logo-Blog MAri Calegari
Quem foi Camille Pissarro nas artes?

Quem foi Camille Pissarro nas artes?

Tempo de leitura 4 min.

Oi Gente

Você já deve ter percebido que são vários assuntos que eu gosto de escrever ou de falar aqui com você. Já ouvi gente dizer que eu preciso focar o meu blog em um assunto só. Aí eu pergunto: Por quê em um assunto só, se eu Mari gosto de falar sobre todos esses assuntos? Como já disse por aqui, eu curto a vida, viver a vida, apesar das dificuldades e desafios,  e viver a vida não é lidar com apenas um assunto,  não é mesmo? A gente está rodeada de assuntos para se falar, para curtir, para apreciar, para sofrer, para sorrir. para chorar, enfim para viver. E adoro você que visita meu blog, o qual eu agradeço, pois sei que um pouco você pensa e concorda comigo e é isso que é importante, a gente poder ser como a gente é.

Camille Pissarro:

Não sei que mania que as pessoas tem de querer dizer como a gente deve ser, ou atuar, ou responder (kkk). O que é mais legal em um blog, que nesse caso aqui é meu e de meus visitantes, que eu recebo muito bem por aqui, é a gente sair dos quadradinhos de que tem que ser assim ou tem que ser assado. A vida já é cheia de regras e mais regras,  das quais, na maioria das vezes, não fomos consultados a respeito.

Então gente, blog para mim é  um lugar para ter um pouco de liberdade de expressão e de reunir pessoas que tem algo em comum, ou pelo menos pensam próximo do que a proprietária (o) do blog. Enfim, o meu blog é eclético, assim como eu sou eclética, pois curto mesmo muitas coisas dessa vida.

Pois, como costumo dizer, cada pessoa é única  e todas tem o seu valor, a sua história e,  o que mais gostaria  aqui no meu blog, é que cada visitante possa refletir e pensar por si mesmo, se livrando de tantos pesos que as vezes colocam sobre você e que nem é seu. Entendeu?

Então veja aqui quem foi Camille Pissarro, que no meu entender foi o mestre dos mestres, quando se refere a arte moderna.

 

Camille Pissarro in his studio at Eragny, about 1897:

O nome dele é Jacob Camille Pissarro, que viveu entre os anos de 1830 a 1903 – viveu 73 anos. Um pintor francês que foi co-fundador do impressionismo. Foi o único a participar das oito exposições do grupo de impressionistas (1874-1886).

Conversation ~ Camille Pissarro:

Conversation

“Até há pouco tempo, quando se discutia a paternidade da pintura moderna, o consenso parecia apontar para um único nome: Paul Cézanne. Nas últimas décadas, no entanto, um número crescente de historiadores de arte começou a questionar este pressuposto, olhando antes para Camille Pissaro, amigo e mestre de  Cézanne, como o verdadeiro precursor da revolução que transformaria radicalmente a pintura na última metade do século XIX.”

Camille Pissarro (Danish-born French artist, 1830-1903) The Pretty Mother:

Na realidade, ele nasceu em uma ilha do Caribe, em St. Thomas, município das Ilhas Virgens Americanas, onde está sediada a capital e o porto de Charlotte Amalie. Um distrito com a área de 80,9 km². 

Seus pais, uma mulata e um judeu francês, possuíam um comercio de ferramentas na Ilha. Aos 11 anos, observando o talento do filho para com o desenho, seu pai o enviou para Paris para os estudos em um Colégio Interno.  Aos 17 anos precisou voltar para a Ilha, a fim de tomar conta dos negócios dos pais, mas mesmo assim não abandonou o seu gosto pelo desenho, e incentivado pelo dono da pensão onde ficou em Paris começou a desenhar e pintar cenas das paisagens que se via do lado de fora de casa.

Haymakers at Eragny - Camille Pissarro:

Passado algum tempo, ele retoma a sua paixão pela pintura e em 1852, faz um amizade com o dinamarquês Fritz Melbye, o qual o convidou para o acompanhar em seus estudos da fauna e flora na Venezuela.

Fritz Melbye – enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a fauna e a flora da Venezuela.

Em 1855, agora com 25 anos, com a ajuda de Melbye retornou a Paris tentando iniciar ali a sua carreira. Na cidade de Paris, se encantou com as telas de Camille Corot (pintor que pintava muitas cenas fora dos estudios também), e fez amizades com Paul Cézanne, Monet, Daubigny, e outro pintores impressionistas. Costumava a sair com Monet para pintar ao ar livre.

La bonne, par Camille Pissarro:

Em 1861, casou-se com Julie Vellay e desse casamento tiveram oito filhos. Em algumas cartas, Pissarro menciona as dificuldades financeiras para atender as necessidades da família numerosa com o que conseguia com sua arte. Apesar disso, as “telas são fartas em contraste de luz e cores, com motivos alegres e pinceladas curtas, sem a preocupação com o contorno, mas buscando a divisão das cores através das marcas de cores isoladas, ressaltando uma espécie de essência das imagens – maior característica das obras impressionistas”.

Camille Pissarro - Charity:

Caridade

“Camille Pissarro era um personagem fascinante. Amigo e mestre de Degas, Cézanne e Gauguin. Era visto pelos colegas como um “patriarca” – uma figura generosa, amável e profundamente fiel às suas amizades. “Pissarro foi um pai para mim: era o homem a quem se pediam conselhos, era como le bon Dieu”, escreveu sobre ele Cézanne. Henri Matisse chamou-lhe: “o Moisés da pintura contemporânea, aquele que nos dá a Lei” e Cézanne afirmaria categoricamente: “todos nós descendemos de Pissarro”.

Camille Pissarro, French Impressionist (2):

Apesar de sua preferência pela pintura a óleo, Pissarro também fez experiências com o pastel e aquarelas. Foi professor de Gauguin o qual ele aconselhou para que o mesmo utilizasse as cores no seu estado puro. 

Potato Harvest ~ Camille Pissarro  | Lone Quixote | #CamillePissarro #pissarro #impressionism #art #painting:

Embora não era um religioso convicto, nunca negou a sua descendência judaica. Viajou por vários lugares da Europa em busca de inspiração para seus quadros. 

 

Camille Pissarro:

Em vários de seus quatros, (observação minha) ele retrata a mulher em seus afazeres diários. Achei um fofo valorizar isso em uma época, onde as mulheres eram apenas serviçais.  

 

“Na última edição da revista Commentary, o crítico de arte Dana Gordon escreve um excelente artigo de cinco páginas intitulado Justice to Pissarro, onde defende que a paternidade da pintura moderna deve ser definitivamente atribuída, não a Cézanne, mas a Camille Pissarro, o pintor descendente de judeus sefarditas de Bragança”.

É para no mínimo se pensar, o fato de que muitas vezes a discriminação tira os direitos de quem merece.

Assim, hoje foi a vez de Camille Pissarro para a gente conhecer um pouco mais sobre arte e os artistas que através dos seus lindos trabalhos, ajudam a humanidade a entender, contar e elaborar a história.

 

Era isso por hoje gente.

Obrigada pela visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

 

 

Referências:

http://www.zamorasefardi.com/2013/02/camille-pissarro-1830-1903-um-pintor.html?m=1

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A1s_(Ilhas_Virgens_Americanas)

https://aidobonsai.com/tag/pinturas-de-camile-pissarro/

8 respostas

  1. Adoro esse blogue, onde temos assuntos variados para ampliar nossa cultura. Ninguém deve criticar um trabalho se não consegue fazê lo melhor e mais acertadamente. Leio sempre porque gosto e acho muito interessante, neste país tão carente de educação, Mari lhe dou Parabéns.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email