logo-Blog MAri Calegari

O que é o Saint Patrick’s Day?

Tempo de leitura 2 min.

Oi Gente

O post de hoje se refere ao Saint Patrick´s Day, ou o dia de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda. Essa data é comemorada na maioria dos países que falam a língua Inglesa, no dia 17 de março.

Todos os anos, no dia 17 de março, o irlandês e também o irlandês de coração, em toda parte do mundo, comemora ou pelo menos se lembra do dia de St. Patrick. Na realidade tudo começou como um dia de festa religiosa em comemoração ao santo padroeiro da Irlanda.

 

Saint Patrick nasceu na Inglaterra, no ano 395 depois de Cristo, próximo a Escócia em uma cidade com o nome de Kilpatrick. Nasceu em uma família rica, sendo seu pai e avô diáconos da Igreja. 

Na sua adolescência foi raptado por piratas irlandeses e levado para esse país como escravo.  Como teve uma educação na Igreja, São Patrick dizia ter ouvido Deus em seus sonhos, o qual o ajudou a fugir do seu cativeiro. “De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha”. 

Na Bretanha, entrou para o mosteiro sobre a orientação do bispo Germano. Em 432, St Patrick´s alega ter recebido um chamado para que voltasse a Irlanda, agora como bispo, para evangelizar os irlandeses.

 

Segundo o folclore irlandês, St Patrick´s utilizava um trevo de três folhas quando se dirigia aos irlandeses para explicar a doutrina da Santíssima Trindade, da Igreja Católica. “Um só Deus em três pessoas”. Ele permaneceu na Irlanda durante 30 anos evangelizando, vindo a falecer no dia 17 de março do ano de 461. A Igreja Católica irlandesa o reconhece como o santo principal do cristianismo naquele país. Só para lembrar, a Irlanda é um dos países onde o catolicismo é bem praticado.

É comum observar em algumas fantasias, roupas, ou chapéus o trevo como símbolo para relembrar essa atitude do padroeiro da Irlanda.

 

 Assim, no início esse dia era uma festa religiosa que os irlandeses comemoravam como forma de homenagear o santo padroeiro da Irlanda. Mas essa festa aos poucos foi sendo internacionalizada, o que hoje acaba sendo uma celebração da cultura irlandesa. 

Para comemorar ocorrem desfiles, danças, comidas específicas e a cor verde é a cor que está relacionada com essa celebração. Por todo o mundo, as decorações com os tons de verde são realizadas em todos os locais em função dessa celebração.

A cor verde está muito relacionada a festa. “Para se ter uma ideia até o chope servido tem cor verde. Para chegar à coloração são adicionadas algumas gotas de menta, ou corante à bebida”. 

 

 

 

“Outro símbolo da festa é o duende, conhecido como Leprechaun. É muito comum ver pessoas utilizando fantasias e decorações ligadas ao personagem, que sempre está associado a muita alegria, música e dança”.
Assim, essa comemoração foi sendo estendida a todos os países de língua inglesa, onde essa festa vem a cada ano recebendo mais e mais adeptos, sendo amplamente celebrada. “Em Chicago, nos EUA, desde 1962, já é tradição as águas do rio da cidade serem pintadas de verde”.

E também aqui no Brasil, essa festa já começa a ser incorporada, principalmente nos pubs irlandêses espalhados em várias cidades brasileiras. 
Era isso por hoje gente.
Obrigada pela visita.  Você é sempre bem vindo(a) por aqui.
Um abraço
 
 

 

 

Referência:

http://diyready.com/our-st-patricks-day-party-ideas/

http://marcioreiser.blogspot.com.br/2011/03/sao-patricio.html

http://www.areah.com.br/vibe/festa/materia/108626/1/pagina_1/saint-patrick-s-day-curiosidades-e-onde-comemorar.aspx

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Patr%C3%ADcio

 

Fique a vontade para expor sua opinião, afinal aqui discutimos ideias e não pessoas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

compartilhar faz bem!

Pinterest
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email