logo-Blog MAri Calegari
20 modelos de vestidos caipiras para curtir as festas juninas

20 modelos de vestidos caipiras para curtir as festas juninas

Tempo de leitura 4 min.

Oi gente

Estamos chegando no mês de junho, onde é tradição em nosso país, a realização das festas juninas.

Pensando nisso, resolvi pesquisar e selecionar esses 20 modelos de vestidos caipiras para curtir as festas juninas.

8 ideias de vestidos caipiras para festa junina 2018 - Site de Beleza e Moda
Via Pinterest

Embora, nesse momento em que escrevo por aqui, estamos sabendo que, infelizmente, o numero de casos de Covid vem aumentando em nosso país, só temos que torcer que possamos no mês de junho realizar as datas comemorativas, como todo o brasileiro gosta.

Em todo caso, vamos lá gente, acreditando sempre que será possível a gente curtir o mês de junho com as tradicionais festas juninas, sejam nas escolas, nas residências, condomínios e até mesmo nas igrejas que realizam esse tipo de festa.

Selecionei, em uma pesquisa que fiz por aqui, esses 20 modelos de vestidos caipiras para você se inspirar e se animar a pensar no assunto, ok?

Via Pinterest

Como essa tradição chegou em nosso país?

As festas juninas chegaram em nosso país, através da colonização pelos portugueses, no século XVI. “Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho”. (https://www.df.senac.br/faculdade/origem-da-festa-junina/#:~:text=Essa%20comemora%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20comum%20em,S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20e%20Santo%20Ant%C3%B4nio.)

Via Pinterest

Esse tipo de festa era realizada, principalmente, nos países europeus como Portugal e Espanha. As festas juninas estavam relacionadas aos símbolos católicos, principalmente, fazendo referência a festa de São João e Santo Antonio. Porém, com o tempo, ela foi se tornando mais popular e uma forma também de relembrar os costumes da zona rural.

Aqui no Brasil, as festas juninas mais famosas são realizadas no Estado do Nordeste, com destaque para o Estado da Paraíba, onde é costume realizar a maior festa desse tipo no Brasil, na cidade de Campina Grande.

Vale lembrar, ainda, das comidas típicas dessas festas, como o delicioso quentão, pé-de-moleque, bolo de milho, bolo de fubá, pipoca, amendoim e todas essas guloseimas típicas dessa festa tradicional. Adoro tudo isso.

Continuando o post, siga vendo os demais modelos abaixo.

Via Pinterest

Eu, particularmente, gosto muito desse como a imagem acima, feito do tecido chita, acho alegre, tradicional e lindas as estampas.

Esse vestido fez eu me lembrar de uma festa junina que resolvi, sem nunca ter feito um vestido, costurar um para minha filha. kkk

Vou colocando as imagens dos vestidos aqui gente e vou contando essa história. A gente vai ficando mais velha e vai se lembrando das histórias que a gente já aprontou nessa vida.

Faz muito tempo que tenho uma máquina de costura em casa, porque curto fazer alguns artesanatos, tipo patchwork, por exemplo. Mas, daí se atrever a fazer um vestido, só eu mesma.

Gente, eu peguei o tecido coloquei na frente da minha filha caçula e fui cortando, sem molde, sem nada.

Primeiro fiz a parte da saia e tinha bordado inglês em casa e até aí tudo estava perfeito, franzi, preguei o bordado inglês e a fitinha, tudo costura reta né gente.

A parte do corpo, cortei como se fosse uma camiseta, mas era frio e precisava fazer as mangas, Ai ai ai, nessa hora não sabia o que fazer kkk

A minha filha caçula, Malu, adolescente só me perguntava: “Mãe, você tem certeza que isso vai dar certo? ” E eu: Claro, fica tranquila que eu vou dar conta e você vai lindona na festa.

Via Pinterest

Chegou a hora de fazer as mangas e eu queria aquela que fica bufante até o cotovelo, amarradinha com fitinhas. Detalhe, naquela época não tinha youtube para me ensinar kkk coloquei fitinha para ficar fofa, com bordado inglês. Só que uma ficou bem diferente da outra kkk bem maior uma que a outra.

Ai o vestido não entrava e resolvi cortar a parte das costas. Mas não sabia fazer casa, nem colocar zíper e nem tinha colchetes. A festa era a noite ( ainda bem que era a noite para os defeitos não aparecerem tanto kkk) e eu sábado a tarde estava lá tentando dar um jeito.

Sabe aquele desafio que você lança para você mesma e não queria perguntar para minha mãe que sempre foi uma exímia costureira? Sempre fez roupas legais para mim e eu pensava, pelo menos um vestido na vida vou fazer para minhas filhas. Minhas filhas, porque depois a Gabi, também quis um.

Via Pinterest

A malu experimentou umas 10 vezes o vestido pelo menos, pois ia montando no corpo. Mas ai nas costas eu não sabia como fechar o vestido. O que eu fiz então?

Como fazer flores de fuxico

Me lembrei daquelas florzinhas que você faz, tipo essas acima, pois essas eu sabia bem fazer. Eu preguei em um dos lados da parte de trás nas costas, como se fosse botões e na hora dela ir para a festa, fechei o vestido nas costas, costurando na mão e disse: Você não vai ter como tirar esse vestido, só quando voltar que aí eu corto toda a costura.

Via Pinterest – Amei esse

E para finalizar fiz um cinto para disfarçar a costura torta, quando juntei o corpo do vestido com a saia e com um laço grande atras.

O que salvou o vestido, foram os enfeites e a chita que era bem linda, com um floral rosa pink.

Via Pinterest

Sobre a história desse vestido, penso que realizei o meu desejo de fazer uma vez na vida um vestido para cada uma de minhas filhas e, apesar dos pesares, cumpriu o seu papel e valeu a intenção.

Vamos, então, dar continuidade aos 30 modelos de vestidos caipira para curtir as festas juninas e se você tem vontade de fazer algo que nunca fez, vale a pena pelo menos tentar.

No estilo Patchwork
Via Pinterest
Via Pinterest
Via Pinterest

Enfim, Se você gosta de festas juninas, aproveite esses 20 modelos de vestidos caipiras para se inspirar e curtir as festas juninas.

Aproveite para dar uma olhadinha em outros tipos de festa e comemoração que fazem parte da cultura de um povo.

Oktoberfest em Blumenau – A festa da cultura alemã

Blumenau – O lindo desfile da Oktoberfest

A famosa Oktoberfest dos gaúchos para você

Itália – Festa folclórica em Siena na Toscana

Sugestões para decorar o St. Patrick´s Day

O que é o Saint Patrick’s Day?

Era isso por hoje.

Obrigada pela sua visita. Você é sempre bem vindo(a) por aqui.

Um abraço.

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email