logo-Blog MAri Calegari

Para você que gosta de antiguidades

Tempo de leitura 3 min.
Oi gente

Hoje resolvi dividir um pouco aqui com você assuntos que se referem a antiguidades. Visitei essa grande loja de antiguidades nos EUA e, como adoro esses lugares,  fiquei curiosa em saber algumas diferenças entre determinados termos que usamos, porém,  nem sempre, sabemos o verdadeiro significado.  Saiba um pouco por aqui …

 

Ao visitar um loja de antiguidades nos Estados Unidos e ter acesso a inúmeros objetos antigos, fiquei pensando nos termos que utilizamos para se referir a objetos antigos mas sem, necessariamente, utilizarmos de forma correta.

 

Resolvi dividir aqui com você de forma rápida e simples alguns desses termos, tais como: Antiguidades, Vintage, Retrô, Relíquias e esses conceitos que nos remetem ao passado. Assim, vou falar um pouco sobre cada um deles e postar algumas fotos que fiz nessa loja, bem como um vídeo que já está no meu canal do youtube. ok?

 

Essa loja de antiguidades enorme fica na cidade de Newburyport, no Estado de Massachusets, Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.  Uma outra vez que visitei esse lugar, infelizmente, estava fechado e ficou aquela vontade de saber o que tinha por lá e, na última ida aos EUA, retornei e consegui visitá-la e valeu muito esse retorno.

Durante o post estarei trazendo algumas fotos que fiz por lá e que não, necessariamente, está na equivalência do conceito. ok?

O que são Antiguidades?

No Dicionário Aurélio, os significados para a palavra antiguidade são: o tempo antigo, qualidade de antigo, os antigos, objeto antigo. O próprio nome já nos remete ao passado e passado distante. Mas, como saber se algum objeto realmente é considerado uma antiguidade?

 

Achei legal um blog,onde fala a respeito do assunto sobre antiguidades e ele define assim: 

“O valor das antiguidades obedece a certos padrões fixos, como o material, o estado de conservação, marca, procedência, idade, raridade e, é claro, oscilam conforme a famosa “Lei da Oferta e da Procura”. Ou seja, quanto mais cobiçada a peça, maior será o seu valor. Outros fatores influenciam no valor final das peças e que são muito subjetivos. O valor ESTIMATIVO, por exemplo. Um objeto simples, modesto, pode ter um valor sentimental gigantesco. Da mesma forma, objetos raros e caros (comercialmente falando) podem adquirir valores insignificantes que podem chegar até o desprezo total.”

O que é Vintage?

 

Se você já passou dos 50 anos, como eu, com certeza deve ter muitas peças vintage em sua residência e até mesmo no seu vestuário. kkk Sabe por quê?

Porque Vintage são peças que possuem mais de 20 anos e menos de 100, pois acima dos 100 anos já é considerado como antiguidade.

O que é Retrô?

 

A origem da palavra “retro”vem do prefixo latino retro cujo significado é “para trás”ou “em tempos passados”, ou seja implica em um movimento em direção ao passado. 

De uma forma mais simples, quando utilizamos a palavra retrô significa algo produzido na atualidade, porém com referência a tempos passados.  Por exemplo, fazer um vestido para uma festa retrô relembrando os anos 60, 70, etc..

“O termo retrô sugere um meio irônico, e conta saudade da metade dos últimos anos. Ela tem sido chamada de “nostalgia sentimental”, recordando formas “modernas” que não são mais atuais. Retro, por vezes, também se refere à era dos anos cinquenta, os “anos dourados”. 

O que são relíquias?

A palavra relíquia provém do latim reliquiae e significa os restos de algo. Este termo é empregado em dois contextos diferentes: no campo religioso e no mundano.

Relíquia é algo com um valor mais simbólico e de valor, em alguns casos, sem referencia. Quando se fala em uma relíquia religiosa, por exemplo, pode-se citar um órgão, ou pedaço de órgão de um mártir do cristianismo, de algum santo, onde os fiéis podem se relacionar a esse tipo de relíquia como algo até mesmo sagrado.

Outra forma de relíquia são aquelas em que o seu valor deixa de ser econômico e se refere mais ao lado sentimental e cultural. Por exemplo: alguma medalha de um atleta que representou seu país em determinada época.

Algumas relíquias são consideradas como um verdadeiro tesouro, principalmente quando se constatam que são únicas daquele gênero.

Então gente e, por gostar de antiguidade, quando tenho a oportunidade de visitar lugares que nos remetem ao passado e a história, aproveito. 

E essa loja em Newburyport foi uma das maiores que visitei. É muito interessante o número de objetos e a diversidade deles que se encontram por lá.

 

 

 

 

 

 

Acredito que através do vídeo você poderá ter uma ideia do tamanho dessa loja de antiguidades e da quantidade de itens.

 

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

 

 

 

Referências:

https://queconceito.com.br/reliquia

 

2 respostas

  1. Sou apaixonada por antiguidade e amo visitar cada loja antiquária que encontro. Pela minha estádia aqui em São Paulo, conheci uma loja em Pinheiros que vendem Antiguidades, são magníficos, além de alugar, vender, comprar eles também fazem restauração de móvel deixando como se fosse recriado!

    1. OLá Michaelle

      Seja bem vinda por aqui. Então somos duas, também adoro antiguidades, pois retrata a história de uma determinada época. Vou dar uma olhadinha sim e vamos deixar por aqui como dica para quem gosta também.
      Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email