logo-Blog MAri Calegari
USA – Salem – Uma tarde na cidade das bruxas

USA – Salem – Uma tarde na cidade das bruxas

Tempo de leitura 6 min.

Oi Gente

O post de hoje se refere a um passeio rápido que fizemos pela pequena cidade de Salem, a famosa cidade das bruxas, no Estado de Massachusetts, região da Nova Inglaterra,  nos Estados Unidos. Veja o que vimos por lá…

 

Nessa minha última viagem que estive na Região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, aproveitei a companhia de meu filho para conhecer mais algumas cidades por lá. 

Como estávamos no verão americano, alugamos um camaro vermelho (kkk), em uma oferta de 40 dólares e lá fomos os dois desbravar um pouco as estradas e passar por alguns lugares na região. Adorei e agradeço o João Henrique pela paciência  que tem com a mãe. kkk

Adoro passar por lugares nunca visitados e, dessa vez, aproveitamos um dia para dar uma explorada em pequenas cidades, próximas à Boston, para se ter uma ideia melhor da região. Já aprendi que tudo não dá e é impossível em uma única viagem ver tudo que se queira e, falar a verdade, detesto essas correrias durante a viagem, onde você olha muita coisa e não leva nada de volta na sua bagagem. 

Dessa vez, em uma tarde, passamos por Salem ou Salém, sinceramente, não sei se tem ou não esse acento. Lá não tem. 

Sabendo do pouco tempo que tínhamos, o foco era visitar um Museu onde conta bem a história e o por que da cidade ser conhecida como a cidade das bruxas.

A cidade de Salem

Mapa da Região de New England

É nessa região da Nova Inglaterra, onde se iniciou a colonização dos Estados Unidos, pelos Ingleses. É uma região, ao meu ver, dos Estados Unidos mais conservadora e com muita história para contar sobre o país.

Salem, localizada dentro do Estado de Massachusets, no condado de Essex

Olhando o mapa, acima, é nesse cantinho vermelho que fomos parar, onde está localizada a pequena cidade de Salem. Uma cidade costeira e histórica e que possui um dos portos mais importantes da história puritana-americana.

Salem fica, aproximadamente, 30 km de Boston e sua população gira em torno de 40.000 habitantes.

Estacionamos bem próximo ao museu

Estava com meu filho. Não esqueça de pagar o ticket do estacionamento.

Bem em frente ao estacionamento, está o Museum Place

Chegamos bem próximo ao horário de almoço e resolvemos procurar um lugar para almoçar e escolhemos um restaurante dentro do Museum Place 

Aqui você encontrará algumas opções para fazer uma refeição, lanche ou até mesmo algumas compras.

Almoçamos em um restaurante tailandês, com preço em torno de 20 dólares por pessoa e o prato bem servido.

Por que Salem é conhecida como a cidade das Bruxas?

Quem me segue por aqui, já sabe que adoro visitar museus, pois é uma forma de entender um pouco sobre a história do lugar. E, embora, há muitas pessoas que não tem paciência para isso, acho que tudo bem também. Afinal, o jeito de cada um curtir suas viagens tem o seu valor. Ou seja, a melhor forma de viajar é aquela que lhe agrada, não é mesmo? Não existe o certo ou errado, o melhor ou pior. O melhor é aquilo que está bem para cada um e poder fazer desses momentos algo que fique registrado em suas lembranças. É preciso respeitar as diferenças.

Escolhemos um  Museu para visitar, pois na cidade há vários que contam sobre a história das bruxas de Salem e, entre as opções, escolhemos o Salem Witch Museum. 

Você comprará o ingresso logo na entrada e vai observar os horários de cada grupo de pessoas que poderão entrar. O Ingresso ao custo de 13 dólares por adulto.

Salem Witch Museum

 

O  museu Salem Witch Museum fica em um prédio, semelhante a um castelo. É um museu onde bonecos mecanizados vão contar essa história. Você fica sentado e as cenas, do que aconteceu na cidade durante o ano de 1692, vão passando em um tipo de ambiente escuro e, a cada cena, vai se clareando e contando a história. Achei bem legal. Infelizmente, não permite fazer vídeos ou fotos na encenação.

Após escutar a história, você passará por mais alguns ambientes, onde poderá ver outros itens da época e, achei interessante o vestuário da época, bem como o número de diferentes ervas que eram utilizados para a realização dos chás na época.

 A História ocorrida em 1692

Essa história é contada de diversas formas, bem como retratada em livros e filmes. Mas, transcrevo abaixo o que vi, li e escutei lá, direto da fonte, no Museu da cidade de Salem.

Foi em uma casa de um reverendo chamado Samuel Parris e sua esposa que essa história começou. Nos meses de inverno, entre 1691 e 1692, um círculo de garotas ouviu contos de magia e ocultismo da negra Tituba, a qual prestava serviços na residência.

Em janeiro de 1692, a filha do reverendo, Elizabeth Parris, de nove anos, e sua sobrinha Abigail Williams, começaram  a se comportar de maneira estranha e foram diagnosticada como enfeitiçadas por bruxarias.

Nesta casa a negra Tituba, que trabalhava na residência, tinha o costume de contar histórias sobre o seu país e os rituais que era costume em sua cultura. 

Isso aconteceu no povoado de Salem e, naquele momento, “havia as tensões comuns da vida do século XVII, na Massachusetts Bay Colony. Havia uma rivalidade entre a Aldeia de Salem e a cidade  de Salem. Naqueles tempos havia uma forte crença no diabo e, naquele contexto, havia também uma epidemia de catapora o que colaborava para o medo na população.”

Com o clima que estava no vilarejo, os problemas apresentados pelas jovens, o fanatismo religioso  e o diagnóstico de feitiçaria, foi um “prato cheio”para encorajar demais adultos da comunidade para começarem uma acusação direcionado a determinadas pessoas, a maioria mulheres de meia-idade, de praticarem bruxaria.

Os nomes das pessoas acusadas estão expostos em um quadro no hall de entrada do museu

Em março de 1692, a primeira a ser acusada Tituba, foi presa e, possivelmente sob coerção, acabou confessando e apontando mais pessoas do vilarejo. Ali começaram as prisões diante das denúncias que apareciam cada vez mais. Foram incriminadas mais de 150 mulheres, alguns homens do lugar e zonas vizinhas. Fato que ficou conhecido como a “caça as bruxas”.

O Julgamento

Pinterest

“Em junho de 1692, a corte especial de Oyer (ouvir) e Terminer (decidir) sentaram-se em Salem para ouvir os casos de feitiçaria. Presidido pelo presidente do Supremo Tribunal, William Stoughton, o tribunal era formado por magistrados e jurados. O primeiro a ser julgado foi Bridget Bishop of Salem que foi considerado culpado e foi enforcado em 10 de junho. Treze mulheres e cinco homens  seguiram para a forca em três dias consecutivos antes de a corte ser dissolvida pelo governador William Phipps. em outubro daquele ano.

Pinterest

O Superior Tribunal de Judicatura, formado para substituir o tribunal de “feitiçaria”, não permitiu evidências espectrais. Essa crença no poder do acusado de usar suas formas invisíveis ou espectros para torturar suas vítimas selou o destino daqueles julgados pela corte de Oyer e Terminer. O novo tribunal libertou os que aguardavam julgamento e perdoou aqueles que esperavam a execução. Com efeito, os julgamentos das bruxas de Salém terminaram.” 

“Com o passar dos anos, foram apresentadas desculpas e a restituição foi feita às famílias das vítimas. Historiadores e sociólogos examinaram esse episódio mais complexo de nossa história para que possamos entender as questões daquele tempo e aplicar nosso entendimento à nossa própria sociedade.”

Na saída do Museu, uma loja, onde você poderá pesquisar e observar alguns produtos para lembrança, como bruxinhas fofas, mágicas e demais souvenirs.

A cidade de Salem oferece mais atrações

A cidade de Salem oferece muitas outras atrações, para aqueles que disponibilizam mais tempo para conhecê-la. Demos mais uma volta por lá, a pé, e fizemos algumas fotos.

Essa rua central, está coberta de atrações voltadas para o turismo, com vitrines engraçadas, cheia de fantasias diferentes e convites aos turistas para quem sabe olhar o seu futuro e realizar algumas brincadeiras com “bruxaria”.

A cidade também oferece, assim como Boston, uma linha vermelha, onde você poderá segui-la para conhecer pontos interessantes da cidade.

Como queríamos conhecer mais lugares nessa região, deixamos a charmosa cidade de Salem com a sensação de que vale a pena passar por lá e para saber mais a respeito sobre o que a cidade oferece, você poderá acessar esse site por aqui.

Você poderá acessar o meu canal no Youtube, onde costumo postar alguns videos de viagem por lá. ok?  Se gostar, aproveita e se inscreve por lá para que possamos divulgar o canal. Eu agradeço.

No link abaixo você poderá acessar o canal e conferir alguns vídeos. Sou amadora viu gente. Mais um dia espero ir melhorando kkk

https://www.youtube.com/results?search_query=canal+da+blog+da+mari+calegari

Aqui o pequeno vídeo que fiz sobre a cidade de Salem. 

O que realmente pode ter acontecido com as vítimas de Salem? 

Pesquisando sobre o que realmente poderia ter acontecido com aquelas pessoas, no pequeno povoado de Salem, encontrei um site, veja abaixo, onde eles explicam certinho qual foi, provavelmente,  a causa daqueles sintomas apresentados.

Segundo o site, pesquisadores levantaram a hipótese de que, possivelmente, se tratava de um fungo na produção de centeio, devido ao clima de verão ser atípico naquele ano em Salem, o que facilitava o desenvolvimento e proliferação. Esse tipo de fungo poderia ter gerado alucinações, convulsões e dores pelo corpo. Veja a matéria completa:

https://www.jornalciencia.com/fungo-alucinogeno-pode-ter-sido-motivo-dos-julgamentos-das-bruxas-de-salem/

Imaginando a época, a falta de recursos e todo o contexto acima citado, as vítimas inocentes de Salem pagaram com suas próprias vidas por julgamento falsos e precipitados dos homens. O que nos faz refletir sobre essa história de julgamentos mal feitos pelos homens não foi um caso apenas de Salem, pois, infelizmente,  sempre ocorreram e ainda ocorrem diariamente nas sociedade atuais.

Enfim, aos poucos vamos explorando essa região linda dos Estados Unidos, a Nova Inglaterra, com tantas histórias sobre o início desse país. Já fiz alguns posts por aqui e fique a vontade para visitá-los.

A famosa Massachusetts State House em Boston

Boston – Visita a fábrica da cerveja artesanal Samuel Adams

Boston – Vale a pena visitar o Museu de Belas Artes?

EUA – Portsmouth a graciosa cidade da Nova Inglaterra

EUA – A linda cidade de Newburyport em Massachusetts

EUA – O Cemitério de Veteranos de Newburyport – MA

Para você que gosta de antiguidades

EUA – New Hampshire – Hampton Beach, North Hampton, Rye

O Kittery Premium Outlets nos Estados Unidos

EUA – A importante Universidade de Harvard

EUA – Cambridge e o Harvard Semitic Museum

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email