Como, quando e onde surgiu a comemoração do dia das mães?

Oi Gente

Neste segundo domingo de maio, 10 de maio de 2020, comemoramos o dia das mães. Um dia das mães bem diferente, comparados aqueles que estamos acostumadas a comemorar, devido a triste pandemia do coronavírus que estamos enfrentando.

Saiba um pouco por aqui a história sobre essa data, que nos revela de onde tudo partiu.

Giclee Print: Rhea, Mother of the Gods Art Print : 24x18in

Na mitologia grega a deusa Rhea, esposa de Chronos e mãe de Zeus e demais irmãos, era referenciada como a deusa da fertilidade e da maternidade.

Na Grécia Antiga já havia o costume, na entrada da primavera, realizar homenagens a deusa Rhea , com festividades e oferendas.

“No século XVII na Inglaterra, na época do Cristianismo, o Dia das Mães era comemorado no 4º domingo da Quaresma, fazendo uma referência à Virgem Maria, mãe de Jesus. A data passou a ser conhecida como “Domingo das Mães”. https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-das-maes/

O início dessa celebração nos Estados Unidos

Mas a iniciativa mesmo de se comemorar o dia das mães, partiu de uma ativista americana de nome Ann Maria Reeves Jarvis, que no ano de 1858, fundou um clube de mulheres para trabalharem com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, principalmente das classes menos favorecidas.

No ano de 1865, foi criado o dia da amizade das mães, para colaborar com os feridos da guerra da secessão americana.

No ano de 1907, após dois anos do falecimento da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, sua filha em homenagem a sua mãe cria um memorial no dia 12 de maio e, a partir dai, faz uma campanha para que essa data seja considerada um feriado nacional.

Em 1914, o presidente americano Thomas Woodrow Wilson, oficializou a data de 09 de maio para a celebração do dia das mães, o que mais tarde, foi seguida por vários outros países.

Mais tarde, como o objetivo inicial da filha de Ann sobre a homenagem as mães foi tomando outro sentido, como o aumento de comercialização sobre essa data, ela iniciou uma nova luta para que o feriado deixasse de existir.

Olá, professores! Chegando o dia das mães vem a necessidade de fazermos lembrancinhas, cartões de Dia das mães, artes personalizadas para festas infantis e muito mais, não é mesmo? Pensando nisso, separei com muito carinho 251 imagens para o Dia das...

Quando foi oficializado o dia das mães no Brasil?

A primeira iniciativa de comemorar o dia das mães no Brasil, se deu em Porto Alegre em 1918, realizado por iniciativa da Associação Cristã dos Moços daquela cidade.

A oficializacão ocorreu somente em 1932, no governo de Getulio Vargas, quando o mesmo definiu o segundo domingo de mês de maio, como feriado dedicado as mães.

Nem todos os países comemora essa data no mesmo dia, tendo cada um a sua definição, sendo comemorado desde o mês de março, junho, agosto e até mesmo dezembro.

Nos Estados Unidos, bem como aqui no Brasil, esse dia de comemoração ao dia das mães é a data em que o comercio realiza a segunda maior venda no país, perdendo apenas para a comemoração do Natal.

Infelizmente, nem todos podem celebrar como gostaria um feriado como esse, até porque nem todos tem o privilégio de ter suas mães como gostariam. Nas escolas, quando as crianças realizam todos os preparativos para comemorar junto as mamães essa data, há casos em que se torna complicado com aquelas crianças que já perderam as suas mães.

Dia das mães são todos os dias, mas como a nossa cultura define essas datas comemorativas acabam por fazer parte da tradição de cada país.

Como mãe e avó que sou, confesso que não deixa de ser gostoso ter um dia dedicado a gente, onde recebemos um carinho mais especial, porém acredito que a maior alegria de nós mães é poder celebrar com nossos filhos.

Esse ano, um ano bem diferente dos demais, como mães que somos estamos mais sensibilizadas e apreensivas no cuidado com os nossos filhos diante dessa pandemia e somos solidárias com todas aquelas que estão sofrendo pela perda de seus filhos.

Enfim, espero que esse dia das mães possa ser comemorado dentro da possibilidade de cada um, com a certeza de que nós como mães possamos continuar firmes, fortes e saudáveis, sabendo do nosso papel dentro da família e da importância que temos para nossos queridos filhos.

Desejo de coração um feliz dia das mães para todas as leitoras aqui do blog, bem como para todas as mães que continuam se dedicando a seus filhos, seja eles de qualquer idade, acreditando que passaremos por essa fase triste que estamos vivenciando, porém com a mesma garra, atenção e cuidado que nos cabe junto aos nossos adorados filhos e netos.

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.