Oi Gente
Hoje vim dividir aqui com você um pouco sobre Como, quando e onde surgiu o dia dos namorados.
Estamos próximos de mais um dia 12 de junho e já observamos os namorados todos envolvidos para celebrar esse dia, de uma forma especial com seu amado(a).
Qual a origem da palavra namoro?
Primeiramente, vamos ver um pouquinho sobre a origem dessa palavra namoro. Afinal de contas, todos nos sabemos que o namoro é um compromisso entre duas pessoas que se sentem enlaçadas pelo amor uma com a outra e que é o momento de se conhecerem e quem sabe chegar a um próximo passo que é casamento.
A palavra namoro “vem da expressão espanhola estar em amor, que acabou formando o verbo enamorar, que originou o nosso namoro”.
No dicionário online da nossa língua portuguesa a palavra namoro que é “um substantivo masculino, se refere a um relacionamento amoroso; ação de namorar, de se sentir atraído por alguém ou de manter um relacionamento com essa pessoa; galanteio, corte.”
Observamos, também, que hoje em dia essa palavra namoro entre os jovens, principalmente, tem um significado de maior compromisso, quando se deixa de falar “meu ficante”e passa para a palavra “meu namorado(a) é porque nesse momento, os dois resolvem dar um passo mais a frente e apostar na relação.
E esse dia 12 de junho, principalmente, para aqueles que estão namorando se torna realmente um dia especial, onde poderão comemorar um dia que foi dedicado a pessoas como eles que estão em uma relação amorosa.
É uma graça ver a movimentação dos namorados e namoradas para que esse dia seja o mais especial e cada um(a) usa de sua criatividade parra que assim seja. Não é mesmo?
Como e quando surgiu essa história de se criar um dia especial para os casais enamorados?
A gente sabe que essa data não é só comemorada por aqui e sim em várias outras culturas e que tudo começou através da história de São Valentin, que foi mártir da Igreja Católica.
São Valentim foi morto no dia 14 de fevereiro, data onde se comemora o dia dos namorados em outros países da Europa e Estados Unidos e conhecido como Valentine’s day nos Estados Unidos.
Durante o reinado do imperador Cláudio II, em Roma, São Valentim era sacerdote nessa cidade, seguindo as leis cristã.
O Imperador Cláudio precisava recrutar soldados para seu exército e sentia a dificuldade de conseguí-los, devido as dificuldades encontradas entre os soldados que tinha esposas, namoradas e família.
O objetivo de Cláudio II era expandir o seu império e ele acreditava “que, para isso, todos os seu jovens deveriam estar disponíveis para lutar. E por isso, não queriam que eles se casassem”. AAhttps://www.al.com/living/2017/02/who_is_st_valentine_why_is_he_1.html
Em razão desse seu pensamento, o Imperador Claudio estabeleceu uma lei impedindo que os jovens se tornassem noivos e se casassem.
Esse fato gerou uma intriga entre a Igreja e o Estado que, pois o bispo e sacerdote cristão Valentim queria que a sexualidade fosse desenvolvida e mantida somente através do sacramento do casamento.
Valentim, desafiando as ordens do Imperador, continuou a realizar casamentos. Ele, então foi preso e durante o tempo de sua prisão, se apaixonou por uma moça que era filha do carcereiro.
Devido a essa sua desobediência, ele foi espancado, preso e decapitado. Mas, um pouco antes de sua execução ele enviou um cartão apaixonado para sua amada e colocou “de seu Valentim”, o que acredita-se que daí venha também o costume de escrever e enviar cartões de amor nesse dia.
A sua execução aconteceu no dia 14 de fevereiro, em torno de 269 d. c. e, de acordo com a tradição cristã, ele se tornou um mártir pelo fato de defender o amor entre os casais e o casamento.
E assim, devido a esse Bispo e Sacerdote que deu sua vida em favor do amor entre os casais, surgiu o dia dos namorados “Valentine day”, uma forma de homenagear o mártir que se tornaria santo por defender o amor contra a guerra.
“Em 1836 os ossos de São Valentim foram enviados para a Irlanda, um presente do Papa Gregório para um padre carmelita em Dublin. A Igreja é um local de peregrinação durante todo o ano para os amantes.”
Após dois séculos dessa história é que a data de 14 de fevereiro passou a ser comemorada, ocasião em que o Papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, classificando-o como símbolo dos namorados”
E como surgiu esse dia de comemoração aqui no Brasil?
No ano de 1949, o publicitário João Dória, pai do atual prefeito de São Paulo, João Dória Junior, trouxe esse costume do exterior para o Brasil, porém adequando a data as necessidades brasileiras.
No dia 13 de junho é o Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, que é costume ser celebrado aqui no Brasil, principalmente através das festas juninas.
O mês de junho, até então, era mês de fracas vendas no comercio brasileiro e João Dória elaborou uma campanha para lançar esse dia de comemoração aos namorados com o seguinte slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. A Campanha foi apoiada pela Confederação do Comércio de São Paulo e as vendas foram realmente alavancadas. A ideia, a partir de então, se espalhou pelo país. “ https://www.brasildefato.com.br/2020/06/12/dia-dos-namorados-foi-criado-em-1949-por-joao-doria-pai-do-governador-de-sao-paulo
Essa data 12 de junho representa a terceira data comemorativa, onde o comercio mais se beneficia com suas vendas.
Enfim gente, um pouco da história de como, quando e onde surgiu o dia dos namorados.
Se você também gosta de saber sobre datas comemorativas e suas histórias, aproveite para dar uma olhadinha nesses outros posts que já trouxe por aqui.
Como, quando e onde surgiu a comemoração do dia das mães?
Como e quando surgiu a comemoração da Páscoa?
A origem da árvore de Natal e 17 imagens para você se inspirar
Como, quando e onde surgiu o Carnaval
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço e que todos tenham um bom dia dos namorados, os jovens e os eternos namorados casados.