logo-Blog MAri Calegari

Quem foram os irmãos Lumière?

Tempo de leitura 3 min.

Oi gente

No post de hoje, divido aqui com você um pouco sobre os irmãos Lumière, que ficaram famosos na história por serem considerados aqueles que iniciaram a história do início do cinema. Saiba um pouco sobre eles por aqui…

Auguste Marie Louis Nicolas Lumière, nace en Besançon, 19 de octubre de 1862, muere en Lyon, 10 de... - #¿qué #curiosidades #lumière #noticia #sabias

Os Irmãos Lumière

Os irmãos Auguste Marie Louis Nicolas Lumière e Louis Jean Lumières nasceram em Besançon, uma comuna francesa.

Auguste nasceu em 19 de outubro de 1862 e viveu até 10 de abril de 1954, onde morreu em Lyon com 91 anos e Louis nasceu em 5 de outubro de 1864 e sua morte se deu na cidade de Bandol em 06 junho de 1948, com a idade de 87 anos. Ficaram conhecidos pela invensão do cinematógrafo.

os irmãos Lumière mudaram para sempre a representação do mundo. Além da imagem em movimento, as suas inúmeras invenções permitiram criar fotografias a cores e melhorar a fotografia panorâmica de 360º. Em Lyon, a antiga mansão da família presta homenagem a Auguste e Louis.

Seu pai Antoine Lumière, de personalidade forte, tinha um espírito artístico e se estabelecendo em Bensançon, se dedicou a pintura e a fotografia.

Quando a família chega para morar na cidade de Lyon, seu pai Antoine abre um estúdio fotográfico bem no centro da cidade e se preocupa com a questão da escolaridade de seus dois filhos. Os irmãos Lumière estudaram na La Martinière de Lyon, onde havia o melhor ensino técnico de Lyon.

Mais tarde, os irmãos Lumière se tornariam, não somente do fotógrafo Antonio, mas do industrial Antoine Lumière, fotógrafo, proprietário da Fábrica Lumière e fabricante de películas fotográficas, na cidade de Lyon, na França. A fábrica, em 1892, foi entregue aos cuidados dos irmãos Lumière.

Cinematografo, Irmãos Lumière criado em 1895. Esta invenção, permitia registar uma série de instantes fixos em fotografas, criando uma ilusão de movimento.
Cinematógrafo – aperfeiçoamento pelos irmãos Lumière do cinetoscópio.

O cinematógrafo foi um aperfeiçoamento do cinetoscópio criado no laboratório de Thomas Edison, pelo engenheiro escocês, Willian Kennedy Laurie Dickson. Veja a foto abaixo.

Kinetoscope.jpg
cinetoscópio

Na realidade, o cinematógrafo foi inventado pelo francês Léon Bouly, foi patenteado pelos irmãos Lumière em 13 de fevereiro de 1895.

Auguste e Louis eram engenheiros, onde Auguste era responsável pela gerência da fábrica. Eram casados com duas irmãs e viviam na mesma mansão., com filhos e sobrinhos.

A window on infinity: rediscovering the short films of the Lumière brothers | Film | The Guardian

Em março de 1895, os irmãos Lumière apresenta o que é considerado o primeiro filme cinematográfico. A filmagem da saída de uma fábrica com as funcionárias da fábrica Lumière. Assim, aos poucos os irmãos Lumière vão apresentando alguns filmes, com encenação.

Lyon, a cidade da família Lumière, foi a primeira cidade a ser filmada por eles: “A viagem por Lyon”. Um das primeiras filmagens, considerada como noticiário, foi feita em Lyon em uma cena de inundação na cidade.

As filmagens na ruas de Lyon, era uma forma de Lumière captar o movimento da cidade.

A infância é um dos temas que gostavam de filmar. “Primeiros passos do bebê”. Filmava os filhos, sobrinhos e crianças em geral, como no filme em 1896, em uma praia da Inglaterra onde as crianças pescavam camarões, por exemplo.

Filmavam também crianças das vilas operárias, como o filme em que os meninos jogam bola de gude.

Ciotat, uma cidade onde tinha uma propriedade, é o lugar onde filmavam os trabalhadores. Luis, Auguste tinha o costume de filmar a frança em trabalho. Em 1896 filma “as lavadouras da rua” Lugar onde as mulheres lavavam suas roupas.

Você poderá ver por aqui um pouco sobre esses primeiros filmes: https://www.youtube.com/watch/?v=lW63SX9-MhQ

1895 - 1ª exibição dos irmãos Lumière. A representação do real agora se move <3

No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumière realizam a primeira exibição de seus filmes pagantes para o público. Foram apresentados 10 filmes no Salão do “Grand Café à Paris”.

A restauração dos filmes dos irmãos Lumière foi realizada pelos Arquivos Franceses, entre 1992 a 1995, ocasião da comemoração do centenário do cinema.

Caso se interesse sobre esse assunto e queira saber mais a respeito você poderá acessar o site do Instituto Lumière de Lyon por aqui.

Enfim, quando hoje filmamos facilmente, através de nossas diversas tecnologias que encontramos no mercado, nem sempre foi tão fácil assim. Tudo tem um começo, com tentativas, erros e acertos. Que bom que os irmãos Lumière se arriscaram e deu o início para o que podemos usufruir hoje.

E se você curte assistir um filme, de vez em quando, trago algumas dicas por aqui. Tem várias dicas de filme aqui no blog, mas vou deixar abaixo algumas ok?

https://blogdamaricalegari.com.br/2019/04/24/dica-de-filme-duras-verdades/

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/09/23/dica-de-filme-a-noiva-do-diabo/

https://blogdamaricalegari.com.br/2019/12/18/filme-juventude-transviada-a-adolescencia-nos-anos-50/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/10/22/dica-de-filme-o-silencio-de-melinda/

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/05/05/dica-de-filme-nise-o-coracao-da-loucura/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/12/11/dica-de-filme-frida-e-uma-analise-sobre-o-mesmo/

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/02/10/dica-de-filme-tess/

https://blogdamaricalegari.com.br/2015/10/18/dica-de-filme-johnny-e-june/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/01/07/dica-de-filme-lendas-da-paixao/

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email