logo-Blog MAri Calegari
Previdência privada é uma opção interessante para o futuro?

Previdência privada é uma opção interessante para o futuro?

Tempo de leitura 3 min.

Oi Gente

Previdência privada é uma opção interessante para o futuro? Vamos conhecer um pouco sobre esse assunto.

Já sou aposentada, porém peguei aquele injusto fator previdenciário que diminuiu muito o que realmente tínhamos direito, porém tem uma grande quantidade de pessoas com a nossa idade que ainda não se aposentou e tomar uma decisão a esse respeito não é nada fácil.

via pinterest

Já sabemos bem que os aposentados aqui no Brasil, aos poucos, vão vendo seus salários sendo achatados devido a não correção justa dos seus benefícios, não é mesmo?

Penso que já foi o tempo em que aposentar lhe garantia uma vida tranquila. Hoje mesmo após aposentar, ainda é necessário pensar em formas de melhorar a renda mensal da família.

Com mudanças na legislação previdenciária, entenda como fazer investimentos para a aposentadoria

Créditos: iStock

A reforma da previdência foi promulgada em novembro de 2019, mas só passou a valer em janeiro de 2023. As mudanças promovidas pela nova legislação são profundas ao ponto de a Emenda Constitucional ter a alcunha de “reforma estrutural”.

Dentre as modificações, as mais importantes são: 1) o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para se aposentar e a mudança do cálculo da aposentadoria.

A nova legislação previdenciária torna o tão sonhado momento de se aposentar um tanto mais difícil para os contribuintes. A idade mínima para se aposentar aumentou tanto para as mulheres como para os homens.

As mulheres, que antes se aposentavam aos 60 anos, passaram a ter o direito de pedir a aposentadoria aos 62 anos, com 15 anos de contribuição.

Os homens continuam a se aposentar aos 65 anos, porém, o tempo mínimo de contribuição passou a ser de 20 anos.

Como dito anteriormente, não é só o tempo mínimo de contribuição e a idade que estão mais rigorosos. O cálculo do valor da aposentadoria também está mais espartano. Se com as regras antigas o benefício correspondia a 80% das maiores contribuições efetuadas de julho de 1994 até novembro de 2019, com a mudança, o valor passa a ser 60%.

O brasileiro está vivendo mais

Outro aspecto importante na discussão sobre aposentadoria é a expectativa de vida do brasileiro.

Segundo dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da década de 1940 até 2022, a expectativa de vida no Brasil cresceu mais de 30 anos. Se na metade do século passado nossos antepassados viviam até 40 anos, hoje a expectativa está em 76,6 anos.

Esse debate acende um alerta importante: com a maior rigidez da legislação previdenciária, o menor valor da aposentadoria via INSS e o aumento da expectativa de vida, como podemos manter nosso padrão de vida na fase mais crítica da vida humana, a velhice?

É possível sonhar com algum tipo de investimento privado que pode acrescer nosso salário quando ficarmos velhinhos?

via pinterest

Aposentadoria privada é uma opção interessante?

O Brasil vive mudanças sensíveis sobre as questões previdenciárias ligadas ao estado. Como vimos, o INSS não garante mais os 80% das maiores contribuições, além de exigir um tempo maior de contribuição e idade mínima.

Diante de uma maior expectativa de vida, a aposentadoria privada se torna uma opção para o futuro? Afinal, o que é previdência privada?

Previdência privada nada mais é que um investimento que a pessoa faz para resgatar quando a idade estiver mais avançada. Normalmente, ela serve como renda complementar do valor do INSS ou até mesmo como salário integral da aposentadoria. Mas como escolher a melhor opção?

PGBL

Uma das modalidades de plano previdenciário privado é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). Nesta modalidade, o contribuinte obtém isenção final de até 12% sobre sua renda total tributável. Ou seja, se a pessoa tem salário bruto de R$ 10 mil e investe R$ 1,2 mil na previdência privada, o recolhimento do Imposto de Renda será menor.

VGBL

A vida gerador de Benefício Livre (VGBL) é o tipo mais interessante para quem faz a declaração do Imposto de Renda de maneira simplificada. No VGBL, é imprescindível que o valor investido ultrapasse os 12% da renda bruta tributável. O imposto, portanto, é calculado sobre os rendimentos do montante investido.

Aproveite para dar uma olhadinha nesses posts que já trouxe por aqui, talvez possa te interessar.

É possível retardar o processo de envelhecimento?

As novas mulheres acima dos 50 estão empoderadas

Passou dos 50? O que querem a próxima geração de idosos no Brasil?

10 hábitos simples para passar dos 100 anos de idade

Mulheres de 50 podem sim

Passou dos 50? A importância do encontro pessoal com os amigos

Cheguei aos 60 anos e um pouco do que tenho aprendido até aqui

Comemorar 80 anos e celebrar a vida

Enfim gente, previdência privada é uma opção interessante para o futuro? Aí vai da escolha de cada um, porém vale a pena pensar um pouco a respeito.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email