Oi Gente
Previdência privada é uma opção interessante para o futuro? Vamos conhecer um pouco sobre esse assunto.
Já sou aposentada, porém peguei aquele injusto fator previdenciário que diminuiu muito o que realmente tínhamos direito, porém tem uma grande quantidade de pessoas com a nossa idade que ainda não se aposentou e tomar uma decisão a esse respeito não é nada fácil.
Já sabemos bem que os aposentados aqui no Brasil, aos poucos, vão vendo seus salários sendo achatados devido a não correção justa dos seus benefícios, não é mesmo?
Penso que já foi o tempo em que aposentar lhe garantia uma vida tranquila. Hoje mesmo após aposentar, ainda é necessário pensar em formas de melhorar a renda mensal da família.
Com mudanças na legislação previdenciária, entenda como fazer investimentos para a aposentadoria
A reforma da previdência foi promulgada em novembro de 2019, mas só passou a valer em janeiro de 2023. As mudanças promovidas pela nova legislação são profundas ao ponto de a Emenda Constitucional ter a alcunha de “reforma estrutural”.
Dentre as modificações, as mais importantes são: 1) o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para se aposentar e a mudança do cálculo da aposentadoria.
A nova legislação previdenciária torna o tão sonhado momento de se aposentar um tanto mais difícil para os contribuintes. A idade mínima para se aposentar aumentou tanto para as mulheres como para os homens.
As mulheres, que antes se aposentavam aos 60 anos, passaram a ter o direito de pedir a aposentadoria aos 62 anos, com 15 anos de contribuição.
Os homens continuam a se aposentar aos 65 anos, porém, o tempo mínimo de contribuição passou a ser de 20 anos.
Como dito anteriormente, não é só o tempo mínimo de contribuição e a idade que estão mais rigorosos. O cálculo do valor da aposentadoria também está mais espartano. Se com as regras antigas o benefício correspondia a 80% das maiores contribuições efetuadas de julho de 1994 até novembro de 2019, com a mudança, o valor passa a ser 60%.
O brasileiro está vivendo mais
Outro aspecto importante na discussão sobre aposentadoria é a expectativa de vida do brasileiro.
Segundo dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da década de 1940 até 2022, a expectativa de vida no Brasil cresceu mais de 30 anos. Se na metade do século passado nossos antepassados viviam até 40 anos, hoje a expectativa está em 76,6 anos.
Esse debate acende um alerta importante: com a maior rigidez da legislação previdenciária, o menor valor da aposentadoria via INSS e o aumento da expectativa de vida, como podemos manter nosso padrão de vida na fase mais crítica da vida humana, a velhice?
É possível sonhar com algum tipo de investimento privado que pode acrescer nosso salário quando ficarmos velhinhos?
Aposentadoria privada é uma opção interessante?
O Brasil vive mudanças sensíveis sobre as questões previdenciárias ligadas ao estado. Como vimos, o INSS não garante mais os 80% das maiores contribuições, além de exigir um tempo maior de contribuição e idade mínima.
Diante de uma maior expectativa de vida, a aposentadoria privada se torna uma opção para o futuro? Afinal, o que é previdência privada?
Previdência privada nada mais é que um investimento que a pessoa faz para resgatar quando a idade estiver mais avançada. Normalmente, ela serve como renda complementar do valor do INSS ou até mesmo como salário integral da aposentadoria. Mas como escolher a melhor opção?
PGBL
Uma das modalidades de plano previdenciário privado é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). Nesta modalidade, o contribuinte obtém isenção final de até 12% sobre sua renda total tributável. Ou seja, se a pessoa tem salário bruto de R$ 10 mil e investe R$ 1,2 mil na previdência privada, o recolhimento do Imposto de Renda será menor.
VGBL
A vida gerador de Benefício Livre (VGBL) é o tipo mais interessante para quem faz a declaração do Imposto de Renda de maneira simplificada. No VGBL, é imprescindível que o valor investido ultrapasse os 12% da renda bruta tributável. O imposto, portanto, é calculado sobre os rendimentos do montante investido.
Aproveite para dar uma olhadinha nesses posts que já trouxe por aqui, talvez possa te interessar.
É possível retardar o processo de envelhecimento?
As novas mulheres acima dos 50 estão empoderadas
Passou dos 50? O que querem a próxima geração de idosos no Brasil?
10 hábitos simples para passar dos 100 anos de idade
Passou dos 50? A importância do encontro pessoal com os amigos
Cheguei aos 60 anos e um pouco do que tenho aprendido até aqui
Comemorar 80 anos e celebrar a vida
Enfim gente, previdência privada é uma opção interessante para o futuro? Aí vai da escolha de cada um, porém vale a pena pensar um pouco a respeito.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.