Oi Gente
O post se refere a esse importante filósofo, considerado o pai da filosofia ocidental. O pensador que deixou-nos entre outros ensinamentos o famoso “conhece-te a ti mesmo” e “só sei que nada sei”.
O objetivo do post é trazer um resumo rápido para se ter uma ideia de quem foi Sócrates. ok? Saiba um pouco sobre ele por aqui….
Sócrates, nascido próximo a Atenas, nas planícies do monte Cicabeto, era filho de um pedreiro e uma parteira, da cidade de Atenas, durante a Grécia Antiga.
Vida de Sócrates
Nasceu no ano de 470 a.c. e morreu em 399 ou 400 a.c, há algumas diferenças de informações na data exata. Ele nasceu em uma época conhecida como a época de ouro de Atenas.
Vale lembrar que o que se sabe sobre Sócrates são relatos de seus sucessores, pois sabe-se que o próprio Sócrates não teria deixado nada escrito sobre seus pensamentos, ensinamentos e sabedoria de vida. O que se tem são os registros de seus discípulos, como os Diálogos de Platão.
Foi casado com Xantipa e tiveram três filhos. Foi mestre de Platão e Aristóteles os quais foram alguns dos transmissores de seus ensinamentos.
Atenas vivia um período de guerras e desenvolvimento. “Sócrates não somente lutou na guerra como também foi condecorado por sua bravura. Participou de três batalhas – Potidéia, Anfipólis e Délio. Desta última, Sócrates escapou por pouco. Se ele tivesse caído em combate, não teria vivido seu período mais produtivo – os 25 anos seguintes. Não teria influenciado Platão, seu principal discípulo, que provavelmente teria se tornado um político sem grande expressão. Sem Sócrates e Platão, a filosofia ocidental teria tomado outro rumo. Com seu método dialético, Sócrates impulsionou uma análise racional de temas-chave, como democracia, verdade, moral, amor e amizade.”https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/socrates-tivesse-morrido-durante-guerra-peloponeso-434671.phtml
Atenas queria se impor como a cidade Império onde queria ditar o seu modo de conduzir os seres humanos. Atenas era um lugar de experiências políticas e vivia uma própria atmosfera cultural da época. Ali se tentava, pela primeira vez na história, um governo democrático.
Sócrates questionava sobre tudo. Na Atenas de sua época, onde estava em constante movimento, ele queria saber, por exemplo, aonde estava a felicidade do homem? Ele era um questionador, as suas respostas eram dadas com uma outra pergunta. ” Dessa forma Sócrates obrigava os atenienses a repensarem as suas imagens de belo e de bom, de justo e de injusto, de vida feliz, de ideal de cidade. Assim como desde sua juventude abalara as próprias certezas, sempre repetindo que apenas sabia o que não sabia, abalava também as certezas de todos, pobres ou ricos, homens livres ou escravos, artesãos, políticos, prostitutas, sofistas ou juízes. Todos diante de Sócrates eram obrigados a repensar os seus fins”. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1032
Sócrates foi crítico dos Sofistas, principalmente pelo fato dos mesmos venderem os seus conhecimentos. “Nessa época, a atividade filosófica grega já tinha sido iniciada há alguns anos. Sofistas como Protágoras e Górgias já prestavam seus serviços aos jovens atenienses, e a política era assunto de todo cidadão grego. O sistema político permitia que todos os cidadãos pudessem legislar e participar do judiciário, como membros do júri, o que necessitava de preparo.“https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/socrates.htm
Foi considerado pelo Oráculo, lugar onde as pessoas buscavam respostas divinas para seu futuro, sendo o mais famoso o Oráculo de Apolo, como um dos mais sábios daquele momento, pois ao reconhecer a sua ignorância onde dizia “Só sei que nada sei”, o levou a ser considerado o mais sábios de todos.
Foi um homem com idéias muito inovadoras para sua época. Andava descalço e há relatos que chegou a ficar 24 horas parados, apenas refletindo.
Que tipo de pessoas queremos ser? Que vida queremos levar? Até que ponto o dinheiro é tão importante? Ele acreditava que quando fazemos o bem, alimentamos a nossa alma.
Acreditava que “a ignorância é o único mal”, uma vez que não ajudaria a proteger o ser humano. Quanto aos julgamentos, defendia de que o inocente julgado erroneamente, sofreria com os danos físicos, porém aquele que o julgou sofreria com o mal da alma. Acreditava que deveria educar a população de Atenas para que pudessem se proteger.
“Sócrates ficou conhecido por ter iniciado um período da Filosofia Grega Antiga, o Período Socrático ou Antropológico, que teria surgido como uma nova saída em relação aos estudos dos filósofos anteriores (classificados como pré-socráticos). A filosofia passaria, a partir de então, a abordar questões essencialmente humanas, ou questões advindas das relações humanas e do convívio em sociedade, como a justiça, o bem, a moral e a verdade.” https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/socrates.htm
Método Socrático
Sócrates dizia que, assim como sua mãe, que foi parteira e trazia os bebês ao mundo, ele se considerava um “parteiro de ideias”. Ideias essas que não era dele, mas de todas as pessoas com quem se deparava e conversava. Tinha a missão de dialogar.
O seu método, baseado nas ideias das pessoas, se resumia em dois passos: a Maiêutica e a Ironia (usava da ironia para, de certa forma, desconsertar aquele que achava ter o conhecimento, levando-o a refletir que a sua verdade nem sempre era a correta).
Sobre a Educação
Segundo Sócrates a “educação era um processo espontâneo, o que hoje entendemos como educação difusa ou informal. Por isso ministrava o seu peculiar ensino ao ar livre, normalmente nos pórticos dos templos. E os seus temas principais (o seu currículo) eram a virtude, a verdade e a imortalidade. Criava ao seu redor uma verdadeira serenidade, ausente de toda ansiedade, e isto produzia equilíbrio emocional nos seus discípulos. Outro dos seus temas preferidos era a dignidade e a função do mestre deve ser o despertar o homem comum, para que adquira a consciência de si mesmo, dando significado à sua vida, fomentando a sua curiosidade e desenvolvendo as suas atitudes sociais positivas. Para transformar a sociedade é necessário combinar a moral e a ética com a inteligência. O verdadeiro mestre ou educador tem de ter ideais, e se não os tiver nunca será um bom educador ou docente.” https://pgl.gal/socrates-metodo-da-maieutica-ironia/
A maioria de seus seguidores eram jovens, o que irritava aos mais velhos de seu tempo, levando Sócrates a ser julgado e condenado a morte, pelo fato de não reconhecer os deuses e corromper a juventude, o que incomodavam os mais influentes de Atenas.
A morte de Sócrates
“Os relatos do julgamento de Sócrates podem ser conferidos no diálogo de Platão Apologia de Sócrates e também em Defesa de Sócrates, do também discípulo do pensador, Xenofonte. (…) No ano 399 a.C., o tribunal dos heliastas, constituído por cidadãos provenientes de dez tribos que compunham a população de Atenas e escolhidos, por meio da tiragem de sorte, reuniu-se com 500 ou 501 membros. Difícil tarefa aguardava os juízes: julgar Sócrates, conhecida mas controvertida figura. Cidadão admirado e enaltecido por alguns – particularmente pelos jovens -, era, entretanto, criticado e combatido por outros, que nele viam uma ameaça para as tradições da polis e um elemento pernicioso à juventude“. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/socrates.htm
Acusado e julgado culpado, Sócrates teria como escolher entre pagar uma multa ou um exílio político. Embora seus seguidores, indignados por esse julgamento, tentassem convencer Sócrates para que escolhece algumas das opções para sua sentença, o mesmo preferiu a morte, pois acreditava que ao escolher alguma dessas opções estaria admitindo a sua culpa e preferiu ficar com a sua verdade.
Essas foram as palavras que Sócrates proferiu após a sua sentença:– “Cidadãos! Tanto aqueles que dentre vós induzistes as testemunhas a perjurarem, levantando falso testemunho contra mim, quanto os que vos deixastes subornar, deveis, de força, sentir-vos culpados de grande impiedade e injustiça. Mas eu, por que haveria de crer-me empequenecido se nada se comprovou do que me acoimam? Jamais ofereci sacrifícios a outras divindades […]. Quanto aos jovens, seria corrompê-los, habituá-los à paciência e à frugalidade? Atos contra os quais a lei pronuncia a morte, como a profanação dos templos, o roubo com efração, a venda de homens livres, a traição à pátria, meus próprios acusadores não ousam dizer que os haja cometido. Surpreso pois, pergunto a mim mesmo qual o crime por que me condenais à morte. […] Estou certo que tanto quanto o passado, me renderá o porvir o testemunho de que nunca fiz mal a ninguém, jamais tornei ninguém mais vicioso, mas servia os que comigo privavam ensinando-lhes sem retribuição tudo o que podia de bem.”https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/socrates.htm
E assim, tomando um cálice com o veneno cicuta, morre Sócrates alguns minutos após, no ano de 399 a.C., deixando seu legado não só para os jovens de Atenas e aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo, mas para toda a humanidade até os nossos dias atuais.
Enfim, por que trazer por aqui um post sobre Sócrates nesse início de 2020? Talvez para poder refletir sobre seus questionamentos e pensar que as inquietudes de Sócrates sobre o ser humano, ainda continuam a fazer parte de nossas reflexões.
Era isso por hoje.
Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço.
Uma resposta
Gostei muito. Parabéns, filosofia, Sócrates são importantes sempre, em qualquer tempo, mas agora parece mais valoroso ainda…. questão éticas estão sempre presentes, quando a humanidade enfrenta muitas crises. Obrigada por compartilhar.