logo-Blog MAri Calegari
Boston – Visita a fábrica da cerveja artesanal Samuel Adams

Boston – Visita a fábrica da cerveja artesanal Samuel Adams

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

O objetivo do post é dividir com você sobre a visita, um tour na Fábrica de Cerveja Samuel Adams, a cerveja artesanal mais conceituada nos Estados Unidos e um pouco sobre sua história…

Estivemos em Boston em dezembro de 2018 e, em um dia de chuva, resolvemos conhecer e fazer um tour pela famosa fábrica de cerveja Samuel Adams. As vezes, conhecida também como Sam Adams, é uma das cervejas artesanais mais famosa dos EUA.

Um pouco sobre a História de Sam Adams

A história dessa famosa cerveja se iniciou pelo seu fundador Jim Kock, com mais dois sócios, quando resolveram abrir uma pequena empresa de cerveja artesanal em Boston, a Boston Beer Company. Jim vinha de uma família de cervejeiros alemães.

O nome Samuel Adams se refere a um grande estadista americano, político e filósofo, considerado um dos fundadores dos Estados Unidos, lideres da grande Revolução que deu a Independência Americana da Inglaterra. 

Com o objetivo de criar e lançar uma cerveja diferente nos Estados Unidos, Jim no ano de 1984, decidiu testar uma fórmula de seu bisavô, em sua própria cozinha, foi onde iniciou as suas experiências produzindo ali o primeiro barril de sua nova descoberta. Ele preparou o primeiro lote de Boston Lager em sua cozinha – uma receita que pertenceu ao seu bisavô que ele encontrou no sótão de seu pai no início dos anos 80.”

No ano de 1985 foi lançada a Samuel Adams Boston Lager, ganhadora de vários prêmios, e sua fabricação continua até hoje. Com apenas 3 meses de lançamento, quando participaram no Great American Beer Festival, já foi eleita a melhor dos Estados Unidos.

A marca Samuel Adams rapidamente foi se tornando um símbolo na cidade de Boston e foi ganhando cada vez mais credibilidade se transformando em uma das cervejas artesanais mais vendidas nos Estados Unidos.

Pesquisando no site sobre sua história, achei interessante ler sobre o fato dessa marca de cerveja pensar sobre o frescor da mesma. Todas as embalagens apresenta sua data de validade impressa e a fábrica faz questão de fazer a reposição nos seus distribuidores, pelo que entendi, praticamente semanalmente para que se mantenha esse frescor e essa cerveja em algum processo desenvolvido por eles será processada novamente visando manter esse frescor.

Durante a visita a fábrica, logo na entrada, você verá a quantidade de prêmios que essa marca de cerveja já recebeu e nesse site aqui, um pouco mais sobre o conselho de Jim que acredita que o sucesso de um sonho está diretamente ligado ao trabalho que te faz feliz. Veja aqui.

Mas o que é interessante na história dessa marca é saber como seu proprietário vou realizando seu sonho e hoje tem um programa que colabora com novos sonhadores. Veja por aqui

Sobre o Roteiro da visita

Gostamos de viajar sem muito roteiro, quando estamos todos juntos em família, uma característica aqui de casa. Quando se é possível, vamos decidindo próximo aos locais o que iremos fazer e, com as facilidades de informações disponíveis, se torna mais fácil se aventurar em novas descobertas.

Nesse dia, muito chuvoso resolvemos conhecer essa Fábrica e chegamos no último horário de visita, depois coloco abaixo os horários.

Chegamos no último horário, porém com antecedência para o início da última visita. Você se dirige a recepção, não cobram a entrada, apenas te colocam um carimbo no pulso.

Enquanto se espera o próximo grupo para realizar o tour, você poderá observar toda a história da Fábrica, suas medalhas e premiações, em um espaço logo na entrada do Tour.

Um guia é disponibilizado para acompanhar o grupo em cada horário. Entramos na Fábrica, passamos pelo local onde são fabricadas as cervejas, porém devido ao horário, não foi possível verificar todo o processo. Caso queira ver essa parte, não faça como nós, chegue mais cedo. kkk

Caminhamos com o guia até um novo espaço legal da fábrica, onde é oferecido 3 tipos de cerveja para degustação, enquanto nos explicam sobre cada uma delas, tudo em inglês  viu gente. Não tinha phone de ouvido para tradução.

Os guias, dois jovens simpáticos, fazem a apresentação da empresa e nos conta sobre como são produzidas e maiores detalhes sobre a Empresa. Como lembrança nos oferecem um copo pequeno, uma graça, com símbolo da Samuel Adams.

Nesse ambiente de degustação, os guias explicam sobre a composição das cervejas, falam da cerveja de inverno, materiais utilizados na fabricação e mais detalhes sobre a Empresa.

Após a degustação, ao sair você entrará em um espaço onde se vende vários produtos para levar de lembrança.

Ali você  encontrará varias opções de produtos, inclusive os famosos copos para cerveja da marca, bonés e até mesmo poderá ainda levar algumas garrafas da famosa e premiada cerveja de Boston, a queridinha dos americanos, a Sam Adams.

Resolvi colocar essa minha foto aqui, pois quem me conhece sabe que não sou das mais adeptas a cerveja kkk, mas uma Sam Adams geladinha foi difícil resistir.

 

Informações:

Endereço: 30, Germania Street, Boston, MA 02130.

Metrô: pegue o (“T”) a linha laranja em direção a Forest Hills e desça na parada de Stony Brook. Dá uma caminhada e logo encontrará o endereço.

Horário do Tour:

Segunda a quinta das 10h às 15h
Sextas das 10h às 17h30min
Sábados das 10h às 15h

Preço: Gratuito. É solicitado a doação voluntária de 2 dólares para doação as instituições de caridade.

Fiz um vídeo artesanal (kkk) desse tour com mais fotos e publiquei no meu canal do Youtube e, caso queira assistir, segue ele abaixo: 

Se  me perguntarem se gostei da experiência em conhecer a Fábrica da Samuel Adams, a minha resposta é sim, principalmente em um dia de chuva como foi esse em Boston. 

Adoro realizar passeio que nos proporciona alguma aprendizagem e, nesse caso, conhecer um pouco sobre a história da Cerveja Samuel Adams e como se tornou até hoje a líder de mercado de vendas de cerveja artesanal nos Estados Unidos foi tudo de bom.

É interessante conhecer a história de sucesso das empresas, pois acredito que possa servir de incentivo aos jovens e novos empreendedores.

Enfim, vale lembrar, ainda, que essa cerveja foi a primeira marca americana aprovada para ser vendida na Alemanha. Mais informações sobre esse tour e sobre a fábrica é só acessar os sites abaixo:

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo (a) por aqui.

Um abraço.

 

Referências:

https://www.samueladams.com/

https://www.samueladams.com/about-us

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email