Oi Gente
Achei maravilhosas as pinturas desse artista alemão. Na verdade nunca tinha ouvido falar e resolvi pesquisar um pouco sobre ele e suas pinturas e divido aqui com você.
Quem foi esse pintor?
Johann Georg Meyer von Bremen, é mais conhecido pelo nome de Meyer von Bremen.
O artista nasceu em 28 de outubro de 1813, em Bremen na Alemanha e em suas pinturas se dedicou a cenas familiares, bíblicas e camponeses.
Aos 21 anos, Meyer von Bremen foi para Düsseldorf, a sétima cidade maior da Alemanha, onde foi estudar na Academia de Belas Artes.
A Academia de Belas Artes, foi fundada em 1762, inicialmente como uma escola de desenho e, em 1819, foi transformada em Academia Real de Artes em Düsseldorf.
Na academia de Artes, aprendeiu com Friedrich Wilhelm Schadow, que foi diretor dessa academia no ano de 1926, orientando a escola para a arte cristã. Schadow, no ano de 1937 selecionou os melhores alunos para decorar a Capela de São Apolinário no Reno, com afrescos.
No ano de 1841, Meyer abre seu próprio Ateliê e, embora tenha se dedicado às pinturas sacras em um primeiro momento, mais tarde muda-se para Berlim, já com uma certa fama. Isso aconteceu no ano de 1853.
Meyer começaria, então, a voltar sua atenção para os camponeses, para os “incidentes da vida popular, especialmente entre os hessianos (oriundos de uma tribo chamada Chatti, do século 7 e que mais tarde passaria a se chamar Chassi e, no século 8, como Hassi ou Hessi”.
Ele exercia uma simpatia pela vida dos mais humildes, se dedicando a pintar cenas do dia a dia e, somente mais tarde, seu olhar passou a ser dedicado às crianças, onde pintou cenas da vida infantil.
Mais tarde, também, se dedicou a pintar moças solteiras ou em grupos. Mas as suas pinturas das crianças me chamaram mais atenção, pela delicadeza e perfeição de seus traços. Veja, abaixo, algumas de suas telas com cenas infantis.
Algumas de suas obras com crianças
Vale lembrar que era uma época em que as crianças não eram vistas apenas como crianças e, em alguns casos, seu trabalho ajudava na sobrevivência das famílias.
Achei de uma delicadeza suas obras e seu olhar para os detalhes da vida humana e sem falar do nível de detalhes perfeitos quando se pensa que são pinturas de uma época que não se tinha tantos recursos como os atuais. Um verdadeiro artista que conseguia transpor para suas telas o cotidiano da vida dos menos favorecidos.
O artista faleceu em Berlim em 04 de dezembro de 1886.
Se você gosta de saber sobre arte e artistas, sugiro dar uma olhadinha nesses outros posts que já fiz por aqui:
Van Gogh – biografia e sua preferência pela cor amarela
Quem foi Camille Pissarro nas artes?
Quem foi Édouard Manet? Um resumo de sua biografia
Quem foi Édouard Manet? Um resumo de sua biografia
A importância da cerâmica para a história da civilização
Picasso – Biografia, obras e causa morte de Casagemas
Henri Matisse – sua vida e sua obra
Paul Cézanne, o pai da modernidade na pintura
Você já ouviu falar de Beatriz Milhazes?
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/D%C3%BCsseldorf
https://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Georg_Meyer
https://en.wikipedia.org/wiki/Kunstakademie_D%C3%BCsseldorf
Imagens via Pinterest