Como e quando surgiu a comemoração da Páscoa?

Oi Gente

O objeto do post de hoje é dividir aqui com você como surgiu a comemoração da Páscoa, qual o sentido do coelho e dos ovos de chocolate que foram sendo incorporados junto a essa festividade. Saiba um pouco por aqui…

A Páscoa é considerada pelos cristãos a festividade mais importante do ano, seguida do Natal. Mas, antes mesmo dessa celebração ter sido introduzida no calendário Cristão, como forma de festejar a ressureição de Jesus Cristo, já era costume junto aos pagãos a celebração da Páscoa.

The rabbit is a very common symbol of the Spring Equinox (or Ostara). In this article, learn what the Rabbit as a Spirit Animal can teach you. Then, get a free Ostara ritual to connect with the Rabbit.

Para entender sobre a origem da Páscoa, vamos começar a conhecer um pouco sobre a deusa Ostara, da mitologia Nórdica, para tentar responder de onde tudo começou?

A deusa Ostara

Nos rituais pagãos das tribos européias, havia a deusa da primavera, chamada de Ostara ou Eostre, uma deusa que era adorada, no período da primavera, onde após os rigorosos invernos, surgia a primavera e o início das plantações. Possivelmente, é daí que se origina a palavra Easter (em inglês) que significa Páscoa.

A Páscoa era considerada um ritual da fertilidade, oferecido a deusa Ostara, considerada a deusa da fertilidade, amor e renascimento. Essa deusa pertencia a mitologia ( Nórdica, Alemã e anglo-saxões.)

O Mito de Ostara

Segundo o mito sobre Ostara, nos conta que Ostara ou Eostre estava em um jardim, sentada com algumas crianças, quando de repente um pássaro pousou sobre a Deusa. Ostara proferiu algumas palavras mágicas e, logo em seguida, esse lindo pássaro se transformou em uma lebre.

92da743de8ac976c8b8ddfed02873ddf

Naquele momento de transformação do pássaro em lebre, as crianças ficaram maravilhadas. Mas, com o passar do tempo, não entendiam porque a pequena lebre estava triste. Assim, perceberam que a tristeza da pequena lebre era devido ao fato de não poder mais voar e cantar como o pássaro.

As crianças, vendo a tristeza da lebre, pediram para a Deusa Ostara que revertesse aquela mágica. Ostara, então, resolveu esperar até que chegasse a primavera para realizar o pedido, pois naquele momento de inverno não possuía a mesma força como na primavera, quando seus poderes se encontravam mais fortes.

Quando chegou a Primavera, Eostre recuperou seus poderes e pode assim transformar novamente a lebre em um pássaro. O pássaro muito contente, botou ovos para homenagear a deusa e, em seguida, voltou novamente a ser uma lebre e feliz, dessa vez, resolveu pintar os ovos e distribuir ao mundo.

Já fiz um pos por aqui, onde falo sobre a importância da fantasia do coelho da páscoa para as crianças e lá também falo sobre as simbologias. Fique a vontade para dar uma olhadinha:

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/04/15/coelho-da-pascoa-a-importancia-dessa-fantasia-para-a-crianca/

E quando surgiu a comemoração do dia da Páscoa?

Pesquisando a respeito desse assunto, você encontra muitas versões diferentes, porém para saber quando surgiu a comemoração da Páscoa, como nós conhecemos e celebramos, achei interessante dividir com você o que segue abaixo.

Para os cristãos, a Páscoa é uma das datas mais importantes, pois relembra a morte de Jesus Cristo e que, após três dias, o Cristo ressuscita e isso seria o momento de confirmar a fé cristã. Porém, a definição da celebração da Páscoa cristã aconteceu somente em 325 d.C., através do Concílio de Niceia, pois havia algumas diferenças com relação as datas de sua comemoração, onde os cristãos celebravam a páscoa em diferentes datas. “No fim do século II, algumas igrejas celebravam a Páscoa junto com a Páscoa Judaica, enquanto outras marcavam a data no domingo seguinte.”

Nesse site, você poderá entender porque a Páscoa é comemorada a cada ano em dias diferentes.

Estamos na semana da Páscoa, convivendo com um momento tão difícil para toda a humanidade. Apesar das dificuldades, vale pensar nas crianças e cada um, do jeito que puder, utilizando a sua criatividade, poderá fazer dessa Páscoa um dia de alegria na família, junto as suas crianças.

Te convido a dar uma olhadinha nesse outro post que já fiz a respeito.

https://blogdamaricalegari.com.br/2017/04/15/coelho-da-pascoa-a-importancia-dessa-fantasia-para-a-crianca/

https://blogdamaricalegari.com.br/2016/03/17/preparar-a-pascoa-com-as-criancas/

https://blogdamaricalegari.com.br/2020/04/10/20-ideias-simples-para-a-pascoa-com-as-criancas/

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

.

Referências:

https://www.estudopratico.com.br/pascoa-conheca-a-origem-da-data-a-tradicao-do-ovo-de-chocolate-e-do-coelho/