1961 – Que ano foi esse?

Oi Gente 

Resolvi fazer esse post aqui hoje, me baseando em um livro bem legal que comprei nos EUA. Tem para todos os anos. É uma coletânea do que estava acontecendo no ano de meu nascimento.  

Achei hiper legal a ideia. Acabei comprando um de 1957, para o marido e um para a minha data. Mas lógico o livro retrata todos os acontecimentos da época de lá e algumas manchetes do mundo.

Daí me deu vontade de dar uma pesquisada e ver o que se passava por aqui, no nosso Brasil, durante esse ano. O ano do meu nascimento e de muitos amigos (as) também. Saiba um pouco por aqui…

Estou iniciando um projeto aqui no Blog de saber um pouco sobre cada ano, desde meu nascimento, por entender hoje que o que acontece ao nosso redor, enquanto fomos desenvolvendo, tem muita influência nos adultos que somos hoje.

 

1961 – Que Ano foi Esse?

Notícias Internacionais

 

1 – Kennedy assume a presidência dos Estados Unidos. Foi o primeiro presidente católico e tinha apenas 44 anos e casado com Jacqueline que for referência de beleza em sua época. Morre assassinado no dia 22 de novembro de 1963.

bart lancaster

 

 

oTTo_Watson

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Liz Taylor, Doris Day, John Wayne- eram os favoritos no cinema. O Oscar foi para Burt Lancaster e Elizabeth Taylor. Melhor filme: O apartamento.

Nasceu em 02/11-1913 – e faleceu em 20/10/94 – 81 anos                                                                                                    Nasceu em 27/02/32 e faleceu em 23/03/2011 – 79 anos

28-2

Olha aqui a Miss Taylor nos jornais do Brasil. E o Elvis Presley retornando do exército para se dedicar a música.

construção do muro de berlim

dolar dispara

3 – Na Alemanha acontecia a divisão dela em duas, Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. A construção do Muro de Berlim foi realizada durante uma única noite com supervisão dos guardas alemães . Isso foi no dia 13 de agosto de 1961.

Por aqui os jornais falavam das grades de Berlim. E o que mais me chamou a atenção nesse recorte de jornal abaixo (não está muito legível) mais o que está escrito: Crise faz o dólar disparar. (Até dei risada aqui gente, porque já nasci no ano de crise e elas me perseguem por toda a minha vida…) São só 53 anos.

Gagarin_in_SwedenYuri Gagarin – foto da wikipedia

4-  Ocorre a primeira missão soviética e o coronel Yuri Alekseye vich Gagarin ficou conhecido como o primeiro homem a ir ao espaço e completar a órbita terrestre.

astronauta em 1961

 

5- O  astronauta norte-americano Allan Shepard, em uma cápsula Freedom-7, faz o seu primeiro vôo orbital.

6 – Cuba se torna a primeira Republica socialista da América Latina e os Estados Unidos corta as relações diplomáticas com Fidel Castro.

PX 96-33:12 03 June 1961 President Kennedy meets with Chairman Khrushchev at the U. S. Embassy residence, Vienna. U. S. Dept. of State photograph in the John Fitzgerald Kennedy Library, Boston.PX 96-33:12 03 June 1961 President Kennedy meets with Chairman Khrushchev at the U. S. Embassy residence, Vienna. U. S. Dept. of State photograph in the John Fitzgerald Kennedy Library, Boston.

7 – Em Viena os presidentes dos Estados Unidos John Kennedy se encontra com o presidente da União Soviética Nikita Khruschev;

8 – Em Londres se cria a Anistia Internacional com o objetivo de defender os presos políticos, religiosos, étnicos, raciais e ideológicos.

 

Vassily-KandinskyKandinsky, 1961

Nas Artes:   Kandinsky, Klee, Kokoschka, Grosz, Feininger e Beckmann, eram representados na Mostra de Arte Expressionista em Pasadena.

Notícias no Brasil

 Enquanto isso aqui no Brasil, já se falava em crise.

1 –  Jânio Quadros, que governou somente por 07 meses, renuncia. A população do Brasil era de 74.988.037 habitantes.

1961 – Renúncia de Jânio Quadros – nasceu em 1917 e morreu em 1993 – 76 anos.

2 – Guimarães Rosa recebe o Premio Machado de Assis.

27-2

3 – Algumas notícias que eram destaques nos jornais, que encontrei no site do professor: http://professor-josimar.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-em-agosto-de-1961-parte-i.html

rebeliao em sao paulo

4- Olhem ai mais uma manchete dos jornais aqui do Brasil. Vocês concordam comigo que muitas coisas continuam,  e se repetem até hoje?

 

5 – Nesse ano, o salário da grande maioria do povo era a  metade do valor de um aluguel de um quitinete. 

6 – O Brasil tinha 130 mil carros e foi o  lançamento do fusca. Era um Brasil que sonhava em branco e preto ainda. Nem se pensava em televisão colorida.  

7 – A filha de Jânio fala dele como pai, e algumas pessoas que conviveram com ele fala a respeito do mesmo. Foi ele quem proibiu as brigas de Galo e as corridas de cavalo durante a semana  e tinha um medo incrível de voar, muitas vezes era medicado para isso e, segundo depoimentos, Janio tomava 1 cerveja no almoço todos os dias. Ele tinha algumas crises de choro, mas foi um presidente que arrastava muitos eleitores.

Jango

8 – Em 07 de setembro do mesmo ano, João Goulart toma posse, conhecido por Jango.

Os Sucessos Musicais

Musicas da época: Stand by Me, gravada em 1961. Estou começando a entender o por quê de gostar tanto dessa música. Minha mãe me fala que ouvia muito rádio, na época tinha apenas 22 anos.

 

No Brasil o Palhaço Carequinha gravava seu disco para as crianças.

Para se ter uma ideia de algumas músicas da época.

No Brasil o que se tocava nos radios?

Teixeirinha = Coração de Luto e muitos outros sucessos.

Eduardo ARaújo = Maringá

Roberto Carlos grava um de seus primeiros discos.

 

 

 

 

http://www.musicastoria.com/rock-brasil-musica-jovem-brasileira-desde-1954-veja-e-ou%C3%A7a/a12/

E quanto a Moda?

moda año 1961_Lamina1

 

moda em 1961

http://www.vogue.it/en/encyclo/fashion/t/the-black-suit

fotos moda ano 61

A publicação nos jornais das tendências da moda.  Não sou dessa área, mas acredito que toda a influência da nossa moda era importada, principalmente da Europa.

As fotos da moda de 1961, sinceramente eu curto, me parecia que as mulheres eram mais elegantes, explorando a feminilidade.

Enfim, gostei de fazer esse post, pois essa pesquisa aqui me remeteu ao ano de 1961, só imaginando como eram as coisas, até porque eu estava apenas chegando nesse mundo.

Hello! está chegando por aqui mais uma brasileira e o que me divertiu foi verificar que a história, pelo menos por aqui no Brasil, ela dá um passo pra frente e alguns para trás. Tem notícias dessa época, que são idênticas as nossas de hoje.

E você também é dessa época?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.