentos mais importantes desde o ano de 1961, ano do meu nascimento, como um projeto pessoal, no qual sei hoje da importância de se conhecer o que se passava nesses momentos em que fomos nos desenvolvendo até nos tornamos um sujeito. Até porque, a cultura onde vivemos diz muito sobre o que somos hoje como adultos.

Se você nasceu nesse ano, aproveite para dar um olhadinha no que estava acontecendo nesse ano de seu nascimento e quem sabe poder caminhar juntos nesse meu projeto. Saiba um pouco por aqui…

1972 concept store - Página inicial | Facebook

O primeiro dia do ano de 1972, se iniciou em um sábado.

A população mundial estava próxima a 4 bilhões de habitantes e a população do Brasil era aproximadamente 95 milhões.

Acontecimentos no Exterior

1- Conferência de Estocolmo, na Suécia

Acontece a primeira reunião global, onde o assunto principal era o meio ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Após a Conferência, surge a declaração de princípios de comportamentos e responsabilidade que deveriam governar as decisões relacionadas a questões ambientais.

Conferência de Estocolmo, 1972 - Primeiro Debate sobre Meio ...

“Outro resultado formal foi um plano de ação que convocava todos os países, os organismos das Nações Unidas e todas as organizações internacionais a cooperar na busca de soluções para uma série de problemas ambientais”. https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/020815_riocronomtc.shtml

2- Assinado em Whashington tratado contra armas quimicas e biológicas.

Detalhe da fachada de um prédio

No dia 27 de abril foi assinado o tratado ” por Washington, Londres e Moscou proibiu a pesquisa, a produção e o armazenamento deste tipo de arma no mundo inteiro. Os acordos posteriores possibilitaram um controle mais efetivo dos programas armamentistas, antes que eles se tornassem um perigo maior.” https://www.terra.com.br/noticias/1972-proibicao-de-armas-quimicas-e-biologicas,a22f5286249848d5142b9090c57cc25cu7qcdrd0.html

3- Nixon visita a Rússia

Moscow 1972: Eve of the Summit » Richard Nixon Foundation

Primeiro Presidente americano a pisar em solo Russo, um país comunista. A visita ocorreu em 22 de maio de 1972. Saiba mais por aqui.

3- Ocorre o terrorismo nas Olimpíadas de Munique

As Olimpíadas de Munique – 1972 | Historiando

No dia 5 de setembro de 1972, em Munique, na Alemanha, ocorreu o que ficou conhecido como Massacre de Munique e também Tragédia de Munique, quando 11 participantes da equipe olímpica de Israel ficaram como reféns de um grupo terrorista palestino, chamado de Setembro negro. Saiba mais sobre como se deu esse atentado por aqui.

4- Miss Universo

A coroa para miss universo desse ano foi para a Australiana Kerry Ann Wells.

http://missesnapassarela.blogspot.com/2009/02/miss-universo-1972-momento-da-coroacao.html

5- Os premiados do Óscar

Foi realizada a 44° cerimônia de entrega do Oscar de 1972, no dia 10 de abril, na cidade de Los Angeles.

Esse drama The French Connection foi premiado na categoria de melhor filme, ganhando vários outros óscares.

A sua tradução é “Os Incorruptíveis Contra a Droga”, se trata de um suspense policial americano de 1971 e conta a história dos detetives do Departamento de Polícia de Nova York. Saiba mais sobre o filme por aqui.

www.gstatic.com/tv/thumb/persons/71583/71583_v9...
melhor diretor – Willian Friedkin – cineasta estadudinense

Como melhor diretor: William Friedkin.

1972 Oscars: Gene Hackman, Best Actor 1971 for "The French ...
Gene Hakman – melhor ator no mesmo filme
What Jane Fonda's 1972 Oscars Suit Can Teach Us About #MeToo at ...
Melhor atriz- Jane Fonda – no filme Klute

Os demais premiados você poderá ver por aqui.

6- Grã Bretania x Irlanda

A Grã Bretania assume o dominio da Irlanda, em 24 de março, em uma tentativa de paz.

Esse acordo pôs fim ao conflito que deixou mais de 3.500 mortos. “… soldados britânicos se mobilizavam pela primeira vez na Irlanda do Norte, depois de três dias de distúrbios violentos no reduto católico de Londonderry. A operação “Banner”, inicialmente projetada como uma intervenção limitada, durou 38 anos, tornando-se a operação mais longa da história do exército britânico.” https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/h%C3%A1-50-anos-ex%C3%A9rcito-brit%C3%A2nico-intervinha-na-irlanda-do-norte-1.358292

7- Acidente aéreo que se tornou filme cai sobre as Cordilheiras dos Andes

Provavelmente você já assistiu ou se lembrou do filme “Sobreviventes dos Andes”, a história verídica desse triste acidente aéreo que aconteceu no dia 13 de outubro de 1972, onde houve a queda do avião sobre a Cordilheira dos Andes.

O relato inédito dos sobreviventes dos andes - ISTOÉ Independente

Um avião que transportava jogadores de rughy e, no momento da queda, uma grande quantidade de pessoas morreram, porém alguns sobreviveram, tendo suas mortes acontecido nos dias seguintes. Porém, no dia 23 de dezembro, alguns deles foram encontrados vivos, por terem se alimentado por carne humana dos mortos para sobreviver.

8- Prêmios Nobel

O prêmio Nobel da paz nesse ano não foi atribuído.

Prêmio Nobel em Física – 1972 | GPET Física
Os 3 Físicos Estadunenses -John Bardeen; Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer

Na física – John Bardeen, Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer, receberam juntos pela teoria da supercondutividade

Christian B. Anfinsen, The Nobel Prize in Chemistry 1972, Born: 26 ...
Químico Estadudinense – Christian B. Anfinsen
Stanford Moore, The Nobel Prize in Chemistry 1972, Born: 4 ...
Químico Estadudinense – Stanford Moore
William H. Stein, The Nobel Prize in Chemistry 1972, Born: 25 June ...
Bioquimico estadudinense – William H. Stein

Na Química – Christian B. Anfinsen,(50%) Stanford Moore (25%) e William H. Stein,(25%) receberam juntos pela “pelo seu trabalho na ribonuclease, em especial sobre a ligação entre a sequência de aminoácidos e a conformação biológica activa”.

Gerald M. Edelman - Facts - NobelPrize.org
Médico, biólogo, Físico-Quimico estatudinense Gerald M. Edelman
Rodney Porter, médico britânico, especialista em imunologia, foi ...
Médico Britânico – Rodney R. Porter

Medicina ou Fisiologia – Gerald M. Edelman, Rodney R. Porter, receberam juntos pelas pesquisas sobre a estrutura e natureza quimica dos anticorpos

John Hicks
Economista Britânico John R. Hicks
Kenneth Arrow – Wikipédia, a enciclopédia livre
Economista e Matemático Estadudinense Kenneth J. Arrow

Economia – John R. Hicks e Kenneth J. Arrow – juntos em memória de Alfred Nobel

9- Massacre em Moçambique

Em 16 de dezembro ocorre o “Massacre de Wiriyamu, perpetrado por tropas especiais portuguesas em três aldeias da província moçambicana de Tete, terá resultado na morte de mais de 400 civis, suspeitos de pertencerem ou ajudarem a Frelimo”. https://paginaglobal.blogspot.com/2012/12/mocambique-massacre-de-wiriyamu-foi-o.html

Página Global: Mocambique: MASSACRE DE WIRIYAMU FOI O LADO BRUTAL ...

10- Nixon é o primeiro presidente dos EUA a renunciar

Richard Nixon

Nixon, foi reeleito nesse ano, sendo considerado uma das maiores vitórias eleitorais americana, porém no mesmo ano, no dia 08 de agosto de 1972, se tornou o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos, após o famoso escândalo conhecido como Watergate.

Acontecimentos no Brasil

1- Quem era o Presidente do Brasil?

Governo de Emílio Médici (1969-1974) - História - InfoEscola
Emílio Garrastazu Médici – 1905-1985

No dia 30 de outubro de 1969, o gaucho de Bagé, Emílio Garrastazu Médici foi incicado indiretamente pelo Alto Comando do Exército para o cargo de presidente da República. Este como presidente do Brasil no período de 1969 a 1974. Foi 28° presidente do Brasil.

2- Estreia a primeira temporada do seriado A Grande Família

Em 26 de outubro de 1972 vai ao ar o primeiro episódio da primeira temporada da série A Grande família, produzida pela Rede Globo, onde foram realizado 112 episódios, até março de 1975.

Alguns programas que se passava nesse ano na Tv Brasileira: Moacyr Franco Show, Vila sézano, as novelas: O Bofe, Uma Rosa com Amor, O primeiro amor, O príncipe e o mendigo e Jerônimo o Herói do Sertão.

3 – O carro do momento em 1972

Ford Galaxie 500 1972 Um carro para poucos - Motor Tudo

O carro Ford Galaxie 500 também é desse ano. Um carro para poucos que podiam ter acesso ao mesmo.

VW/VW FUSCA 1500, 72/72 - YouTube

O carro popular mais querido dos brasileiros, o fusca, ganha nesse ano nova chave de seta, luz de cortesia interna passar da coluna para o meio da porta do motorista, o fuscão 1500 – distribuidor tampa alta semelhante ao do 1200.

4- Chega ao Brasil a Tv a Cores nesse ano

5- Miss Brasil

Rejane Goulart – Gaúcha – 1954-1913

A Gaúcha Rejane Goulart foi a vencedora do concurso para Miss Brasil de 1972, ficando em segundo lugar no concurso de miss Universo.

6- A moda em 1972

A moda nesse ano era bem colorida e até mesmo divertida. Os tecidos usados eram na sua maioria sintéticos como o tergal por exemplo que tinha a vantagem de não amassar, porém com o incoveniente de fazer aqueleas bolinhas indesejadas. kkk

As famosas calças boca de sino e sapatos plataforma faziam o look, não só das mulheres, como também dos homens. Tecidos xadrez, florais e coloridos sobressaiam nesse ano. Observe as fotos abaixo para você ter uma ideia melhor desse momento.

Nesse momento eu ainda estava com apenas 11 anos, mas me lembro de algumas cenas dessa época. Agora, quanto ao meu marido mais velho, quando olhamos as fotos dessa época, não tem como não rir.

Young woman strikes a semi-kneeling pose in the 1972 Sears Wish Book while her companions stand around awkwardly. Nice.
Ducal - Moda 1972 | Anúncios antigos, Propagandas vintage e Fotos ...
1972 Sears Wish Book...quilted polyester bathrobes that you never wanted anyone to light a match around and super fluffy slippers
Women  Teen Fashions 1972: Defining the Seventies Style - Flashbak
Sears Spring/Summer Catalog 1972
TatiTati Style  Footlights of 1972

7- Leila Diniz morre de um acidente aéreo

A atriz Leila Diniz, um símbolo de mulher moderna brasileira, morre no dia 14 de junho desse ano, quando voltava de uma viagem a Australia, onde foi receber um prêmio como atriz, junto com uma delegação brasileira. O avião em que estava a atriz explodiu. Leila Diniz morre com apenas 27 anos.

Vale lembrar que 1 ano antes, em 1971, ela escandalizou o país exibindo a sua gravidez, na praia de paquetá. Foi a primeira mulher brasileira a usar um biquini grávida em público.

15.ago.1971 - A atriz Leila Diniz (1945-1972) escandalizou o Brasil ao exibir sua gravidez de biquíni, na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Leila, que é considerada um dos ícones da resistência à ditadura militar, morreu em um desastre aéreo

7- Campeonato Brasileiro de Futebol

O campeonato brasileiro realizado com a participação de 26 clubes, organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) chegou a partida final entre Botafogo e Palmeiras.

Embora o resultado do jogo tenha sido 0x0, Palmeiras foi o campeão pelo maior número de pontos, durante o campeonato.

Especial BR-72 - Campeão! Palmeiras 0 x 0 Botafogo

O time do Palmeiras era composto por: Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu (Zé Carlos), Ademir da Guia, Edu Bala (Ronaldo), Leivinha, Madurga e Nei e o técnico do time era Osvaldo Brandão.

8- Primeiro GP do Brasil em Interlagos

Ocorrido em março de 1972, a torcida sai triste de Interlagos. Emerson Fittipaldi, da Lotus, abandona a prova faltando apenas 5 voltas. Saiba como foi esse evento por aqui.

Primeiro GP do Brasil em 1972 frustrou festa da torcida em ...

9- É inaugurada a Rodovia Transamazônica

Foi inaugurada em 27 de agosto de 1972, o primeiro trecho de 1.253 km, porém inacabada e faltando alguns trechos para serem asfaltados. Foi planejada para integrar melhor o Norte Brasileiro.https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-230

10- Curitiba, capital do Paraná, implantou o primeiro calçadão no Brasil

O primeiro calçadão implantado no Brasil, como vemos hoje em muitas cidades, foi implantado em Curitiba, nesse ano. Ele foi planejado para ser construído em uma das ruas centrais mais movimentada da cidade, a Rua XV de Novembro. https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/o-primeiro-calcadao-do-brasil/37689

O primeiro calçadão do Brasil - Prefeitura de Curitiba

10- As músicas mais tocadas no Brasil nesse ano.

Considerado como o último grande evento da Era dos Festivais, o VII FIC – Festival Internacional da Canção – 1972 – entrou para a história por revelar grandes nomes da MPB, como Raul Seixas, Fagner, Belchior, Alceu Valença, Sérgio Sampaio, Hermeto Pascoal, Renato Teixeira, Oswaldo Montenegro, Rildo Hora, Ruy Mauriti e outros compositores e intérpretes. Mas a grande revelação feminina foi, sem dúvida, a mineira Maria Alcina, que incendiou o Maracanãzinho com “Fio maravilha”, de Jorge Ben. Fato curioso é que tanto a música quanto o compositor mudaram os nomes: Jorge Ben é hoje Jorge Ben Jor (devido a confusão que se fazia no exterior com o músico norte-americano George Benson, que teria recebido direitos autorais em nome do brasileiro) e “Fio Maravilha”, por causa de um processo inexplicavelmente movido pelo ex-jogador Fio, homenageado por Ben Jor, virou “Filho Maravilha”. O festival, porém, foi realizado em momento muito conturbado da política pela ditadura militar. Foi durante este período do governo Médici (1969 – 1974) que houve as maiores repressões da ditadura, não só às artes, mas também aos contestadores do regime e aos meios de comunicação, que sofreram violenta censura, impedindo a população de ser informada sobre o que estava acontecendo. A própria Maria Alcina, pela sua forma irreverente de se apresentar, foi considerada um “atentado à moral e aos bons costumes” e acabou censurada na TV pela ditadura em todo o Brasil, chegando a responder processo, segundo declarou em entrevistas. Para selecionar as 30 músicas, entre as 1.912 inscritas, compunham a comissão: César Camargo Mariano, Julio Medaglia, Roberto Freire, Décio Pignatari e Sérgio Cabral. Esses três últimos viriam participar também do júri, juntamente com Mário Luís Barbato, Rogério Duprat, Alberto de Carvalho, João Carlos Martins, Guilherme Araújo, Big Boy e Walter Silva. A cantora Nara Leão presidiu o júri que classificou 14 músicas para a final. Esse júri, contudo, foi afastado da final nacional por ordem dos militares, que não gostaram de entrevista dada por Nara Leão ao Jornal do Brasil, fazendo duras críticas ao governo. Um novo júri de gringos selecionou duas músicas para a competição internacional, gerando uma série de protestos e pancadaria. Na final nacional, Roberto Freire, ao tentar ler um manifesto representando o júri expurgado, foi arrastado do palco e brutalmente espancado. No manifesto, depois lido com algumas alterações pelo apresentador Murilo Nery, defendia-se a escolha de “Cabeça”, de Walter Franco, e “Nó na Cana”, de Ari do Cavaco e César Augusto. Entretanto, as canções ganhadoras na fase nacional foram “Fio Maravilha” e “Diálogo”, samba de Baden Powel e Paulo César Pinheiro, interpretado por Cláudia Regina e Baden. Nenhuma das composições brasileiras saiu vitoriosa na fase internacional. O povo teve que se contentar com a menção honrosa dada a “Fio Maravilha”. Quem levou o primeiro lugar foi o americano David Clayton Thomas, com “Nobody Calls me a Prophet”. Alguém conhece?” https://youtu.be/D_P-v1BVQn8?list=PL8CMpp8JWVxZnCYeKxqARjzxhigdEzZiW

Alguns brinquedos desse ano.

1972 Sears Wish Book page429 | I am not the copyright holder… | Flickr
1972 Sears Wish Book page432 | by Tinker*Tailor loves Lalka

Já trouxe por aqui também alguns brinquedos e produtos que fizeram parte da infância dos cinquentões.

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/12/19/14-brinquedos-para-voce-se-lembrar-se-ja-passou-dos-50/

https://blogdamaricalegari.com.br/2019/10/11/31-produtos-da-infancia-dos-cinquentoes/

Adoro fazer esse tipo de post, até porque vou relembrando muitas coisas que fizeram parte da minha história. Escutando essas músicas, então, é incrível como as lembranças retornam.

Embora nessa época só estava, ainda, com 11 anos, em uma família grande como a minha, sempre temos aquelas primas queridas mais velhas onde a gente fica ali escutando histórias, músicas e querendo ser grande para poder também curtir a juventude. Que saudades!!!

Confesso que me sinto privilegiada de ter nascido nos anos sessenta e ter passado por tantas transformações até chegar nos dias de hoje e sempre nos adaptando e vivenciando aquilo que era possível. A vida é linda, apesar dos seus desafios.

Aproveito para convidá-lo(a) para dar uma olhadinha nos demais anos que venho postando por aqui. Quem sabe poderá me acompanhar nesse projeto, se nasceu nessa época, ou até mesmo para conhecer um pouco da época de seus pais ou avós.

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/07/30/o-que-acontecia-no-ano-de-1961-ano-do-meu-nascimento-e-que-continua-ate-hoje-voces-adivinham/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/09/26/1962-10-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/10/22/1963-voce-ja-havia-nascido/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/11/04/1964-que-ano-foi-esse/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/01/06/1965-que-ano-foi-esse/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/02/13/1966-que-ano-foi-esse/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/07/01/1967-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/08/29/1968-as-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/10/07/1969-as-10-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/05/08/1970-as-10-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

https://blogdamaricalegari.com.br/2019/11/15/1971-10-melhores-manchetes-do-brasil-e-do-exterior/

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_Garrastazu_M%C3%A9dici

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rejane_Goulart

https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,418659,14,06,ha-45-anos-morria-leila-diniz-porta-voz-das-mulheres-no-brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1972

http://missesnapassarela.blogspot.com/2009/02/miss-universo-1972-momento-da-coroacao.html

https://www.google.com/search?q=gene+hackman+1972&tbm=isch&ved=2ahUKEwjSu5j4pNPpAhXRFLkGHcY4Cv8Q2-cCegQIABAA&oq=gene+hackman+1972&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQEzoCCAA6BAgAEEM6CAgAEAgQHhATUKFDWJ9LYM1WaABwAHgAgAF5iAHBBJIBAzAuNZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ei=lPfNXtKhINGp5OUPxvGo-A8&rlz=1C5CHFA_enUS856US856#imgrc=DlNZzWVfb3tcuM

https://www.google.com/search?q=jane+fonda+1972+oscar&rlz=1C5CHFA_enUS856US856&sxsrf=ALeKk03WIh9oStyGLaVYcojpkgbEX37ccA:1590556739940&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=1woGybxXH_RzYM%253A%252CEwcMSSdu2p3jvM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kS_cR54QGe9OZIJ9okHmOwJn8P_Tw&sa=X&ved=2ahUKEwiEperLpdPpAhXTIbkGHX7YDcIQ9QEwA3oECAkQEw#imgrc=LpCjmS02oEsBdM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_1972

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/h%C3%A1-50-anos-ex%C3%A9rcito-brit%C3%A2nico-intervinha-na-irlanda-do-norte-1.358292

https://pt.wikipedia.org/wiki/1972_na_ci%C3%AAncia

https://www.camara.leg.br/radio/programas/466413-em-1972-richard-nixon-renunciou-a-presidencia-dos-estados-unidos/

As imagens são de pesquisas no google e pinterest

7 respostas

  1. Parabéns por nos lembrar de momentos importantes de nossas vidas
    Nasci em 1957, entretanto para homenagear uma irmã falecida que nasceu em 1972 achei fatos importantes além do seu nascimento que usarei para homenagea-la.

    1. Olá Ilma

      Sinto muito pela sua irmã. Que bom lembrar daqueles que se foram. Eles partem das nossas vidas e do nosso convívio, porém permanecem dentro da gente e de nosso coração, para sempre.
      Um abraço

    1. Olá Real

      Seja bem vindo por aqui. É muito interessante conhecer os fatos dos anos da nossa infância. O que acontecia enquanto estávamos sendo formados como sujeito. Isso fala muito sobre o que nos tornamos hoje.
      Que legal que gostou.
      Um abraço.

  2. Trabalho formidável, parabéns, eu tive curiosidade de saber como era o mundo no meu nascimento, em 1972 e vc descreve com uma riqueza de detalhes memorável. Belíssimo trabalho! Parabéns!!

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email